Declaração IR 2020. Baixe o aplicativo e facilite sua vida pra sempre!

Anúncios

Todo começo de ano é época de fazer a declaração de imposto de renda, porque essa é a forma do contribuinte mostrar a Receita Federal que ele está isento ou não de pagar o imposto. Por isso, ficar atento a época de fazer a declaração IR e todos os detalhes sobre ela é fundamental.

Ainda não sabe nada sobre a declaração IR 2020? Você está no artigo certo. Continue conosco e tire todas as suas dúvidas sobre essa declaração a seguir.

O que é?

O imposto de renda é um tipo de imposto de caráter anual cobrado pelo governo federal. Ele incide sobre os ganhos da pessoa, por isso ela só vai pagar o imposto conforme os bens que declara a Receita Federal. Com isso, quem possui renda maior paga mais impostos do que quem possui renda menor.

A declaração IR é feita de acordo com os bens tributáveis que o indivíduo possui, sendo que alguns que são considerados são salários, alugueis, investimentos etc.

cartões-de-credito-com-score-baixo

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?

*você continuará neste site 🔒✅

É através da sua declaração que a Receita Federal vai saber se você está pagando todos os impostos que deveria.

Compensação declaração IR

Após o envio da declaração IR, ao ser constatado que o contribuinte pagou menos impostos do que o que é estipulado conforme seus rendimentos tributáveis, é necessário que ele compense o valor que não foi pago.

O valor da compensação já fica disponível para o declarante no momento em que ele faz a declaração. Assim é necessário que ele efetue o pagamento, seja por boleto ou por débito automático, conforme sua preferência.

cartao de credito para negativado solicite aqui

CARTÃO DE CRÉDITO 

COM LIMITE ⬇︎

*você continuará neste site 🔒✅

Assim, ao fazer a declaração do seu imposto de renda você deve anotar todos os seus rendimentos e deduzir seus gastos. Feito isso o sistema vai dizer se você precisa ou não fazer a compensação.

Receita libera programa para declaração IR 2020

Todo ano a Receita Federal libera um excelente programa para que o contribuinte possa fazer a declaração do seu imposto de renda. Com o programa o processo é bem mais rápido e menos burocrático, assim você não tem com o que se preocupar.

No dia 20 de fevereiro de 2020 foi liberado pela receita o programa, assim todas as pessoas que desejam, já podem fazer o download. No entanto, ainda não é possível fazer a declaração do imposto de renda, porque a data de início ainda não começou.

O programa pode ser baixado com facilidade e está disponível para vários tipos de sistemas operacionais, assim você deve escolher o que é ideal para seu computador.

Além disso, para as pessoas que gostam de ficar sempre conectadas através de tablets e celulares, saiba que o aplicativo também está disponível para esses dispositivos, sendo que está disponível a versão Android e IOS.

Quando começa o período de declaração IR?

Embora o aplicativo já tenha sido liberado para download, ainda é necessário aguardar alguns dias antes de começar a fazer sua declaração. Isso porque a data de início ainda é o dia 02 de Março, que é após o carnaval.

Além disso, é importante que você fique atento ao prazo de término do período de declaração para não precisar pagar multas. O prazo final é até o dia 30 de Abril.

O que acontece com quem perder o prazo de fazer a declaração?

Ficar atento as datas de declaração IR é fundamental, porque o indivíduo que precisa declarar, mas não faz sua declaração ou até faz, mas entrega fora do prazo, precisa pagar uma multa.

O valor da multa vai variar conforme a declaração de cada contribuinte, mas seu valor mínimo é de 165,74. Além disso, o valor máximo pode chegar até a 20% do valor do imposto devido. Como esse valor pode ser alto, é importante ficar atento e enviar sua declaração dentro do prazo.

Além disso, quanto mais rápido você enviar sua declaração, mais rápido você recebe sua restituição.

Restituição do imposto de renda

Quando falamos em declaração IR é claro que não podemos deixar de falar da restituição do imposto de renda. Essa restituição ocorre quando a Receita Federal detecta que o contribuinte pagou um valor maior do que deveria de imposto. Neste caso, eles garantem a diferença do valor de volta, através da restituição do imposto.

A quantia é devolvida ao contribuinte ainda no mesmo ano em que ele faz a declaração, sendo que o valor pode ser recebido até o mês de dezembro.

É comum que a Receita use a ordem de declaração para fazer a restituição. Ou seja, quem declara primeiro, também recebe primeiro. Desde que sua declaração IR esteja totalmente correta e com todas as informações necessárias.

As datas da restituição podem variar de ano para ano. Além disso, no começo de cada mês de restituição a Receita libera para que os contribuintes possam saber se foram contemplados nesse lote ou se devem aguardar.

Quem precisa fazer declaração IR?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a declaração IR, deve estar se perguntando se você precisa ou não fazer essa declaração, não é mesmo? Pois saiba que isso vai depender se você se encaixa ou não nos requisitos exigidos.

É obrigado a declarar imposto de renda quem:

  • Possui uma remuneração mensal de 2.379,98 por mês ou 28.559,70 por ano.

  • Recebeu rendimentos isentos, não tributados ou tributados na fonte de mais de 40 mil reais

  • Ganhou na venda de bens ou direitos incidentes no imposto, em qualquer mês.

  • Fez operações na bolsa de valores

  • Ganhou mais de 142.798,50 em atividades rurais

  • Tinha até 31 de dezembro do ano anterior mais de 300 mil reais em bens e direitos, incluindo terra nua

  • Começaram a ser residentes no Brasil e continuaram assim até 31 de dezembro do ano anterior

Se você se encaixa em um desses requisitos, é fundamental que você faça sua declaração IR anualmente, e dentro do prazo, para não ter problemas com a Receita Federal. Além disso, também evita pagar multas.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a declaração do imposto de renda e quem deve fazer? Deixe-nos um comentário e vamos responder você assim que for possível.