6 dicas infalíveis para aumentar score baixo em pouco tempo!

  • Post author:
  • Post last modified:08/07/2020
  • Reading time:6 mins read

Ficar com o score baixo é muito ruim, porque isso te impede de conseguir crédito em vários estabelecimentos, financiamentos em banco e até mesmo um cartão de crédito para facilitar suas compras. Com algumas atitudes simples é possível que você não deixe sua pontuação cair, e assim consiga crédito com muito mais facilidade.

Anúncio

Deseja manter seu score sempre alto? Confira neste artigo algumas ótimas dicas que vão ajudar neste processo. Com elas você vai sempre manter sua pontuação acima de 700!

O que é o score?

O score é uma pontuação dada conforme uma análise financeira do seu CPF pelo Serasa. Através dessa pontuação é possível separar os clientes entre bons e maus pagadores. Isso porque ela identifica qual é o risco de uma pessoa se tornar inadimplente no prazo de um ano.

A pontuação varia entre 0 e 1000, sendo que as pontuações mais próximas de 0 identifica que aquele perfil de cliente tem um risco muito alto de se tornar inadimplente. Enquanto as pontuações mais próxima de 1000 identifica que o perfil de cliente possui um baixo risco de se tornar inadimplente ao longo de um ano.

A maioria das empresas e instituições financeiras olham o score antes de conceder crédito aos seus clientes. E é por isso que você não deve deixar seu score baixo.

Quando o score é considerado baixo?

A melhor pontuação do score é quando ele está próximo de 1000, mas é claro que não é fácil manter essa pontuação sempre tão alta. De acordo com a classificação do Serasa Consumidor, um score acima de 700 pontos já é considerado de um cliente com baixo risco de se tornar inadimplente em um ano.

No entanto, o score baixo não é o que está abaixo dessa pontuação, e sim o que está entre 0 e 300 pontos. Se você está dentro deste grupo de pessoas, suas chances de conseguir crédito vão ser pequenas. Isso porque essas pessoas são consideradas pessoas que tem um grande risco de não arcarem com seus compromissos.

6 dicas para não deixar o score baixo

Se você possui uma boa pontuação, é fundamental que você não deixe o score cair, pois só assim vai conseguir aumentar suas chances de conseguir crédito. Existem algumas medidas simples, mas que são muito eficazes para que você consiga manter a pontuação boa. Confira!

Tenha um cadastro positivo

Com o cadastro positivo você consegue demonstrar aos bancos e instituições financeiras que você possui um perfil de bom pagador, e isso vai te ajudar a manter o seu score alto. O principal objetivo do cadastro positivo é de ajudar a mostrar quando você acerta, pagando suas contas corretamente.

Através desse cadastro é possível ter acesso a um histórico de todos os pagamentos que você efetuou, assim se mantê-los sempre em dia, você vai ter ótimos resultados na pontuação do seu CPF.

Neste cadastro você pode colocar até mesmo contas mais simples, como conta de água, luz, internet e telefone. O importante é manter os pagamentos dela sempre em dia.

Pague suas contas antecipadamente

Mais uma ótima forma de não deixar o score baixo é realizando o pagamento das suas contas antecipadamente. Esse simples ato de realizar o pagamento antecipado vai demonstrar que você é um ótimo pagador e que por isso merece ter mais oportunidade de crédito.

Além disso, ao realizar o pagamento antecipado você não corre o risco de esquecer a data do vencimento e acabar perdendo pontos no seu CPF por pagar com atraso. E é claro que isso também vai te ajudar a economizar, pois você não vai pagar juros e multas.

Coloque seu CPF em todas as contas possíveis

Essa dica pode parecer boba, mas é fundamental para manter sempre o score alto. Quando você coloca muitas contas em seu nome, até mesmo as de baixo valor, você demonstra ser um bom pagador.

Sempre que você pagar as contas que estão em seu nome em dia, ou antes do prazo, você vai conseguir manter sua pontuação mais alta.

Faça compras parceladas

É comum que algumas pessoas pensem que fazer compras à vista é a melhor opção, pois assim não tem dívidas e por isso é considerado um bom pagador. No entanto, na realidade não é assim que funciona. Quando você faz compras apenas à vista, você não fica conhecido no mercado de crédito e por isso é comum que tenha o score baixo.

O ideal é que você compre parcelado e faça o pagamento das parcelas sempre em dia. Isso vai ajudar a demonstrar que você arca com seus compromissos.

Sempre que o preço à vista for igual ao preço a prazo, opte por fazer o pagamento a prazo.

Cuidado com o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um vilão que está deixando seu score baixo. Isso acontece porque muitas vezes sem perceber, você prejudica seu nome com ele. Ao solicitar o aumento do limite com frequência e ter esse pedido recusado é comum que você abaixe a pontuação do seu score.

Além disso, ao solicitar vários cartões de crédito e eles serem negados, você também vai abaixar a pontuação. Isso acontece porque você demonstrar que não tem uma vida financeira controlada e que por isso precisa sempre aumentar seu crédito para conseguir se manter.

Para não deixar o score baixo, sempre que você tiver um cartão ou aumento de limite negado, aguarde pelo menos 3 meses antes de fazer a nova solicitação.

Deixe os dados atualizados nos órgãos de proteção ao crédito

Os órgãos de proteção ao crédito contam com os dados que você informa a eles, por isso é importante manter os dados básicos sempre atualizados. Quando você muda de endereço e não informa, você causa uma desconfiança nesses órgãos.

Se ao fazer uma análise dos seus dados for constatado que existem erros nas suas informações, é comum que a pontuação do seu score cai.

Atualizar os dados é bem simples e te ajuda a evitar o score baixo. Então sempre que tiver uma alteração cadastral, acesse os órgãos de proteção ao crédito e faça as alterações necessárias.

Ficou alguma dúvida sobre como não deixar o score baixo? Deixe-a nos comentário que vamos responder você!

Deixe um comentário