Restituição imposto de renda consulta: Receba a restituição na sua conta Nubank!

Anúncio

Todo ano, logo nos primeiros meses, é necessário fazer a Declaração de Imposto de Renda. É através dessa declaração que o declarante consegue demonstrar a Receita Federal suas receitas e despesas. Mas depois do período de enviar a declaração é hora de receber a restituição, que é um dos momentos mais esperados pelo declarante. A restituição do imposto de renda consulta pode ser feita com facilidade, para que você saiba quanto vai receber.

Se você ainda não entende muito bem como funciona a restituição nem como pode se cadastrar para recebê-la, esse artigo é para você. Continue conosco e descubra tudo sobre a restituição imposto de renda consulta.

Como funciona a restituição do imposto de renda?

A restituição do imposto de renda consiste na Receita Federal constatar que um contribuinte pagou um valor mais alto do que deveria de imposto. Quando é detectado isso, a Receita faz a devolução do valor pago a mais ao contribuinte.

O valor da restituição é pago no mesmo ano da declaração do imposto de renda, ou seja, ele é pago até dezembro do mesmo ano. Geralmente, o começo do pagamento ocorre no mês de junho, podendo haver alterações.

Ficar atento as datas da restituição é fundamental para que você saiba quando vai conseguir receber o seu valor de volta. Além disso, quem costuma declarar renda primeiro, também recebe a restituição nos primeiros lotes.

Restituição do imposto de renda consulta

A restituição do imposto de renda consulta pode ser feita com muita facilidade pelo declarante, após o envio da documentação. Isso porque através dessa consulta é possível você saber quanto vai receber e em qual data o pagamento vai ser liberado.

Não sabe como fazer a consulta? Confira abaixo um passo a passo completo que vai te ajudar.

  1. Acesse o site da Receita Federal na aba restituição do imposto de renda consulta.

  2. Preencha os campos indicados com seus dados, como CPF e data de nascimento.

  3. Escolha o ano que você deseja fazer a consulta.

  4. Digite os caracteres que vão aparecer no quadro ao lado e clique em avançar.

  5. Pronto! Sua restituição já está pronta para consulta.

Receber restituição do imposto de renda consulta Nubank

Uma das principais novidades da restituição do imposto de renda consulta de 2020 é que é possível receber o valor através do Nubank, um dos bancos digitais de maior sucesso dos últimos anos.

Até pouco tempo atrás era possível que os declarantes recebessem o valor em várias contas bancárias, mas a NuConta não estava entre elas.

Essa mudança faz com que os clientes dessa fintech tenham muito mais facilidade para receber seu dinheiro, porque não precisam mais recebê-lo em outra conta e depois fazer a transferência. O valor já cai diretamente na conta do Nubank.

Como receber restituição do imposto de renda pelo Nubank?

Agora que você já sabe que é sim possível receber a restituição do seu imposto através da sua NuConta, é importante saber como pode fazer o cadastro da sua conta, não é mesmo?

O processo é bem simples, você só precisa fazer a alteração dos seus dados bancários. Assim que você abrir o programa para fazer a sua declaração, acesse a aba dos seus dados bancários. Você deve alterar a conta, escolhendo o banco 260 – Nu Pagamentos S.A. Em seguida você deve colocar sua agência e conta (com dígito).

Mas é importante dizer que a conta só é aceita se o CPF cadastrado nela for o mesmo CPF de quem está declarando a renda.

Além disso, todas as movimentações que foram feitas pelo titular da conta do Nubank vão ser avaliadas pela Receita Federal, por isso é importante que você preencha sua declaração da forma correta.

Preciso saber o valor da restituição do imposto?

Não. Após a restituição do imposto de renda consulta você vai saber quanto vai receber da Receita, e com isso pode escolher não pegar esse dinheiro e deixá-lo rendendo na sua NuConta.

Muitas pessoas não sabem, mas o Nubank é também uma ótima conta de investimentos. Isso porque ao depositar qualquer valor na sua conta, ele vai render mais que a poupança, porque é automaticamente aplicado em CDI, Certificado de Depósito Interbancário.

Como esse investimento é de renda fixa, você não corre risco de perder o seu dinheiro, por isso não precisa se preocupar, só vai ganhar com ele.

Quais são as vantagens de abrir a NuConta?

O cartão de crédito do Nubank já é muito conhecido devido aos vários benefícios que ele possui. No entanto, a NuConta também é uma excelente opção para quem deseja usar esse banco.

Confira abaixo os principais benefícios que ela vai te trazer:

  • É fácil de ser aprovada

  • Pode ser solicitada por quem tem restrições no nome

  • Possui investimento automático com alta rentabilidade

  • Tem TEDs gratuitas e ilimitadas

  • Pode ser usada para você criar sua reserva de emergência

  • O cartão é aceito no Brasil e no exterior

Quem tem que fazer a declaração do imposto de renda?

Agora que você já sabe tudo sobre a restituição do imposto de renda é necessário saber quem tem que fazer a declaração, porque assim você vai saber se essa conta é ou não a melhor opção para você.

Deve declarar IRPF:

  • Pessoas que tiveram rendimentos tributáveis acima de 28.559,70

  • Quem teve rendimentos não tributáveis, mas que foram acima de 40.000,00

  • As pessoas que praticam atividade rural e tiveram um rendimento bruto acima de 142.798,50

  • As pessoas que praticam atividade rural e precisam compensar prejuízos que tiveram nos anos anteriores

  • Quem teve alienação de bens como ganho de capital em venda de casa ou bolsa de valores

  • Pessoas que possuem bens que somados tem o valor superior a 300.000,00

  • Quem passou a ter condição de residente no Brasil no ano anterior e se manteve assim até o dia 31 de dezembro do mesmo ano

Se você enquadra a um desses requisitos, é necessário fazer a declaração do seu imposto.

Dúvidas sobre a restituição do imposto de renda consulta? Deixe um comentário que vamos responder você assim que for possível!