Pagamento por aproximação: É seguro? Como fazer meus pagamentos com ele? Descubra tudo aqui!`

Anúncio

Com o passar dos anos, a cada dia a tecnologia está fazendo mais parte da nossa vida e facilitando nossas transações. Atualmente ela está sendo muito útil para garantir a facilidade na hora de fazer pagamentos, e por isso foi desenvolvido o pagamento por aproximação, que é muito mais rápido que o tradicional.

Mas será que esse tipo de pagamento é completamente seguro? Não sabe? Então esse artigo é para você. Continue conosco e descubra tudo a seguir sobre o pagamento por aproximação para saber se vale a pena usá-lo!

Como funciona o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação consiste em aparelhos ou cartões que possuem a tecnologia NFC, Near Field Communication, que traduzido para o português significa “comunicação por campo de proximidade”.

Com essa nova forma de pagamento, você não precisa mais ficar digitando a sua senha quando for fazer um pagamento, basta aproximar o cartão ou aparelho que as informações passam para a máquina e sua compra é aprovada.

O funcionamento dessa tecnologia é muito legal, porque as informações passam como um código, e por isso, suas informações não vão para outras máquinas, vão apenas para a máquina em que você aproximou seu cartão.

É seguro?

É comum que uma nova tecnologia assuste as pessoas, mas você não precisa se preocupar, porque a NFC é uma tecnologia muito segura. Você não vai correr nenhum risco na hora de fazer suas transações, e nenhuma informação vai para outra máquina.

Embora não precise de senha, o pagamento é tão seguro quanto o tradicional, que é de inserir o cartão na máquina e digitar a senha. A única diferença é que a nova tecnologia pode te ajudar a fazer seus pagamentos muito mais rápidos e sem nenhuma burocracia.

Nunca mais vou precisar usar a senha?

Muitas pessoas pensam que após a invenção do pagamento por aproximação, não é necessário mais usar suas senhas, mas isso não é verdade.

Embora o objetivo dessa forma de pagamento seja facilitar as transações e diminuir o tempo que o cliente leva para fazer o pagamento das compras, em alguns casos vai ser sim solicitado a senha a ele.

Isso acontece principalmente como uma medida de segurança do cartão. Por isso, as compras de baixo valor podem ser pagas sem problemas através da aproximação. No entanto, a depender do valor da sua compra, que pode variar conforme a administradora do cartão, é necessário que você digite a sua senha.

Mas mesmo com senha, o processo se torna mais rápido, porque aproximar o cartão gasta muito menos tempo do que inseri-lo na máquina. Além disso, os dados são passados com mais facilidade, permitindo que a leitura da máquina seja mais rápida.

Tipos de pagamento por aproximação

Existem várias formas de fazer o pagamento por aproximação, não é apenas com o cartão, como muitas pessoas pensam. Confira abaixo quais são os principais dispositivos que permitem esse pagamento.

Aproximação do celular

Quem gosta de estar sempre conectado e não quer se preocupar em sair levando o seu cartão, pode usar o celular para fazer seus pagamentos. Neste caso, é importante que o cliente esteja atento para saber se o seu dispositivo aceita esse tipo de pagamento.

A maioria dos aparelhos atuais já possuem essa função, no entanto, é importante você conferir. Para isso é necessário apenas acessar o menu de conexões do aparelho.

Além disso, o usuário precisa fazer o cadastro do cartão no celular. Você precisa saber em qual aplicativo o seu cartão é aceito para cadastrá-lo.

Feito o cadastro, na hora de efetuar suas compras é só avisar ao atendente que você deseja pagar por aproximação. Assim que ele liberar a função na máquina, você libera em seu celular e o aproxima do aparelho. Pronto, sua compra vai ser aprovada.

Aproximação de pulseira

Mais uma das formas de pagamento por aproximação é através da pulseira. No entanto, não são todos os cartões que permitem essa função. Isso porque a pulseira é emitida pela própria emissora, o que gera um gasto a mais a ela.

Com a popularização desse tipo de pagamento é possível que as emissoras comecem a desenvolver a pulseira, mas atualmente as mais conhecidas são do Santander Pass, Trigg, Pulseira Ourocard e Visa Bradesco. Além disso, em alguns casos a emissora cobra do cliente a pulseira.

Após estar com sua pulseira, o pagamento funciona de forma semelhante ao com o celular. Você não precisa estar com o seu cartão, basta aproximar a pulseira da máquina que a compra é aprovada.

Aproximação do cartão de crédito

E por último temos a forma de pagamento por aproximação mais tradicional de todas, que e à de aproximação do cartão de crédito.

Embora ainda não sejam todos os cartões que permitam esse tipo de pagamento, a grande maioria já tem a tecnologia NFC, por isso vai ser muito mais fácil conseguir usar essa forma de pagamento.

Ela é bem simples, você só precisa aproximar o cartão da máquina que a leitura dele vai ser feita. A depender do valor da compra, a senha pode ser solicitada.

O cartão com tecnologia NFC começou com o Nubank, mas atualmente já está sendo usado por outras emissoras de cartão.

Usar pagamento por aproximação vale a pena?

Vale muito a pena usar o pagamento por aproximação, porque ele é muito mais rápido e prático. Além disso, se você possuir um dispositivo compatível, não precisa nem estar com o cartão em mãos na hora de fazer seu pagamento.

E o melhor é que você não precisa se preocupar com segurança, porque o pagamento é 100% seguro. Ao usá-lo vai ser gerado um tipo de criptografia que vai manter os seus dados protegidos.

Além disso, devido a popularização do pagamento, já é possível encontrar as máquinas de cartão que aceitam o pagamento através da NFC em milhares de estabelecimentos do Brasil e do Exterior. É comum que nas máquinas compatíveis, apareça o símbolo que é semelhante a de conexão wifi, mas virado para o lado direito.

Dúvidas sobre essa forma de pagamento? Deixe um comentário!