Dicas fundamentais para organizar seu Orçamento domésticos!

O orçamento doméstico é algo profundamente importante para se organizar. Especialmente porque existem diversas formas de lidar com isso e diversos tipos de família.

Anúncios

Para isso, e para ajudar você a conseguir entender como a sua família vai se organizar financeiramente, vamos dar dicas importantes sobre esse tipo de situação e mais, mostrando tudo sobre esse tipo de preocupação que você precisará ter.

Quais são as questões centrais sobre o orçamento doméstico?

Quando pensamos em orçamento doméstico, pensamos que estamos falando apenas nas contas e na comida, mas na realidade é muito mais do que isso. Até porque as finanças tem também relação com as férias da família, com os presentes de natal, com a festa de aniversário de 15 anos da sua filha.

Tudo isso é gasto ou investimento da família, então tudo precisa estar previsto em seu orçamento.

Esse orçamento pode se tornar o melhor aliado de todos os membros ou um verdadeiro carrasco. Tudo depende da forma e das regras que se aplicarão dentro dos limites financeiros que você ter aos seus filhos.

cartões-de-credito-com-score-baixo

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?

*você continuará neste site 🔒✅

Como estamos falando de uma realidade familiar em que geralmente os dois ou mais adultos responsáveis estão trabalhando, é importante entender que esse orçamento doméstico precisa ser dividido entre eles de forma que todo mundo consiga, ao menos, ter algum dinheiro para as suas despesas pessoais.

Nesse caso, o ideal é:

  • Somar todas as necessidades básicas de todos os membros da família.
  • Somar todas as contas.
  • Pagar essas despesas indispensáveis para a casa.
  • Lidar com o restante do dinheiro de forma coerente.

Algumas famílias trabalham com proporções dentro do total ganho, com o membro da família que ganha mais contribuindo com mais, mas isso é bem relativo. À partir do momento que existe “sobra” das despesas básicas, pode existir algum controle sobre isso ou maior liberdade.

Controle Vs liberdade: quais as melhores escolhas?

Uma das maiores questões sobre controle vs liberdade é a relação que se tem com as outras pessoas da casa. É diferente, por exemplo, querer controlar uma parte maior da renda do seu filho do que do seu irmão. Você deve entender essa diferença ao fazer o orçamento doméstico.

Nesse caso uma sugestão importante é ter uma conversa muito clara sobre a capacidade de discernimento de pessoa  e o quanto você vai poder ajudar essa pessoa com o que ela está precisando. Nesse caso, se estamos falando de um filho, por exemplo, obrigar que ele guarde 25% do salário dele em em um investimento.

Agora, se você está lidando com um irmão ou outra pessoa que não tem obrigatoriamente, a função de dar  educação financeira, deixe que essas pessoas lidem com as responsabilidades das suas decisões, sejam boas ou ruins.

É importantíssimo  que você tenha em mente que nem sempre o orçamento doméstico e o orçamento pessoal são a mesma coisa. É importante ter em mente que muitas vezes as suas reservas pessoais podem ser uma excelente forma de você não se sentir tão financeiramente dependente da família. E com isso ter mais controle sobre o seu destino.

Você está me dizendo para esconder dinheiro?

De forma alguma! A sugestão é simplesmente para manter reservas pessoais de dinheiro se possível. Essas reservas podem, inclusive, ser individuais ou em casal. O objetivo disso é simplesmente permitir que você tenha sempre a liberdade de escolher o seu destino. Mesmo que seja em um eventual divórcio ou para sair da casa dos pais.

Não investir seu dinheiro em luxos e ter uma reserva que pode comprar a sua liberdade em momentos extremos é uma situação indispensável para qualquer pessoa em uma família. Situações nas quais as pessoas se mantém em relações infelizes por dependência financeira são mais comuns do que se acredita, e com certeza valem muito a pena para todos!

Toda a família deve participar do orçamento doméstico?

Um erro que muitas pessoas cometem é separar o orçamento doméstico e isso dificulta para que a família consiga prosperar e construir seu patrimônio.

Para ter sucesso, o ideal é que todos os membros da família estejam juntos na hora de construir e seguir um orçamento. Isso porque ao juntar o dinheiro de todos fica mais fácil pagar tudo o que precisa e guardar o que sobrar. Além disso, evita que um membro gaste muito, enquanto outro só fica economizando.

É importante até mesmo que quem não contribui financeiramente com o orçamento saiba de tudo o que está acontecendo. Isso porque assim essas pessoas podem ajudar economizando nos gastos, assim não deixa o orçamento apertado.

E o melhor do orçamento doméstico é que ele pode ser usado para o bem de toda a família, por isso é mais fácil manter todos os membros empolgados com ele.

Siga nossas dicas na hora de fazer seu orçamento doméstico e você vai ter muito sucesso em sua solicitação. Caso ainda tenha dúvidas é só deixar um comentário que vamos te responder já!