Como organizar as finanças em momentos de crise?

Anúncio

O número de pessoas que não têm a vida financeira organizada é alto, e isso pode ser muito prejudicial, principalmente em momentos de crise, que é quando o orçamento aperta. E é por isso que saber como organizar as finanças é fundamental.

Se você está perdido e por isso não sabe como pode organizar suas finanças para superar os momentos de crise, você precisa ler esse artigo. A seguir eu vou falar tudo o que você precisa saber para mudar sua vida financeira de vez. Confira!

7 dicas de como organizar as finanças

Ao manter suas finanças sempre organizadas, além de superar os momentos de crise, você consegue até mesmo melhorar sua qualidade de vida.

Eu sei que esse processo não é fácil, e por isso eu vou te ajudar. A seguir eu separei dicas excelentes que se você começar a aplicá-las hoje, vai conseguir mudar de vida e organizar as finanças em pouco tempo.

Conheça sua real situação

Essa dica pode parecer não ser muito importante, mas ela é fundamental. Isso porque muitas pessoas não sabem ao certo qual é a sua situação financeira que se encontram, e isso pode piorar ainda mais a situação em momentos de crise.

Para isso o ideal é que você anote tudo o que ganha e quais são os seus gastos. Além disso, você deve continuar anotando tudo ao longo dos dias, até mesmo os pequenos gastos, porque só assim vai ser possível conhecer a real situação das suas finanças.

Mude alguns hábitos até organizar as finanças

Mudar os hábitos também é importante para que você possa organizar as finanças. Em momentos de crise, todos os gastos devem ser revistos. Alguns gastos podem ser eliminados, e os que não podem devem ser pelo menos reduzidos.

Cortar alguns gastos desnecessários é o primeiro passo. Diminuir os dias que a faxineira vai, trocar as atividades de academia por atividades de rua, evitar pedir comida são algumas pequenas mudanças que podem fazer diferença no orçamento.

Além disso, cancelar todos os programas de assinatura é fundamental para conseguir economizar.

Evite ir muitas vezes ao supermercado

O supermercado é um dos grandes vilões de quem deseja controlar as finanças. Quanto mais vezes você vai ao supermercado, mais você gasta, e muitas vezes é um gasto desnecessário.

Para evitar que isso aconteça, mantenha um hábito quinzenal ou mensal de compras, e não vá ao supermercado fora das datas previstas. Além disso, fazer uma lista de compras também é fundamental, assim você evita comprar o que não precisa.

Faça pesquisas de preço

Outra excelente dica para você organizar as finanças é pesquisar preço. Algumas pessoas tem vergonha de sair buscando por preços em vários locais, mas isso pode ajudar a economizar muito. Além disso, com a internet fica ainda mais fácil seguir essa dica, porque é possível fazer a pesquisa em vários sites.

No entanto, ao optar pelas compras na internet você deve colocar na ponta do lápis todos os custos até o produto chegar em suas mãos, como o frete cobrado pela entrega.

Crie uma reserva de emergência

Pode até parecer loucura, mas mesmo em tempos de crise é fundamental que você crie uma reserva de emergência para conseguir organizar as finanças, porque isso vai te ajudar a ter mais segurança.

Para que não seja difícil conseguir separar um dinheiro para guardar, o ideal é que você separe uma parte do dinheiro no dia que você recebe o seu pagamento. Não precisa ser um valor alto, mas ele deve ser tirado todo mês.

Além disso, você deve entender que essa reserva não é para ser gasta quando o seu dinheiro acabar. Você só deve usá-la quando houver realmente uma emergência.

Faça investimentos

Além de separar uma parte do seu dinheiro para a reserva de emergência, também é necessário que você faça investimentos. Eles vão te ajudar a fazer seu dinheiro render, e o melhor é que o dinheiro fica aplicado, assim você não cai na tentação de usá-lo.

Os investimentos vão te ajudar a consolidar suas finanças e isso vai fazer com que você tenha mais segurança nos momentos difíceis.

No entanto, antes de fazer investimentos é preciso que você tenha cuidado, porque você não deve ir arriscando seu dinheiro no escuro. Se você ainda não tem experiência em investimentos, o ideal é que você comece nos que são de baixa renda.

Evite fazer dívidas para organizar as finanças

Por último, mas não menos importante, também não podemos deixar de falar que para organizar as finanças em tempos de crise é fundamental que você evite fazer dívidas.

Não adianta você pagar todas as suas contas se você vai fazer outras novamente. O ideal é evitar comprar qualquer coisa que você não aguenta pagar e que pode fazer com que você caia no endividamento novamente.

Embora possa parecer difícil, isso é fundamental para que você não tenha graves problemas financeiros depois que passar o momento de crise.

É melhor organizar as finanças em momentos de crise?

É comum que muitas pessoas fiquem em dúvida se os momentos de crise são mesmo a melhor opção para quem está em busca de organizar as finanças, e a resposta é sim. Nesses momentos de crise é a melhor hora para repensar as dívidas e controlar mais os gastos. Isso porque muitas pessoas só param para olhar a vida financeira quando a situação aperta.

Por isso não espere as coisas melhorarem, comece hoje e você vai mudar sua vida em pouco tempo e se tornar uma pessoa muito mais controlada financeiramente.

Se as coisas estão difíceis e você está passando por dificuldades financeiras, comece a aplicar as dicas que separei neste artigo hoje mesmo. Assim em pouco tempo você vai conseguir organizar as finanças e fazer com que sua vida mude de vez.

Mas lembre-se que como o momento é de crise, é fundamental que você corte todos os gastos desnecessários para que você realmente consiga mudar sua vida.

Espero que você tenha gostado desse artigo, e se ainda tem alguma dúvida de como deixar suas finanças melhor é só deixar um comentário que vamos responder você.