Como sair do vermelho? Veja 10 dicas para organizar suas finanças

0
567

O número de pessoas que estão inadimplentes no Brasil atualmente é alto. Se você também está nessa situação e por isso está em busca de como sair do vermelho, saiba que ao seguir as dicas corretas, em pouco tempo você vai conseguir resultados surpreendentes.

Quem pode seguir as dicas?Quando começar?AssuntosVantagens
Todas as pessoas interessadas em sair do vermelhoAinda hojeEconomia, corte de gastos, reserva financeira e investimentosDicas incríveis e que podem ser aplicadas com facilidade

Não sabe por onde começar? Então esse artigo é para você. Continue lendo e a seguir você vai conferir 09 dicas incríveis para voltar a fechar o mês no azul. Confira!

09 dicas para organizar suas finanças e sair do vermelho

Ao organizar suas finanças pessoais, em pouco tempo é possível que você tenha resultados surpreendentes e consiga fazer o seu dinheiro render muito mais. Para te ajudar nesse processo, a seguir eu vou falar algumas ótimas dicas de como sair do vermelho em pouco tempo. Confira!

Conheça todos os seus gastos para sair do vermelho

O primeiro passo para sair do vermelho é conhecer todos os seus gastos. Isso acontece porque várias pessoas acabam gastando muito ao longo do mês, mas não sabem para onde foi o seu dinheiro, e isso é um erro.

Você deve anotar todos os seus gastos, até mesmo os de baixo valor, pois só após ter tudo anotado você vai conseguir saber se está gastando mais do que pode ou não.

Gaste menos do que você ganha

Uma das principais dicas para quem está em busca de como sair do vermelho é gastar menos do que ganha. Isso porque quando você gasta o mesmo valor que ganha, não sobra dinheiro para pagar as contas atrasadas.

Além disso, quando seus gastos são maiores que o que você ganha, você fica com dívidas e por isso pode entrar no efeito bola de neve.

Para equilibrar seu orçamento, a dica é cortar todos os gastos supérfluos até que você consiga ficar com saldo positivo em seu orçamento.

Renegocie e pague suas dívidas atrasadas

Para sair do vermelho é fundamental que você pague todas as suas dívidas atrasadas. Mas para que isso seja possível, sem que você entre no efeito bola de neve, o ideal é que você renegocie as dívidas atrasadas.

Se já tiver o dinheiro em mãos, a negociação vai ficar ainda mais fácil, porque você pode pedir ótimos descontos. Mas caso não tenha dinheiro em mãos, ainda assim é indicado tentar uma negociação. Muitas empresas preferem negociar do que correr o risco de não receber, por isso aproveite.

Pague primeiro as dívidas com juros altos

Se você possui muitas dívidas, é fundamental que dê prioridade para algumas, para conseguir pagar tudo. Neste caso, o ideal é começar com as dívidas que possuem juros mais altos, porque assim você consegue economizar.

Muitas pessoas cometem o erro de pagar as dívidas menores primeiro, para conseguir pagar mais contas, mas essa não é a melhor opção. Se você pagar primeiro as dívidas que vão ficar mais caras para você, é possível fazer seu dinheiro sobrar.

Troque dívidas para sair do vermelho

Sem dúvidas essa é uma das dicas mais doidas de como sair do vermelho. O ideal é que você troque uma dívida que possui uma taxa de juros alta, por dívidas que possuem juros mais baixos.

Existem algumas dívidas, como cheque especial e cartão de crédito, por exemplo, que possuem taxas de juros muito altas, chegando até a 18% ao mês. Essas dívidas podem ser trocadas por outras menores, como de um empréstimo, cuja taxa de juros é cerca de 10%.

Mas antes de fazer isso é necessário que você analise se realmente a troca vale a pena, para que você não corra riscos de ficar ainda mais endividado.

Evite parcelas

Para sair do vermelho é necessário que você evite fazer parcelas. Como é possível fazer compras de várias vezes, muitas pessoas se iludem pelo preço baixo que vão pagar e por isso cometem o erro de fazer muitas parcelas de uma só vez.

Ao fazer muitas parcelas, a pessoa pode ter problemas na hora de pagá-las e por isso se torna inadimplente. Além disso, você também vai pagar juros pelas parcelas.

A melhor opção é você juntar o dinheiro primeiro, e só fazer as compras que deseja depois, à vista. Ao comprar à vista você pode até mesmo ganhar descontos.

Faça uma reserva de emergência

Também é fundamental que você faça uma reserva de emergência. Com essa reserva você vai conseguir ter mais estabilidade financeira. Além disso, com a reserva você não corre risco de acontecer um imprevisto e você não ter como pagar e precisar fazer dívidas.

Você não precisa guardar muito dinheiro na reserva, mas é necessário que ele seja o suficiente para possíveis imprevistos que podem acontecer.

Tenha um objetivo

Mais uma dica de como sair do vermelho é ter um objetivo definido. Quando você não possui um objetivo, é mais difícil conseguir guardar dinheiro, porque você corre risco de gastar seu dinheiro atoa, e até mesmo de fazer dívidas.

Pense em um objetivo que você deseje a longo prazo, pode ser a compra de um imóvel, de um carro ou até mesmo na sua aposentadoria.

Feito isso, sempre que você pensar em gastar com algo desnecessário, você deve lembrar do seu objetivo principal e por isso não deve gastar.

Faça investimentos

Muitas pessoas não sabem, mas para sair do vermelho também é fundamental fazer investimentos. Isso porque assim você consegue fazer com que seu dinheiro comece a render.

E o melhor é que quando precisar, você pode tirar dinheiro do investimento, ao invés de fazer dívidas.

Além disso, existem muitos tipos de investimentos excelentes, sendo que alguns são de baixo risco, assim você não corre risco de perder nada. Faça um curso de finanças para entender melhor. 

É possível sair do vermelho em pouco tempo?

Sim, não é necessário que você mude seus hábitos por anos para sair do vermelho. Ao ter uma boa disciplina e seguir todas as dicas desse artigo, em pouco tempo você vai conseguir sair do vermelho e ter uma vida mais tranquila.

No entanto, para conseguir isso, é fundamental que você tenha disciplina. Cortar gastos e economizar não é fácil, por isso você precisa ter foco para conseguir os resultados que deseja.