Como ter score alto? Conheça as melhores dicas neste artigo!

O score financeiro consiste em um resultado do histórico financeiro de um cliente. É uma pontuação dada conforme a relação do cliente com as instituições financeiras. Quem possui score alto tem um histórico financeiro melhor. Essa pontuação é muito usada por bancos e instituições antes de conceder crédito aos seus clientes, por isso ter o score alto é fundamental.

Anúncio

Se você não está com uma pontuação muito boa no score, saiba que você pode aumentá-la com facilidade. Para te ajudar, neste artigo eu separei algumas dicas ótimas de como aumentar a pontuação em pouco tempo. Continue conosco e confira!

Ter score alto é importante?

Ter o score alto é importante, principalmente para as pessoas que estão em busca de algum tipo de crédito. Isso porque os bancos e instituições financeiras costumam analisar o score antes de conceder crédito a um cliente.

A pontuação varia entre 0 e 1000 e ela é dividida da seguinte maneira:

  • 0 e 200 – Pessoas com esse perfil tem um risco muito alto de inadimplência
  • 201 a 400 – Pessoas com esse perfil tem um risco alto de inadimplência
  • 401 a 700 – Pessoas com esse perfil tem um risco médio de inadimplência
  • 701 a 900 – Pessoas com esse perfil tem um baixo risco de inadimplência
  • 901 a 1000 – Pessoas com esse perfil tem muito baixo risco de inadimplência

Como você pode ver, quanto maior a pontuação, menor o risco de inadimplência. Por isso muitas empresas preferem conceder crédito a pessoas com o score acima de 701 pontos. Além disso, quanto mais alta sua pontuação, maiores são as chances de você conseguir taxas de juros menores.

Como conseguir score alto?

Conseguir um score alto não é difícil, mas é importante que você siga algumas dicas fundamentais durante esse processo. Essas dicas são importantes não apenas para você conseguir aumentar o score, mas também para mantê-lo sempre alto.

Pague suas dívidas atrasadas

Se você possui dívidas atrasadas, o primeiro passo para conseguir ter score alto é pagá-las o mais rápido possível. Quando você está com o nome sujo, você demonstra ser um cliente que não costuma arcar com seus compromissos, por isso é comum ter o score muito baixo.

Caso as dívidas sejam de valores altos e você não consiga pagá-las à vista, uma boa opção é você fazer a renegociação delas. Assim você pode conseguir descontos e até mesmo pode conseguir realizar o pagamento em várias parcelas.

Após pagar suas dívidas vai ser possível aumentar seu score mais facilmente com as próximas dicas que vou dar a seguir.

Mantenha seus dados cadastrais atualizados

Um erro que muitas pessoas cometem e que as impedem de ter o score alto é deixar os dados cadastrais nos órgãos de proteção ao crédito como SPC, Serasa e SPC Boa Vista, sempre desatualizados.

Quando os dados estão atualizados você passa mais confiança e por isso consegue ter mais chances de aumentar seu score com facilidade.

Tenha cadastro positivo

O cadastro positivo é uma forma de você demonstrar aos órgãos de proteção ao crédito os seus acertos como bom pagador. Nesse cadastro é possível que você coloque contas como água, luz, telefone e outras que desejar.

Sempre que você pagar suas contas em dia você vai conseguir ter um cadastro positivo melhor, e por isso vai ser possível conseguir melhorar até mesmo o seu score. Além disso, muitas empresas analisam também é cadastro positivo dos seus clientes antes de conceder crédito a eles.

Faça mais compras a prazo

Muitas pessoas pensam que um bom pagador é aquele que paga suas compras apenas à vista, mas isso não é verdade. Para que você possa ter um bom score financeiro, é fundamental que você faça compras a prazo.

Quem realiza o pagamento das compras apenas à vista não fica conhecido pelas empresas de proteção ao crédito, e por isso tem a pontuação do score baixa. O ideal é que você compre a prazo sempre que possível para que seu CPF comece a ficar mais conhecido nas empresas de crédito.

Uma boa opção também é usar o cartão de crédito, assim você consegue até mesmo antecipar o pagamento da fatura, para não ficar com dívidas para o próximo mês.

Pague suas contas sempre em dia

Mais uma dica fundamental para quem deseja aumentar a pontuação do seu score é manter as contas sempre em dia. Quando você atrasa o pagamento das suas contas, mesmo que o seu nome não fique sujo, você diminui a pontuação do seu score.

Além disso, quando possível, efetue o pagamento antes mesmo da data de vencimento. Assim vai ser possível manter uma relação melhor com os órgãos de proteção ao crédito e com isso ter um bom score financeiro.

Caso você costume esquecer a data de pagamento com facilidade, coloque suas contas em débito automático, assim o valor é descontado da sua conta, sem que você precise se preocupar.

Não solicite vários cartões de crédito

Outro erro que pode estar te impedindo de ter o score alto é pedir vários cartões de crédito ao mesmo tempo.

Se você solicitou um cartão, e teve ele recusado ou com o limite abaixo do esperado, não tente solicitar outro neste momento. Espere alguns meses para fazer a nova solicitação.

As pessoas que solicitam vários cartões ao mesmo tempo acabam demonstrando aos órgãos de proteção ao crédito que estão com algum problema em seu nome e isso faz com que o score caia.

Sempre que tiver um pedido de crédito negado, espere pelo menos 3 meses para realizar um novo pedido, assim você mantém seu score alto.

Como consultar score?

Para manter uma boa pontuação no score é fundamental que você fique sempre de olho em sua pontuação, e para consultá-la é bem simples.

  1. Acesse o site do Serasa Consumidor.
  2. No topo da página, clique em “Cadastre-se”.
  3. Você deve fazer um rápido cadastro com seus dados pessoais.
  4. Após concluir o cadastro, faça login no site.
  5. Na parte superior da página vai aparecer qual é o seu score e se você possui pendências em seu nome.

Acesse sempre o seu score e confira o histórico para saber se ele teve oscilações ao longo dos meses.

Deixe um comentário