Score Financeiro – Tudo o que precisa saber e os bancos te escondem!

JR/ julho 20, 2019/ Finanças/ 0 comments

Se você já precisou de um empréstimo ou já pediu uma ajudinha financeira desse tipo, certamente já ouviu falar sobre score financeiro de crédito – aquela frase do seu gerente de banco: “Lamento! Seu score de crédito é muito baixo”. É fácil saber o quão importante ele é na sua vida financeira, mas é bom entender que não é uma tarefa tão simples.

Como nome diz, Score financeiro é uma pontuação usada pelas instituições financeiras para verificar a capacidade de pagamento do cliente antes de oferecer um tipo de crédito. Isso serve para empréstimo, financiamento e até para liberar limite no cheque especial.

Mas somente saber o que é não basta. Por isso, separamos algumas dicas importantes para você entender tudo sobre score financeiro. Continue lendo!

Consultar Score!

O que é score financeiro e como ele funciona?

Como já dissemos, score financeiro é uma forma que as instituições financeiras, lojas e bancos usam para analisar se  vão ou não conceder crédito aos seus clientes.

O score é uma pontuação que vai de 0 a 1000, onde é analisado como o consumidor agiria diante de suas dívidas. Para chegar em um valor, são analisadas informações como:

     – registros no SPC e Serasa;

      idade;

      renda;

      estado civil;     

À partir disso, é feito um cálculo e uma pontuação é gerada ao consumidor. Quanto maior, melhor é para seu histórico financeiro.

Quanto menor a pontuação,  pior é a situação de inadimplência, e isso faz as instituições financeiras considerarem que podem levar um prejuízo financeiro de quem está recebendo o crédito.

Consultar Score

A pontuação do score financeiro se baseia na seguinte forma:

   até 300 pontos — risco alto de inadimplência;

      entre 300 e 700 — risco médio de inadimplência;

     – acima de 700 — baixo risco.

Como o Score Financeiro pode atrapalhar minha vida?

Se você não emprestaria dinheiro a um mal pagador, o mesmo acontece com os bancos. Se uma pessoa tem score financeiro baixo, ela dificilmente conseguirá cumprir os prazos de pagamento da sua dívida. E com uma pontuação ruim, geralmente criada pela instituição financeira, é pouco provável que ela consiga a liberação de crédito.

E tem mais: quando alguém consegue liberação de crédito, infelizmente pagará caro por isso, pois o risco de não pagar a dívida é alto.

Saber consultar o score é fundamental para descobrir como ele determina suas metas de crédito, ver onde você está errando e assim, fazer um planejamento financeiro melhor dos seus gastos ou investimentos.

Você pode consultar seu score financeiro em sites como o Serasa Score e o Boa Vista SCPC. Essas instituições analisam dados como pagamento de contas em dia, frequência de busca por crédito no mercado, histórico de dívidas negativadas, entre outras. 

Caso seu score financeiro não esteja bom, saiba que é possível melhorar com as dicas à seguir:

Como aumentar o score financeiro?

É importante você saber que seu score financeiro se torna melhor entre as instituições financeiras diante de ações como:

      ter suas contas pagas em dia;

     – atualizar seus dados no Serasa;

      ter dívidas atrasadas pagas;

      ter suas dívidas pagas antecipadamente;

     – investir em instituições financeiras;

      ter renda comprovada.

Reconhecer a importância do seu score financeiro é fundamental para manter sua imagem positiva com as instituições financeiras. Por isso, nunca deixe seu planejamento financeiro de lado, e aplique as dicas que você acabou de ler aqui para melhorar sua pontuação financeira. Assim, você pode até assumir dívidas, mas sempre terá crédito no mercado para usar. 

Porém, recomendamos que você evite assumir dívidas desnecessárias, e faça agora mesmo sua consulta de score financeiro.

Consultar Score

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*