Score como funciona? Tire todas as suas dúvidas nesse artigo!

Anúncio

Ter um bom score financeiro é fundamental para conseguir ter mais facilidade na hora de conseguir crédito. Além disso, também é possível pagar taxas de juros mais baixas, visto que as instituições financeiras e bancos costumam cobrar taxas menores dos clientes que pagam suas contas em dia. Mas para isso, conhecer o score e como funciona a pontuação é fundamental.

Para saber tudo sobre o score financeiro e sobre como aumentar sua pontuação em pouco tempo, continue lendo esse artigo. Nele você vai tirar todas as suas dúvidas sobre o score. Confira!

O que é o score financeiro?

Para quem ainda não conhece, o score é uma ferramenta desenvolvida pelo Serasa e possui o principal objetivo de analisar o perfil financeiro de cada pessoa através dos dados do seu CPF.

Com esse cadastro é possível que uma empresa conheça qual é a probabilidade de um determinado perfil de cliente realizar o pagamento das suas contas em dia no período de um ano.

A ferramenta é bem simples de ser usada e qualquer pessoa que desejar pode saber qual é a pontuação do seu CPF em apenas alguns minutos. E o melhor é que o processo é totalmente gratuito e pode ser feito online.

Score como funciona?

O score funciona através de uma pontuação que varia de 0 a 1000 conforme uma análise que é feita pela empresa. Quanto maior a pontuação, maiores são as chances daquele perfil de cliente realizar o pagamento das suas contas em dia.

Para conseguir identificar a pontuação de cada cliente, o Serasa faz uma análise rigorosa das informações que possui. É levado em consideração se a pessoa possui o nome sujo, ou já esteve com ele sujo em antes, se paga as contas em dia, e qual é o relacionamento dela com as empresas que costuma comprar.

Como o Serasa é uma instituição muito renomada, é muito comum que o seu score seja levado em consideração antes da empresa conceder crédito a você. Por isso é importante manter sempre a pontuação alta.

Pontuação do score como funciona na análise das empresas?

  • Até 300 pontos: Esse perfil de cliente possui um alto risco de ser inadimplente.

  • Entre 300 e 700 pontos: Quem possui essa pontuação tem um risco médio de se tornar inadimplente.

  • Acima de 700: As pessoas com mais de 700 pontos no score são as mais bem vistas pelas empresas. Elas possuem um risco muito baixo de se tornarem inadimplentes.

Como consultar o score financeiro?

Agora que você já sabe sobre o score e como funciona, é importante saber que é possível fazer a consulta da sua pontuação com muita facilidade e em apenas alguns minutinhos. Confira!

  1. Acesse o site do serasa consumidor.

  2. Você vai precisar fazer um breve cadastro com seus dados pessoais e criar uma senha de acesso ao portal.

  3. Após fazer seu cadastro gratuito é necessário apenas fazer login no site. Você vai ter acesso a todas as informações do seu CPF e a pontuação do seu score.

Além de saber a pontuação atual do score, também é possível acessar ao histórico para saber se ele aumentou ou diminuiu nos últimos meses. Caso você possua alguma pendência em seu nome, também é possível ter acesso a ela no site.

Score como funciona aumentar?

Depois de conhecer o score e saber a sua importância para que você consiga crédito com mais facilidade, é importante que você saiba como aumentar sua pontuação. Quanto maior ela for, melhor é seu histórico financeiro.

Se você possui uma pontuação baixa, não se preocupe, pois a seguir eu vou dar algumas ótimas dicas do score como funciona e de como conseguir aumentar sua pontuação em pouco tempo. Confira!

Limpe o seu nome

O primeiro passo para quem deseja aumentar o score financeiro é limpar o nome. As pessoas que possuem o nome sujo tem uma pontuação muito baixa, pois o risco dela se tornar inadimplente novamente é grande.

O ideal é buscar por formas de negociar suas dívidas. Com a negociação a empresa remove o seu nome dos órgãos de proteção ao crédito e você consegue melhorar a sua pontuação. É importante lembrar que nesses casos, assim que você pagar a primeira parcela, seu nome vai sair da lista de inadimplentes.

Após limpar o nome é necessário tomar cuidado para que ele não volte a sujar novamente, ou sua pontuação vai diminuir ainda mais.

Pague suas contas sempre em dia

Outra forma fácil de aumentar a pontuação do score é pagando suas contas sempre em dia. Como o score funciona através da análise do seu histórico financeiro, o atraso no pagamento das dívidas faz com que a pontuação diminua.

Você deve sempre pagar suas dívidas até o dia do vencimento. Isso vai demonstrar ser uma pessoa que honra seus compromissos e que merece ter uma pontuação alta no score.

Tenha contas em seu nome

Também é muito importante que você tenha contas em seu nome, pois são as contas vinculadas ao seu CPF que vão fazer com que você consiga aumentar sua pontuação no score.

Contas de água, luz, internet e telefone são ótimos exemplos de contas que podem ser colocadas em seu nome com facilidade e que se pagas em dia, ajudam a aumentar o score.

Além disso, colocar o número do CPF sempre que for fazer uma compra também é muito importante. O processo demora apenas 5 minutos, mas pode fazer muita diferença para seu histórico financeiro.

Como ver score de CNPJ?

Se você tem uma empresa pode ver o score de CNPJ e assim saber como está a saúde da sua empresa, se tem chances de conseguir um empréstimo ou até mesmo negociar dívidas.

Para consutar o score de CNPJ você deve seguir os seguintes passos:

Acesse https://empresas.serasaexperian.com.br/ e clique em acessar conta. Faça um cadastro usando o número do CNPJ, email e telefone. Com isso você só precisa de logar na conta e ter acesso a tudo da empresa.

Outra maneira é usando o certificado digital. Nesse caso é acessar a página do Serasa para empresas e fazer o login usando o certificado digital.

Qual pontuação boa de score?

A grande dúvida de quem está aprendendo sobre o score é qual é a pontuação boa. Isso varia bastante de onde o score é necessário.

Mas para ter uma base o ideal é ter um score de pelo menos 700 pontos. Algumas pessoas têm score com mais de 900, mas no geral são pessoas que fazem pouco uso do cartão de crédito ou são muito novas e ainda não tem uma vida financeira ativa.

No momento que você faz a consulta do score você consegue ver se está dentro da média para a sua idade. Se estiver abaixo, siga as dicas acima para aumentar o seu score.

Como funciona o novo Serasa score?

O Serasa agora possui o Score 2.0 ou novo score, mas como funciona esse novo modo de medir a saúde financeira?

A grande diferença do novo Score 2.0 é que agora o cálculo é ainda mais preciso e leva em conta a movimentação financeira de cada pessoa.

Com o cadastro positivo os dados financeiros são ainda mais precisos e assim a empresa consegue fazer uma cálculo muito melhor a respeito da saúde financeira.

Com o novo Score 2.0 são avaliados os seguintes critérios para o crédito:

  • Consultas para serviço e crédito
  • Crédito contratado
  • Histórico de dívidas
  • Pagamento de crédito
  • Pagamento de dívidas

E tem mais, agora você pode consultar a sua situação no Serasa e no SPC em apenas um lugar. Tudo muito mais fácil!

Mantenha seus dados atualizados no Serasa

Manter os dados cadastrais do Serasa sempre atualizados também é uma forma de melhorar a pontuação do score. Ao manter os dados atualizados a empresa consegue conhecer melhor o seu perfil e por isso é comum que ela dê pontuações mais altas a você.

Além disso, esses dados também são importantes para quando as instituições financeiras desejam saber um pouco mais sobre você, antes de conceder crédito.

Como você pode ver, o score é muito importante e por isso é fundamental que você mantenha sua pontuação sempre alta, caso deseje conseguir vários tipos de crédito com mais facilidade

Ainda ficou alguma dúvida sobre score como funciona? Deixe um comentário!

Deixe um comentário