8 dicas incríveis de como organizar as finanças pessoais. Confira!

  • Post author:
  • Post last modified:15/06/2020
  • Reading time:5 mins read

Em momentos como o atual é muito comum estar endividado. Existe uma grande dificuldade de manter-se em dia com as contas quando parece que seu dinheiro vale cada vez menos. Organizar finanças pessoais parece um desafio cada vez maior em momentos de crise.

Anúncio

É indispensável ter em mente que a capacidade de adaptar seus gastos de acordo com o que você ganha é uma perspectiva extremamente importante da sua vida, Somente por meio do uso consciente do dinheiro teremos a chance de sair das dívidas.

Exatamente para ajudar nessa situação, vamos apresentar 8 estratégias eficientes para resolver suas finanças pessoas, permitindo que você tenha muito mais qualidade de vida.

1- Quanto você gasta por mês?

Essa é a parte mais importante, Descobrir o quanto você gasta por mês vai te ajudar a entender exatamente para onde está indo seu dinheiro.

Entender seus gastos e os motivos deles vai fazer com que organizar as suas finanças pessoais seja muito mais fácil e prático, evitando uma série de dificuldades que geralmente acompanham esse tipo de ajuste de despesas.

Dessa forma, quanto mais exato for esse controle, melhor para você organizar finanças pessoais.

Felizmente você pode contar com a ajuda de uma série de apps que podem te ajudar a fazer esse levantamento de forma mais prática.

2- Corte gastos desnecessários!

Todos os seus gastos são realmente indispensáveis? Você realmente precisa pedir tanto Delivery e gastar tanto assim no bar? Esses momentos de lazer e descontração precisam acontecer, mas quando se está endividado a melhor opção é evitar esse tipo de despesa, substituindo esses momentos por opções mais em conta.

3- Poupe e reserve para organizar finanças pessoais

Faça o possível para poupar parte da sua renda todo o mês, isso vai ser especialmente importante para quando você tiver problemas e dificuldades.

Se você não esta conseguindo poupar, verifique se realmente já cortou todos os gastos desnecessários, tente apertar um pouco mais o cinto.

Dessa forma você vai conseguir organizar finanças pessoais e mantê-las mais estáveis, mesmo que aconteçam problemas.

4- Invista corretamente o que foi poupado!

A partir do momento que você tiver uma soma considerável poupado, você pode começar a considerar investimentos diversos, que podem render excelentes dividendos no futuro para você.

Tenha sempre em mente que existem rendimentos de maior risco que rendem mais e que determinados investimentos envolvem não mexer no dinheiro em questão. Organizar finanças pessoais sem investir não vai fazer seu dinheiro render.

5- Reserva para emergências.

Lembra do dinheiro do item anterior, que pode ser investido de forma que fique congelado por meses, até anos? Sempre deixe uma parte dele (alguns recomendam metade, mas isso fica ao seu critério) para emergências.

Acidentes, problemas, reparos a serem feitos em casa que não podem ser deixados para amanhã sempre vão acontecer. É bom estar preparado.

6- Compre à vista e evite as dividas.

Esse é outro ponto indispensável de se ter em mente, Se você evitar contrair dívidas fazendo apenas compras à vista, você evitará uma série de dificuldades que podem fazer com que você tenha ainda mais problemas no futuro.

Pode parecer complicado, mas se você estiver fazendo os itens 2, 3 e 4 da forma correta, você pode conseguir sim comprar tudo o que você deseja e precisa por menos do que você acha.

7- Verifique seu progresso ao organizar finanças pessoais

Depois do primeiro mês fazendo isso, verifique seu progresso, É uma forma inteligente de manter suas finanças pessoais em dia. Dessa forma você poderá adaptar o que está problemático e melhorar o que pode estar deficiente.

Além disso, fazer um curso de finanças pessoais pode ser uma boa opção.

8-Use um software para ajudar a organizar finanças pessoais

Comentamos mais acima sobre a possibilidade e uso de softwares, Esses softwares são uma excelente forma de fazer com que você tenha mais controle e economize tempo com os seus controles.

Existem diversas opções, entre pagas e gratuitas e todas elas são uma excelente oportunidade.

Preciso mesmo organizar finanças pessoais?

É comum que muitas pessoas pensem que organizar as finanças pessoais é algo desnecessário e que não vai mudar nada em sua vida, mas isso é um erro! Uma pessoa que é bem organizada com as finanças consegue construir um patrimônio com muito mais facilidade e até mesmo melhorar sua qualidade de vida.

Além disso, quem está com o nome sujo também precisa ter controle financeiro. Isso porque é ele quem vai ajudar a sair do buraco. Quanto menos você gastar com coisas desnecessárias, mais fácil vai ser conseguir pagar todas as suas dívidas e mudar de vida.

Não perca mais tempo. Comece a organizar suas finanças hoje para mudar de vida de vez. Siga as dicas desse artigo e em pouco tempo sua vida financeira vai ser outra!

Ainda tem dúvidas sobre organizar finanças pessoais? Deixe um comentário, porque assim que for possível nós vamos responder você!

Deixe um comentário