Organização financeira: Como equilibrar as finanças da família em 2020

Para ter uma boa organização financeira você não deve apenas organizar suas finanças pessoais, é necessário que exista um equilíbrio entre as finanças de toda a família, pois só assim vai ser possível manter a vida financeira de todos sob controle. Quando você e sua família tem uma boa educação financeira, vocês conseguem atingir objetivos muito maiores.

Anúncios

Ainda não sabe como fazer a organização financeira da sua família? Então esse artigo é para você. Continue conosco e confira a seguir 5 dicas excelentes que vão melhorar sua vida financeira para começar bem 2020.

Qual a importância da organização financeira familiar?

Quando a família não tem uma boa organização financeira é comum que ela tenha mais dívidas e mais dificuldade em conseguir alcançar objetivos a longo prazo. Mesmo que alguns dos membros tenham um bom controle das suas finanças.

Também é comum que muitos conflitos familiares sejam causados devido a problemas financeiros, por isso é possível dizer que as famílias que possuem um bom planejamento das finanças conseguem até mesmo conviver melhor, pois não vivem brigando por causa das contas ao fim do mês.

Além disso, essa organização das finanças ajuda para que a família consiga construir o seu patrimônio, pois não vão viver apenas pagando dívidas. Mas para que ele dê certo é importante que todos os os membros se comprometam com o resultado.

cartões-de-credito-com-score-baixo

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?

*você continuará neste site 🔒✅

6 dicas para uma boa organização financeira familiar

Com as dicas corretas você e sua família podem conseguir ter um bom planejamento, fazendo com que o dinheiro deixe de faltar no fim do mês e comece a sobrar para investimentos, e até mesmo para mais momentos de lazer.

Não sabe como conseguir isso? Confira 6 dicas incríveis que separei a seguir para te ajudar nesse processo.

Reúna todos os ganhos da família

Esse é sem dúvidas um dos passos mais difíceis para conseguir a organização financeira, principalmente em famílias compostas por mais de três pessoas e em que todas possuem salários diferentes.

A primeira etapa consiste em reunir todos os ganhos dos membros da família, independente se um ganha muito a mais que outro. Saber quanto é a soma da renda de todos vai ajudar a fazer com que o planejamento seja ideal para o bem comum de todos.

Reúna todos os gastos fixos e variáveis

Após saber qual é a soma das receitas da família, também é importante saber qual é a soma das despesas. Nesse momento é importante lembrar também das despesas que são fixas, mas menos recorrentes, como a matrícula da escola, o IPTU, IPVA e demais dívidas de caráter anual.

Com todas as despesas anotadas é possível controlar melhor as dívidas e buscar formas de acabar com elas. É muito importante que o valor das despesas não seja igual a soma total das receitas. Caso isso ocorra, vai ser necessário algumas medidas drásticas para conseguir fazer a organização financeira.

Corte gastos

O momento do corte de gastos é muito importante, pois muitas famílias acreditam que não é necessário cortar alguns gastos e por isso acabam ficando cada vez mais endividadas. O primeiro passo é cortar alguns gastos que não são essenciais. No entanto, esse corte vai depender do orçamento de cada família, pois as famílias mais controladas não precisam fazê-lo.

Se mesmo cortando os gastos desnecessários, a renda da sua família ainda ficar comprometida, é hora de cortar outros gastos. O próximo passo é cortar gastos que embora sejam importantes, podem ficar para depois, como aula de natação, aula de música, viagens e passeios.

É importante dizer que os cortes não são definitivos. Eles vão valer apenas até o momento em que você e sua família recuperarem as finanças e pagarem as dívidas atrasadas. Feito isso vocês podem voltar a fazer o que tinham costume. Mas é claro que tudo deve ser feito sem que sejam feitas novas dívidas.

Trace objetivos

A forma mais fácil de conseguir a organização financeira é com objetivos, pois assim você e os demais membros da sua família vão ter algo que desejam alcançar juntos, e assim vai ser mais fácil o processo de educação financeira.

O objetivo pode ser comprar uma casa, trocar de carro, reformar a cozinha ou criar uma área de lazer. O importante é apenas que seja algo que todos desejem, assim todos vão conseguir abrir mão de algumas coisas para alcançar o objetivo.

Esse objetivo deve ser algo que pode ser alcançado ainda em 2020.

Faça investimentos mensais

O hábito de fazer investimentos é fundamental para que seja possível ter uma boa organização financeira, pois assim você consegue construir uma reserva de emergência, e diminui as chances da família ficar cheia de dívidas.

Separe um valor fixo para investir todo mês e comece a ver o investimento como uma prioridade. Uma boa opção é ter investimentos a curto e a longo prazo, assim você não cai na tentação de retirá-los sempre que surgir um imprevisto.

Faça uma planilha financeira

A última dica para você conseguir mais organização financeira é ter uma boa planilha, pois ela vai ajudar a seguir todas as dicas e a alcançar os resultados que você e sua família desejam.

É necessário que a planilha seja bem completa, e inclua as receitas e despesas de todos os membros da família. Além disso, nela também deve conter gastos com lazer e viagens, pois se forem planejados desde o começo do ano, você não vai ter problemas na hora de executá-los.

Também é importante ter em mente que imprevistos acontecem, e por isso o orçamento não deve estar todo comprometido.

Com a planilha é possível obter ótimos resultados financeiros, mas ela precisa ser colocada em prática, não pode ser apenas um planejamento.

Vale a pena fazer a organização financeira familiar?

Embora seja um pouco mais difícil do que a organização financeira pessoal, a familiar pode trazer benefícios muito maiores, pois ela ajuda a deixar toda a família no azul em 2020. Além disso, é ideal principalmente quando a família deseja construir seu patrimônio.

Mas para alcançar os resultados desejados é necessário comprometimento de todos, e principalmente uma boa educação financeira.

Siga as dicas desse artigo e sem dúvidas você vai conseguir sucesso com suas finanças no próximo ano!