Anúncios
Em uma realidade em que os gastos parecem que só aumentam, fazer um bom planejamento financeiro familiar é uma excelente ideia.
Na atualidade, nem sempre todas as famílias conseguem fazer o mesmo tipo de planejamento familiar. E por isso mesmo tentaremos dar as instruções de forma relativamente genérica, evitando situações específicas demais.
O ponto central aqui é sempre manter a estrutura da casa o mais completa possível. E depois disso deixar de investir em produtos e serviços que podem ser substituídos por versões mais econômicas.
Infelizmente, em momentos de crise, é importante saber que os gastos com entretenimento e coisas que gostamos podem cair, mas é por um bom motivo.
QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?
*você continuará neste site 🔒✅
Vamos falar mais sobre um bom planejamento financeiro familiar e outras coisas importantes a se verificar para melhorar a situação financeira da sua família em geral.
Quais são os primeiros passos para um planejamento financeiro familiar?
Antes de tudo, é indispensável entender os valores totais de entrada e de saída de dinheiro do ambiente familiar, e mapeá-los de forma eficiente. Para isso é importante entender qual o arranjo financeiro familiar.
O arranjo financeiro de uma família pode contemplar uma reserva de dinheiro para gastos pessoais de cada uma das pessoas que produzem dinheiro na casa, mas isso deve ser diminuído quando o total da casa enfrenta dificuldades.
CARTÃO DE CRÉDITO
COM LIMITE ⬇︎
*você continuará neste site 🔒✅
Uma conversa franca e direta sobre o que é responsabilidade “da casa” e “pessoal” também ajuda nesses aspectos. Especialmente porque existem diversas questões a serem levadas em consideração quando falamos sobre esse tipo de assunto.
Com esse primeiro passo feito, é importante mapear quais são as áreas gerando mais gasto, e quais desses gastos são indispensáveis.
Cortar gastos “dispensáveis” em momentos de dificuldade é uma estratégia interessante. Mas também diminuir gastos base, como luz, água e internet/TV a cabo pode ajudar no planejamento financeiro familiar.
Depois disso, é importante verificar dívidas. As dívidas podem se tornar um problema sério, por isso mesmo é importante, mesmo que uma dívida tenha sido pessoal, que ela seja pelo menos identificada e então que se discuta uma solução.
Finalmente a família deve considerar investir de forma conjunta, em um investimento de longo prazo, para que se torne o fundo de emergência.
Depois desses passos concluídos, e o fluxo financeiro passarem a se tornar positivo, maiores liberdades podem ser tomadas e os valores pessoais podem voltar a ser maiores.
Os passos para um bom planejamento familiar são:
- Entendimento total dos ganhos familiares
- Entendimento das despesas
- Ajustes
- Planejamento para melhoria da saúde financeira
- Restabelecimento de maiores liberdades financeiras.
Por que é importante falar com os filhos sobre educação financeira?
Quando falamos em planejamento financeiro familiar, muitas pessoas simplesmente entram em controvérsias sobre o quanto se deve ou não se envolver crianças nesse tipo de conversa.
As opiniões são diversas, mas o recomendável é não deixar as crianças “no escuro” sobre isso.
Especialmente quando enfrentamos dificuldades, passamos a ficar mais estressados e isso pode acabar passando indiretamente para as crianças. Por isso mesmo é importante que elas saibam quando as coisas vão mal para que não pensem que os pais estão irritados com ela sem motivos.
Tentar mostrar para seu filho que o tempo que você passa com eles é importante. Ensinar responsabilidade com dinheiro é uma tarefa extremamente complicada e exige muito controle emocional dos pais, que nem sempre foram ensinados dessa forma.
Se possível, leve seus filhos ao seu trabalho e explique a eles o que você faz,pelo menos tente,é importante que eles saibam.
Outro detalhe importante é mostrar a eles que os benefícios do seu trabalho são para todos e que eles também precisam fazer a parte deles para o planejamento financeiro familiar.
Devo envolver toda a família no planejamento familiar?
Um erro que muitas pessoas cometem ao fazer esse tipo de planejamento é não envolver toda a família. Isso porque elas acreditam que apenas quem vai contribuir com dinheiro é que precisa ter conhecimento do planejamento, o que é um erro.
Para que você possa ter um bom planejamento familiar, até mesmo as crianças pequenas que não possuem renda precisam saber dele. Isso porque elas não vão ajudar com dinheiro, mas vão ajudar economizando.
A educação financeira precisa ser de toda a família. Por isso você deve fazer uma reunião com todos os membros e explicar como vai ser o novo funcionamento da casa a partir daquela data. Você deve falar como cada um pode ajudar, como todos vão precisar economizar etc.
Além disso, é importante que todos os membros estejam cientes de que todos os gastos devem ser comunicados aos outros membros.
Já as crianças devem ficar com os papéis pequenos, como o de não deixar a luz acesa, não pedir brinquedos novos todo dia, retirar os aparelhos desligados da tomada etc.
Se todos ajudarem o seu planejamento vai dar certo e a vida de todos os membros da família vai melhorar!
Ainda tem dúvidas sobre o planejamento financeiro familiar? Deixe um comentário!