Como começar a investir? Conheça os melhores investimentos para iniciantes!

Advertisement

Fazer investimentos é uma excelente forma de fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Além disso, ao ter investimentos você consegue ser uma pessoa mais controlada e melhora muito a sua vida financeira. No entanto, começar a investir não é uma tarefa fácil, e por isso muitas pessoas possuem dificuldades e desistem sem ao menos tentar. Para que isso não ocorra com você, seguir boas dicas de como começar a investir é uma excelente opção.

Advertisement

Ainda não sabe como você pode começar a investir ainda hoje, para fazer seu dinheiro render, mas sem perder a segurança? Então esse artigo é para você. Continue conosco e confira a seguir tudo sobre investimentos!

4 dicas de como começar a investir

Está a procura de dicas de como começar a investir? Então confira abaixo as 4 dicas básicas que todo investidor iniciante precisa saber!

Advertisement

Defina quais são seus objetivos

Essa dica pode parecer boba, mas ela é fundamental para quem deseja começar a investir. Isso porque quando você possui objetivos definidos, fica mais fácil conseguir alcançá-los, porque você se sente mais motivado.

O ideal é que você anote quais são os objetivos de curto, médio e longo prazo. Não tem problema a lista ser grande, ela precisa conter todos os seus objetivos para que seja mais fácil começar a investir.

Entenda sobre os principais tipos de investimentos

Não adianta começar a investir, se você não entende nada sobre investimentos. É claro que no começo ninguém é um expert, mas é importante entender sobre os principais tipos para que você possa escolher o melhor para você.

Advertisement

Existem investimentos conservadores, moderados e arriscados. Os conservadores são os que rendem menos, no entanto, são os mais seguros, por isso você pode aplicar sem medo. Os investimentos moderados são de médio risco, e também de média rentabilidade, é ideal para quem está começando agora e quer diversificar a carteira. Por último temos os investimentos arriscados, que são os que possuem rendimentos maiores.

Escolha qual deles é mais o seu perfil antes de começar a fazer suas aplicações.

Tenha uma boa corretora de valores

Os bancos nem sempre são as melhores opções para quem deseja fazer investimentos, por isso, se você está em busca de como começar a investir, saiba que escolher uma boa corretora de valores é um dos passos mais importantes.

Advertisement

Existem várias corretoras de valores que não cobram para que o cliente possa abrir sua conta. E o melhor, muitas delas possuem boa rentabilidade e cobram até mesmo menos que os bancos, para manter seu dinheiro investido.

Diversifique a sua carteira

A última dica para você que deseja saber como começar a investir é diversificar sua carteira. Isso porque a diversificação faz com que você tenha rendimentos maiores, mas sem correr muito risco.

Uma boa carteira com diversificação é aquela que possui investimentos de baixo, médio e alto risco, porque assim caso um dê prejuízo, o outro pode ajudar a manter seus lucros.

Como começar a investir com melhores investimentos?

Está começando a investir agora? Então é importante que você conheça quais são os melhores investimentos para quem está começando, assim você diminui as chances de investir errado e se arrepender depois.

Confira abaixo alguns dos principais investimentos para iniciantes.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é um investimento de renda fixa muito simples, e por isso é ideal para quem está iniciando. Ele possui rentabilidade maior que a da poupança, mas é 100% seguro.

Investir em Tesouro Direto é investir em títulos públicos, e o melhor é que é possível começar a investir com valores a partir de 30,00, ou seja, é uma boa opção até para quem quer começar a investir com pouco dinheiro.

Esse investimento é mais comum do que se imagina, principalmente entre os mais jovens, porque a principal faixa etária de investidores varia de 16 a 45 anos.

CDB

Mais um tipo de investimento ideal para quem está iniciando é o CDB. Ele consiste em um investimento de renda fixa que tem boa rentabilidade e é de baixo risco, porque é garantido pelo FGC, Fundo Garantidor de Crédito.

Além disso, uma vantagem é que é possível aplicar em CDB com liquidez diária, assim você pode sacar o dinheiro quando quiser, que não perde nada pela sua aplicação.

LCI e LCA

Outro tipo de investimento para quem está em busca de como começar a investir é o LCI e LCA, que são Letras de Crédito Imobiliário e Letras de Crédito do Agronegócio. Ambos são garantidos pelo FGC e são de baixo risco.

Além disso, esses investimentos são lastrados, por isso são ainda mais seguros.

Mais uma vantagem do LCI e LCA é que eles são isentos de Imposto de Renda, por isso você não precisa se preocupar em pagar impostos.

Começar a investir em Letras de câmbio

Mais um tipo de investimento que não poderia deixar de estar em sua lista são as letras de câmbio. A depender da época do ano é possível ter rendimentos excelentes com esse investimentos.

Além disso, ele é muito semelhante ao CDB. Com esse investimento você não vai correr riscos de perder o dinheiro investido, por isso é ideal para quem está iniciando.

Vale a pena começar a investir?

Sim, vale muito a pena começar a investir, porque assim você vai fazer o seu dinheiro trabalhar por você. Com bons investimentos você garante que seu dinheiro não vai ficar parado.

Além disso, ao escolher os investimentos de renda fixa, você não vai ter riscos de perder seu dinheiro, porque eles são tão seguros quanto a poupança, mas tem a vantagem de render mais.

E o melhor é que existem alguns investimentos de liquidez diária, ou seja, que você pode pegar o dinheiro quando quiser, sem perder com isso. Assim, ao escolher um desse tipo você pode até mesmo usá-lo como uma reserva de emergência, para tirar quando houver necessidade.

Comece a investir ainda hoje e em pouco tempo você vai ter um bom dinheiro guardado e vai melhorar sua vida financeira de vez.

Ainda tem dúvidas sobre como começar a investir? Deixe um comentário!

Posts Relacionados