Investimentos em fundos imobiliários – Saiba mais sobre essa opção!

Advertisement

Os fundos imobiliários são uma opção de investimento que acaba tendo menos notoriedade do que outros. Isso porque algumas pessoas não entendem o conceito por trás do investimento em fundos imobiliários e o quanto ele pode ser um bom substituto ao investimento direto em um imóvel, mas sem as dificuldades e riscos associados.

Advertisement

Se você está curioso sobre esse tipo de investimento e quer saber mais sobre ele, continue conosco! Iremos trazer diversas informações sobre esse tipo de produto financeiro aqui. Além de te mostrar como esse investimento pode ser o tipo de situação que você deseja!

Por que os fundos imobiliários são uma opção que você deveria considerar?

A grande maioria das pessoas acredita que investir em imóveis significa, basicamente, comprar um imóvel e alugá-lo ou arrendá-lo de alguma forma. Existem diversas desvantagens dentro disso, como a necessidade de fazer manutenção na casa e ainda impostos a serem pagos. Tudo isso associado ao risco de vacância do imóvel (ninguém alugá-lo).

Advertisement

Como você pode ver, os riscos são bem consideráveis. No entanto, existe uma forma mais eficiente de se investir em imóveis, inclusive com uma flexibilidade maior do seu investimento: os fundos imobiliários.

Esses fundos têm uma importância muito grande em diversos tipos de empreendimentos, já que eles ajudam a capitalizar projetos que não iriam adiante de outra forma. E também possuem a promessa de um retorno financeiro coerente com o valor investido.

A vantagem disso é que  com um único investimento você pode participar nos resultados de uma série de imóveis diferentes, dependendo do tipo do fundo.

Advertisement

É realmente mais vantajoso investir em fundos imobiliários que comprar imóveis?

Como investimento com certeza! As garantias da somatória de todos os investimentos dentro de um fundo confiável fazem com que o seu dinheiro esteja muito mais seguro. E com isso com uma possível estabilidade muito superior à de um aluguel de um ponto comercial ou casa.

Além disso , a liquidez do seu investimento é muito maior, e muito mais fácil, você vende e compra as participações de um fundo imobiliário por meio de um Home Broker. Isso porque esses títulos são negociados na bolsa de valores, como as ações de uma empresa.

Além disso, é muito mais eficiente para a diversificação dos seus investimentos, porque você precisa de um valor relativamente alto para adquirir um imóvel e transformá-lo em uma fonte de renda. Enquanto isso, os fundos imobiliários são muito mais simples e podem ser liquidados com um clique, obviamente dentro dos seus limites e definições que precisam ser verificados.

Advertisement

Como você pode ver, com todas essas questões fica muito mais fácil e interessante investir em imóveis por meio desses fundos, embora isso não elimine totalmente o risco do investimento de imóveis.

Esses riscos permanecem, porque as propriedades investidas têm os mesmos riscos e como investidor, você assumiu a sua cota desse risco, e em cima disso você tem a sua cota de recompensa caso o empreendimento em questão prospere.

Como escolher um fundo imobiliário para investir?

As formas de escolha de um fundo imobiliário devem partir do seu histórico e da recomendação de  corretores. Se você está investindo de forma independente, fique atento aos valores de participação do fundo, quem está gerindo o fundo e quais são os ganhos que esse fundo ofereceu para seus investidores dentro do período.

Existem fundos imobiliários que oferecem carteiras diferentes dependendo do valor. Por isso, procure saber exatamente quais são as vantagens de investir mais em determinado fundo.

Existem outras opções com menos risco? 

Como você pode ver, investir em fundos imobiliários pode ser muito bom, porém é algo muito complexo. E é por isso que você deve estudar bem e entender sobre o assunto antes de começar a investir seu dinheiro. Se você já tem costume em fazer investimentos, vai se dar muito bem nele, até mesmo se investir de forma independente.

No entanto, se você está começando a investir agora, talvez seja melhor começar com outras opções que vão te dar menos risco, mas que ainda assim são muito boas, porque vão te trazer uma boa rentabilidade.

Entre as várias opções disponíveis nós indicamos o CDB, porque ele é um investimento sem risco e que pode te trazer bons rendimentos, bem maiores que a poupança. Além disso, eles são investimentos de alta liquidez, por isso você vai poder sacar o seu dinheiro quando quiser, sem perder nada com isso.

Ou se preferir um investimento com baixa liquidez, LCI/LCA são boas opções. Com eles você tem rentabilidade ainda maior que o CDB com a mesma segurança. No entanto, os prazos para resgate do valor são maiores, e ao sacar o dinheiro antes, você perde uma parte dos rendimentos.

Espero que esse artigo tenha te ajudado. Mas se você ainda tem alguma dúvida sobre os fundos imobiliários é só deixar um comentário, porque assim que possível eu vou te responder!

Posts Relacionados