Consórcio imobiliário vale a pena de verdade?

JR/ julho 23, 2019/ Finanças/ 0 comments

Todo o conceito de um consórcio parece extremamente interessante, mas a realidade é que o consórcio imobiliário pode ser um investimento BEM a longo prazo, e em muitos aspectos você pode depender apenas da sorte.

Se você quer saber a realidade dos consórcios imobiliários e quais são as maiores questões sobre ele além de outras situações que podem ser de interesse, vamos falar mais sobre eles e desenvolver, de forma eficiente e prática mais situações para que você possa fazer a sua escolha por um determinado consórcio de imóveis.

O que é o consórcio imobiliário? Como você entra em um?

A ideia do consórcio imobiliário é juntar um grupo de pessoas que pagam um valor mensal que, somado, mantém um valor grande o suficiente para que pelo menos uma delas compre o imóvel que precisa, existem sorteios e quotas pagas em leilão, o que faz com que você possa contar com a sorte ou com valores adicionais para conseguir a sua cota.

Dessa forma, é importantíssimo ter em mente que você pode ser sorteado no primeiro mês ou apenas no final, e isso é fundamental para a sua situação. De qualquer forma, você precisará pagar até o fim do consórcio e isso pode se tornar algo extremamente complexo para você.

Dessa forma, você vai continuar pagando e dentro disso existem taxas que a organizadora cobrará manter esse serviço funcionando de forma eficiente de verdade. O que significa que esse tipo de situação pode parecer interessante mas tem também seus problemas e dificuldades.

Quais são as vantagens e desvantagens desse tipo de investimento?

A melhor parte dos consórcios de imóveis é que eles são uma forma eficiente de financiar a sua casa com valores mais interessantes do que os financiamentos em si, dando a você a chance de conseguir comprar seu imóvel mais rápido  e ainda, se tiver sorte, mudar rapidamente.

Ao mesmo tempo,o consórcio exige que você fique atento aos prazos e entenda que você vai pagar mais do que receber, já que existem as taxas de administração de consórcio, que fazem com que bancos tenham interesse em fazer esse tipo de grupo.

É importante ler os contratos e comparar as condições de cada uma das ofertas de consórcios, já que as ofertas são voltadas para diversos tipos de pessoas, e algumas inclusive oferecer sorteios adicionais de prêmios em dinheiro e outras vantagens.

Uma das mecânicas que foi acrescentada depois é a chance de “adiantar” a sua cota por meio de leilão. Os leilões fazem com que as pessoas tenham ainda mais chance de receber o imóvel ( o o valor para comprá-lo) no momento em que desejem.

Investimento ou consórcio? Qual o melhor para escolher?

Definitivamente o ideal é investir e comprar o imóvel à vista, o que inclusive pode render um excelente desconto para você. Ainda mais dentro do mundo dos investimentos imobiliários, em que não é comum pagamentos à vista, isso pode definitivamente melhorar o padrão do imóvel a ser comprado.

Uma realidade que temos que entender é que todos preferem pagamentos à vista, e que qualquer situação a prazo é, em si um produto, e por isso acarreta custos adicionais para quem está comprando.

Ainda que os pagamentos de consórcios seja mais interessantes que os de empréstimos ou financiamentos, ele ainda existem, e todas as dificuldades que já explicamos podem fazer com que essa decisão não seja a ideal.

A sugestão é ler o contrato e a proposta do consórcio com atenção e sempre ter em mente o objetivo final que é o imóvel

Continue conosco! O JR finanças vai te ajudar a melhorar de vida!

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*