Tesouro Direto: Descubra tudo sobre esse tipo de investimento!

  • Post author:
  • Post last modified:14/05/2022
  • Reading time:5 minuto(s) de leitura
  • Post category:Finanças

Nós realmente gostamos de falar de investimentos, porque eles são uma forma extremamente interessante de fazer com que seu dinheiro se multiplique deforma eficiente. Dessas opções, o tesouro direto é um dos que mais chama a atenção, exatamente por ser incrivelmente eficiente e acessível para o pequeno investidor.

Se você precisa de mais informações sobre essa forma interessante de investimento, continue conosco! Iremos trazer todas as suas principais qualidades e diferencias do tesouro direto, além de outras questões que você vai entender sobre a simples existência desses títulos bem fora do comum.

Por que o tesouro direto é algo diferenciado?

Um tipo de investimento que anteriormente só estava disponível ao grande investidor, os títulos do tesouro direto como são vendidos atualmente só começaram a ser oferecidos em 2002, com uma parceria do governo federal e a fundação BOVESPA.

Esse oferecimento de títulos públicos é uma forma interessante de emprestar dinheiro diretamente ao governo para que os diversos custos administrativos sejam cumpridos. Nesse caso, esse investimento é extremamente interessante por esses motivos:

  • Valores menores de investimento: os valores para investimento são realmente baixos comparados com outros tipos de investimento.
  • Praticidade: você pode fazer tudo isso online, de forma simples e direta, e permitindo que você tenha muito mais facilidade de lidar com isso.
  • Diversas opções: diferentemente de outros tipos de produto, o tesouro direto em diversos tipos de investimento e podem ser de menos ou mais risco.

Como você pode ver o tesouro direto pode ser uma excelente primeira opção para você tirar o dinheiro da poupança. Vamos dar todas as indicações para que você faça isso!

Quais são as opções?

Os títulos do Tesouro direto são vendidos em 3 tipos de formas principais, cada uma delas com suas vantagens e desvantagens:

Títulos prefixados

Esses títulos têm um prazo de validade garantido e um rendimento também garantido. Ele tem prazo entre 5 e 8 anos e um bom rendimento quando comparado com outros títulos desse tipo. Dessa forma, esse é um investimento tido como conservador e datado para longo prazo.

Títulos indexados á inflação

Nessa possibilidade, os títulos vão crescendo de acordo com a inflação, de forma muito mais interessante do que a poupança. Dificilmente esse título apresenta perda. A ideia é exatamente preservar o poder de compra do dinheiro investido, mas fica realmente interessante quando usado como um investimento de médio prazo.

Títulos indexados à SELIC:

Esse é um título do tesouro direto mais relacionado diretamente com o desempenho da economia, e tem rendimento diário. Pode ser uma excelente ideia ou algo muito ruim, dependendo do desenvolvimento e da situação econômica do país. É um título de mais risco e pode ser usado entre curto e médio prazo.

Como fazer para comprar títulos do tesouro direto?

Títulos do tesouro direto precisam ser comprados sempre com corretoras. Essas corretoras fazem a intermediação entre você e o tesouro, e você sempre precisam fazer as suas transações de compra e venda diretamente por eles. É um processo simples e eficiente, e existe ainda uma vantagem adicional dentro do investimento no tesouro direto.

O dinheiro investido dentro do tesouro direto recebe um tratamento diferenciado do imposto de renda, permitindo que você pague menos por ter “emprestado dinheiro ao governo.” Esse desconto é progressivo. Ou seja, quanto mais tempo dentro do tesouro direto, menos imposto seu dinheiro precisa pagar.

De toda a forma, ao fazer seu cadastro na corretora, você terá um ambiente online, onde você fará as transações com os seus títulos.

As frações são vendidas de forma bem diminuída e com vencimentos diversos. Mas essas informações você pode conferir com a corretora de sua escolha, lembrando que todas elas cobram algum tipo de taxa pelo trabalho.

Vale a pena mesmo investir em Tesouro Direto?

Após conhecer um pouco mais sobre o Tesouro Direto você ainda está em dúvida se realmente vale a pena investir nele? Pois saiba que a resposta é sim. Isso porque ele é um tipo de investimento seguro e que vai te trazer uma boa rentabilidade.

O tesouro é uma boa opção até mesmo para quem está iniciando no mercado de investimentos agora. Ele é bem simples e fácil de entender, por isso você não vai ter problemas ao optar por ele. Basta estudar um pouquinho e ler nossos artigos sobre o Tesouro Direto que em pouco tempo você vai saber tudo sobre ele para fazer bons investimentos.

Além disso, também é importante que você conheça todos os tipos de investimentos do Tesouro que existem, porque eles podem sofrer variações de prazo e rendimento. Mas se você já sabe todos esses tipos que falamos acima você já pode investir seu dinheiro que não vai ter problemas.

Comece a fazer seus investimentos hoje e você vai ter uma grande lucratividade no futuro.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre esse tipo de investimento é só deixar um comentário que assim que for possível nós vamos responder você.