Renda Fixa ou Renda Variável – Entenda de uma vez esse assunto!

Advertisement

Uma das primeiras coisas que você ouve quando diz que vai começar a investir são os ”especialistas” dizerem quais são as melhores formas de investir. Assim como na política e no futebol, muita gente se considera especialista e insiste em oferecer conselhos que, na maioria das vezes, não passam de desinformação. E por isso é comum a dúvida entre renda fixa ou renda variável, qual o melhor.

Advertisement

Dessa forma, para acabar com esse tipo de situação que pode ser inclusive prejudicial para o seu futuro financeiro, vamos falar mais sobre esses investimentos de uma forma na qual não exista um conflito. E sim o chamado ”mix de investimentos”, que é a forma mais adequada de se investir, independente do seu perfil (algo que você também vai começar a entender aqui).

Qual a diferença do investimento em renda fixa e renda variável?

No mundo dos investimentos, essa grande bifurcação é o primeiro passo para compreender o que exatamente são os investimentos e como fazê-los. Vamos começara entender essas diferenças agora.

Posts Relacionados
Advertisement

Os chamados investimentos de renda fixa são investimento sem que exista uma progressão mais segura sobre o quanto você vai ganhar com o tempo e como isso vai ser benéfico para você.

São investimentos de médio/longo prazo e interessantes em valores maiores para apresentar ganhos realmente interessantes.

Uma forma de investimento de renda fixa extremamente próxima de todos é a conta poupança. Deixando o dinheiro parado na conta poupança ela rende um pouco menos de 1% ao mês, o que é muito pouco. Mas existe 0% de chance de você perder dinheiro por qualquer mudança econômica que seja.

Advertisement

Essa é a questão dos investimentos de renda fixa: você só ganha dinheiro, nunca perde. A questão é que a velocidade de ganho é menor e em alguns casos você tem um “congelamento” desses valores. Eles não podem ser movidos sem que exista um prejuízo à situação.

Por outro lado, os valores de renda variável são uma situação totalmente oposta. Eles são voláteis, ágeis e podem perder valor de forma relativamente fácil.

Um exemplo desse tipo de investimento são as criptomoedas e as ações de empresas na bolsa de valores, que podem ser usadas para movimentações de pura especulação financeira.

Advertisement

O que isso quer dizer na prática?

Como você pode ter percebido, existem vantagens e desvantagens tanto nos investimentos de renda fixa quanto nos investimentos de renda variável. Isso porque a situação, antes de tudo, é o quanto você tem para investir e  como você quer agir em relação a esse dinheiro.

Existe uma crendice muito mal explicada e prejudicial para o entendimento da realidade financeira do mundo. Para a maioria das pessoas de que existe apenas uma forma de investir na bolsa, por exemplo, que é aquela forma ultra arrojada de ficar gritando e vendendo e comprando em velocidade enorme.

Você já viu isso nos filmes, e provavelmente acha que é assim que funciona, Isto está errado! O nome dessa forma de investimento é arrojada ou agressiva, que usa um conhecimento dos mercados e um tanto de sorte para tentar ganhar nas variações de preço que as ações têm na bolsa de valores.

A maioria das pessoas podem simplesmente manter suas ações onde estão e receber o percentual de dividendos da empresa. Isso é uma forma muito mais interessante e tranquila de se manter dinheiro investido na bolsa, e o ideal para o pequeno investidor.

Cuidado

Uma das maiores questões sobre investimentos é que existe uma lista de prioridades que precisam ser atingidas para que você tenha investimentos realmente interessantes.

Primeiramente você busca construir um patrimônio que te ofereça conforto e uma vida agradável.

Depois disso, com os valores economizados, você começa a investir em renda fixa, no médio e longo prazo, para emergências, aposentadorias e até para se dar ao luxo de diminuir sua carga de trabalho. O dinheiro começa a trabalhar para você.

Finalmente, quando essas duas “estruturas financeiras” da sua vida estão realmente firmes e ainda sobra algum dinheiro, você pode começar a se tornar mais ousados com seus investimentos e começar a investir de forma mais agressiva.

Qual a melhor opção Renda Fixa ou Renda variável?

Após conhecer as principais diferenças desses dois tipos de investimentos você ainda está em dúvida de qual deles é o melhor? Pois saiba que isso é individual e o que é melhor para um, pode não ser o melhor para outro.

Isso acontece porque cada um é para um determinado perfil investidor. Se você é uma dessas pessoas que está sempre em busca de ganhar mais e não se importa em correr riscos e até mesmo em perder um pouco as vezes, os investimentos de renda variável são para você.

Mas se você não quer perder nada e prefere ter um retorno menor, mas ter garantia de que não vai perder seu dinheiro, o melhor é que você escolha os investimentos de renda fixa.

Conheça o seu perfil financeiro antes de começar a investir e você vai ter muito mais sucesso em seus investimentos.

E se ainda tem dúvidas sobre renda fixa ou renda variável é só deixar um comentário, porque assim que for possível nós vamos responder você.

Posts Relacionados