O que pais ricos ensinam sobre investimentos financeiros para seus filhos?

Anúncio

Uma das maiores controvérsias sobre a criação de crianças hoje em dia é a questão de como ensiná-las a lidar com dinheiro de forma adequada. Sendo assim, fica cada vez mais complicado mostrar a elas o que é realmente um ter bons investimentos financeiros.

Como as crianças podem não entender ainda exatamente todos os mecanismos de juros e tudo o mais, é importante mostrar para elas que quando o assunto são investimentos financeiros, é fundamental ter dinheiro para investir, e isso significa aprender a poupar.

Vamos dar algumas dicas de como ensinar seus filhos baseando em dicas oferecidas por pessoas de sucesso no mercado financeiro. Elas mostraram que se deve falar com os filhos desde cedo sobre investimentos financeiros. Continue conosco e confira!

Mostrar que o dinheiro é um bem escasso e que precisa ser usado com cuidado

Muitas pessoas acreditam que pais ricos acostumam seus filhos com luxos e que eles nunca aprendem o real valor do dinheiro. A verdade, porém, é que muitos dos maiores investidores do mercado e pessoas muito ricas ensinam sim, desde cedo, o quanto é importante ter sempre um investimento financeiro.

Mostrar para as crianças desde cedo que guardar dinheiro pode render mais dinheiro é uma forma interessante de mostrar a elas que poupar hoje é ter mais amanhã. Uma forma interessante disso é mostrar ao seu filho uma caderneta de poupança funcionando.

Isso pode ser feito com uma caderneta real criada no nome da criança para os estudos. Ou mesmo uma brincadeira em casa, em que você vai pagar “juros semanais” para o dinheiro que o seu filho vai guardando.

Mostrar que o dinheiro precisa ser ganho com trabalho

Mostrar a correlação entre o trabalho e o dinheiro é outra forma importante de mostrar à criança que os investimentos financeiros precisam ser levados a sério e que eles precisam estar relacionados ao trabalho.

Mesmo que você obtenha ganhos por meio de especulação financeira, é indispensável que seus filhos conheçam pessoas que trabalham de forma mais direta e que com isso elas tenham o dinheiro delas por isso.

Uma forma que é utilizada com muita frequência pelos pais que conseguem disponibilizar mesada para os seus filhos é o conceito de metas de tarefas a serem cumpridas. Além de ajudar na casa de forma coerente, você ensina que apenas por meio da colaboração todos conseguem se desenvolver e como os investimentos financeiros são importantes.

Leve a criança para aprender mais sobre investimentos financeiros

Se você já conhece sobre investimentos financeiros, ensine para seu filho de forma lúdica e divertida. Não fale apenas sobre isso, mas não transforme o dinheiro em tabu perto das crianças. Especialmente se você estiver passando por dificuldades financeiras, é importante que eles estejam juntos, participando de forma coerente da situação.

Obviamente você deve suavizar algumas arestas, porque a economia e os investimentos financeiros podem ser um pouco cruéis algumas vezes. Ainda assim, é uma excelente poder trabalhar essa situação de forma especialmente próxima com eles usando jogos e historinhas.

Cursos de investimentos financeiros para crianças também são uma boa ideia. Só é importante ter em mente que você precisa ensinar a criança que nem tudo é sobre dinheiro, mas que ela pode usar esses conhecimentos para realizar seus sonhos.

Investimentos financeiros VS humanismo: aprendendo a separar

Muitas pessoas ficam com medo exacerbadas de que ensinar conceitos de economia de investimentos financeiros para crianças. Isso porque pensam que vai tirar sua inocência ou fazer com que elas enxerguem o mundo de forma materialista demais.

Acontece que tudo isso depende da forma como a economia e as finanças pessoas são abordadas. É melhor que a criança tenha alguma noção da realidade sobre esses investimentos financeiros. E quando você gastar dinheiro de forma inadequada, mostre a ela, assim evita que ela cresça achando que sempre vai ter o que quiser.

A palavra de ordem tem de ser bom senso, e evitar, ao máximo traumatizar a criança.

As crianças precisam mesmo aprender sobre investimentos?

Sim! Pensar que investimentos e educação financeira é algo apenas para adultos é um grande erro. As crianças precisam aprender sobre esses assuntos desde cedo, porque só assim elas vão conseguir se tornar adultos economizamente responsáveis.

Grande parte dos adultos que estão com problemas financeiros não aprenderam sobre educação financeira na infância. É papel dos pais conscientizar seus filhos e fazer com que eles entendam como o dinheiro é ganho e que se gastar muito falta para outras coisas.

Além disso, também é importante que eles incentivem os pequenos a guardar uma parte do dinheiro que possuem (pode ser através da mesada) e investi-lo para fazer com que o valor aumente ainda mais. Mas para não traumatizar a criança é necessário encontrar uma forma didática e divertida de ensiná-las!

Após ler esse artigo ainda tem dúvidas sobre os investimentos financeiros? Deixe um comentário, porque vamos te responder assim que for possível!

Deixe um comentário