Como poupar dinheiro em 2022? 8 dicas incríveis!

Anúncios

Poupar dinheiro é fundamental para que você possa ter estabilidade financeira e até mesmo para que você não passe aperto ao longo do ano. Se você não tem o hábito de economizar, saiba que o começo do ano é uma ótima época para começar a mudar. Com algumas dicas simples você pode começar hoje e terminar 2022 com um bom dinheiro guardado.

Se você ainda não sabe como pode poupar dinheiro em 2022 você está no artigo certo. A seguir você vai conferir algumas ótimas dicas que vão mudar sua forma de pensar e vão te ajudar a juntar dinheiro com muito mais facilidade. Continue conosco e confira!

Faça uma análise do ano anterior

Antes de começar a buscar formas de poupar dinheiro é fundamental que você descubra quais foram seus erros no ano anterior, que te impediram de conseguir guardar o dinheiro que gostaria.

Analise suas faturas de cartão de crédito e todos os demais gastos que você teve em 2021. Separe esses gastos em necessários e desnecessários e veja quais foram os maiores. Após saber quais gastos você teve é possível que você consiga entender melhor onde gastou mais do que deveria.

Depois dessa análise você deve começar a olhar de outra forma todos os gastos desnecessários que teve para evitá-los em 2020 e assim conseguir guardar o seu dinheiro.

Quite suas dívidas atrasadas

Não dá para poupar dinheiro se você possui várias dívidas atrasadas.  É fundamental que você tente negociações para pagar tudo o que está pendente e assim conseguir começar a fazer seu dinheiro sobrar.

Entre em contato com os credores e tente fazer uma renegociação das suas dívidas, assim é possível que você consiga ter ótimos descontos nos juros e faça seu dinheiro render mais. Além disso, uma ótima dica é você antecipar as parcelas que precisa pagar, assim você deixa seu orçamento livre para o próximo mês.

É importante que você sempre dê preferência as dívidas que possuem amortização ao antecipar as parcelas. Isso te ajuda  a ganhar ótimos descontos ao efetuar os pagamentos.

Dê preferência para cartões de crédito com juros mais baixos

Mais uma forma de economizar dinheiro é sabendo escolher bem o seu cartão de crédito. Embora ele seja excelente e possa te trazer vantagens incríveis, se for usado de forma inadequada pode fazer com que você perca dinheiro.

Devido ao grande número de cartões que existem no mercado, você deve escolher aquele que traz mais vantagens a você. A melhor opção é escolher um que é livre de anuidade e que possui taxas de juros mais baixas, assim você evita ter que pagar altas taxas pelo serviço.

Faça uma busca antes de solicitar o cartão para escolher o melhor. E se você já possui um cartão com taxas muito altas, cancele-o e tente solicitar outro para que você consiga economizar.

Tenha metas para poupar dinheiro

Quando temos uma meta para alcançar é comum que façamos mais esforços para conseguir atingi-la e é por isso que ter metas pode te ajudar a conseguir poupar dinheiro. Se você possui o sonho de fazer uma viagem, comprar um carro, uma casa ou qualquer outro bem, coloque-o como prioridade e como uma meta a ser atingida.

Após definir qual é a sua meta fica mais fácil conseguir alcançá-la, pois você vai conseguir dizer não a várias coisas, para conseguir cumprir seu objetivo.

Não é necessário uma meta grande, algumas metas pequenas podem fazer muita diferença em sua vida. O importante é apenas que você tenha em mente que precisa economizar para alcançar algo maior.

Gaste menos do que você ganha para poupar dinheiro

Sem dúvidas a principal dica para quem deseja poupar dinheiro é gastar menos do que ganha. Quando você gasta mais do que ganha você acaba fazendo muitas dívidas, já quando gasta tudo o que ganha, você não consegue guardar dinheiro. O ideal é sempre fazer com que sobre um pouco de dinheiro todo mês.

O dinheiro que sobrar você deve guardar, não usar para outros gastos que não são necessários. Criar o hábito de guardar uma parte do salário todo o mês é fundamental para que você consiga alcançar o sucesso financeiro.

O ideal é que você já separe logo ao começo do mês uma parte do dinheiro para não gastar, pois se deixar para guardar apenas o que sobrar, corre o risco de gastar tudo sem perceber.

Faça bons investimentos

De nada adianta você gastar menos do que ganha se não souber investir o seu dinheiro. Se deixá-lo em casa vai acabar usando sempre que precisar comprar algo e todo o seu esforço vai ser em vão.

Existem vários tipos de investimentos para que você possa escolher qual é o mais adequado ao seu perfil. E o melhor é que existem algumas opções em que o investimento mínimo é baixo, para que você não tenha problemas.

Procure por opções de investimentos com boa rentabilidade, assim você vai conseguir fazer o seu dinheiro render muito mais do que se estivesse na poupança.

Faça uma reserva financeira

Os investimentos devem ser feitos pensando a longo prazo, mas além deles, você também deve ter uma reserva financeira que é para casos de emergências a curto prazo. A reserva é feita para garantir que você vai ter uma vida financeira estável, e que um pequeno imprevisto não vai mudar os seus planos.

Você deve fazer um planejamento para poupar um pouco do seu dinheiro todo mês para essa finalidade. Mas é importante ressaltar que essa reserva não deve ser usada para gastos supérfluos, apenas para casos de emergência.

Tenha uma planilha financeira para poupar dinheiro

A última dica para te ajudar a poupar dinheiro é ter uma planilha de gastos. Com a planilha financeira você consegue ter maior controle das suas finanças pessoais e com isso consegue identificar quando está gastando mais do que devia.

A planilha é a base da organização financeira e nela deve constar todos os seus gastos fixos e variáveis. Atualmente é possível que você encontre vários tipos de planilhas para excel ou mesmo aplicativos em que você pode anotar seus dados e ter o preenchimento automático dos campos.

Escolha a melhor forma de fazer sua planilha financeira e comece seu planejamento ainda hoje!