Como juntar 5 mil reais (ou mais) em apenas 1 ano?

Advertisement

Quando se fala em economizar dinheiro, percebe-se claramente uma dificuldade nas pessoas em permitir que essa economia realmente se torne um hábito constante e não algo que se faz “quando dá”. Isso porque o “quando dá” se transforma em nunca. E por isso saber como juntar 5 mil reais em um ano é fundamental. 

Advertisement

Exatamente porque existem muitas dificuldades e famílias com orçamentos muito apertados existem algumas formas de fazer com que as pessoas façam do hábito de economizar e poupar algo constante.  Nesse quesito, o “de grão em grão, a galinha enche o papo” se faz uma das técnicas mais interessantes.

Com todas essas questões, vamos mostrar uma das técnicas mais usadas de guardar dinheiro em casa mais eficiente e diferenciado. Isso com o chamado desafio das 52 semanas. Ele faz com que você tenha cada vez mais interesse em aumentar o seu valor de investimento e consiga saber como juntar 5 mil reais (ou até mais) em um ano!

Advertisement

O desafio das 55 semanas e o quanto você consegue guardar de dinheiro?

Uma das maiores dificuldades que as pessoas costumam oferece para não guardarem dinheiro é que elas simplesmente não conseguem desenvolver uma estratégia de economia. Isso porque sempre gastam tudo que recebem.

Isso é uma realidade bem equivocada, porque esse tipo de questão simplesmente acontece porque não temos educação financeira o suficiente nas nossas vidas. Especialmente quando somos jovens, mas é possível juntar 5 mil reais em um ano.

Se tivéssemos educação financeira o suficiente em nossas vidas, saberíamos que existe o chamado padrão de consumo, e esse padrão de consumo tem modulações diferentes das classes sociais, por exemplo. E com isso aprendemos que o ideal é sempre gastar pelo menos duas faixas abaixo da renda que recebemos. Dessa forma sempre sobraria dinheiro.

Advertisement

Exatamente por causa dessa falta de hábito e de estudos econômicos para as pessoas comuns que técnicas como o desafio das 52 semanas se faz realmente interessante.

Como juntar 5 mil reais em um ano?

Você começa a separar dinheiro da sua renda semanal e vai progredindo com esses valores em uma situação constante. Com progressões pequenas, de 3 à 5 reais, você conseguirá excelentes resultados

Um dos exemplos mais comuns é a tabela de progressão de 5 reais. Ela te levará a um resultado de mais de R$6 mil reais no final do ano!

Advertisement

Uma das maiores questões sobre essa técnica é colocar uma meta real. Calcule quanto você precisará guardar na última semana do ano para cumprir a sua meta e veja se isso é coerente com a situação do seu orçamento. Isso porque a maioria das pessoas desanima quando os valores passam a ser grandes demais para a realidade do seu orçamento. Mas se você não desanimar vai poder juntar 5 mil reais em um ano com facilidade.

Tenha objetivos e mude sua vida de forma realmente eficiente!

Ao aprender a economizar, saiba que esse tipo de situação vai se tornando cada vez mais importante para a sua vida. E você realmente começa a repensar os seus gastos em prol do dinheiro que você precisa guardar. Para isso faça investimentos em bancos como o Inter, que possui ótimas taxas.

Isso se torna ainda mais interessante quando você colhe os frutos da sua economia, seja enfrentando uma crise que te “desmontar” financeiramente de forma mais tranquila. Seja comprando aquele eletrônico que você queria ou pagando aquela viagem incrível à vista.

Sem dúvida nenhuma a melhor possibilidade do desafio das 52 semanas é ter uma reserva financeira incrível para o mês de janeiro, que costuma ser um mês em que realmente se fica muito sem dinheiro!

Existem outras possibilidades e técnicas de começar a economiza. O ponto central é sempre entender exatamente quanto do seu orçamento está sendo gasto em frivolidades e como você pode realmente começar a usar seu dinheiro de forma mais inteligente.

É possível mesmo juntar 5 mil reais em um ano?

Você não precisa ter dúvidas, é possível sim juntar 5 mil reais em um ano, até mesmo se você ganhar pouco. No entanto, para conseguir isso é necessário determinação e foco. Isso porque você pode precisar fazer alguns cortes de gastos. Além disso, se não tiver controle financeiro não vai alcançar os resultados desejados.

Se você fizer uma lista com todos os seus gastos e cortar os que são desnecessários já vai conseguir um bom dinheiro. Então deve pegar esse dinheiro e fazer um investimento com prazo de um ano. Todo mês acrescente dinheiro a esse investimento, assim você não corre o risco de gastar seu dinheiro atoa.

Mas para conseguir juntar essa quantia é fundamental que você tenha uma reserva de emergência separada. Porque sem a reserva você pode precisar pegar o dinheiro que está guardando quando surgir um imprevisto. O dinheiro guardado não deve ser usado para nada durante o 1 ano.

Se você ainda tem dúvida sobre como juntar 5 mil reais em um ano é só deixar um comentário porque vamos te responder já!

Posts Relacionados