Finanças no fim do ano: Descubra como começar o ano no azul!

Advertisement

Com a chegada do fim do ano, muitas pessoas querem dar um descanso dos problemas e festejar mais um ano de tantas lutas e dificuldades. No entanto, você não deve extrapolar, é necessário saber controlar as finanças no fim do ano, para não começar o ano novo no vermelho.

Advertisement

Exatamente para ajudar você a organizar suas finanças no fim do ano, vamos mostrar dicas e informações que a maioria das pessoas se esquecem nesses tempos tão festivos.

As finanças no fim do ano e o estímulo ao consumo.

Existe uma situação totalmente diferenciada nesta época em relação ao consumo, desde a Black Friday em novembro até o Natal o comércio entra em um verdadeiro frenesi de ofertas que enche os olhos das pessoas. Mas é importante ter cuidado, porque isso pode comprometer seu orçamento de forma bem desagradável.

Advertisement

Organizar as finanças no fim do ano pode fazer um bem enorme para o resto do ano seguinte. Isso evita apertos e outros tipos de problemas que podem se tornar uma dificuldade ainda maior e um aumento considerável das suas dívidas no longo prazo.

Como organizar as finanças?

Antes de tudo, é importante entender o que você vai ganhar e gastar, para saber como controlar as finanças de fim de ano.

  • Você ganha 13º? : se você ganha 13º salário, é indispensável entender o que exatamente fazer com esse dinheiro.
  • Se você tem dívidas, com certeza é melhor quitá-las. Mesmo que você fique sem dinheiro para fazer uma boa ceia no fim do ano ou não possa dar os presentes que seus entes queridos, pague tudo.
  • Um sacrifício pequeno comparado com todos os benefícios relacionados.
  • Minhas dívidas estão parceladas, quito todas as parcelas?: A recomendação nesse caso é pagar ao menos as parcelas de dezembro e janeiro. Se tiver dívidas no Serasa, pague-as!
  • Faça ceias colaborativas: vai receber amigos e parentes em casa? Não assuma todos os custos! Peça às pessoas que tragam pratos, bebidas ou participem de uma divisão dos gastos com a ceia de forma igualitária.
  • Amigo secreto e orçamento com presentes: se você tem mais pessoas trabalhando na sua casa, uma forma eficiente de ajudar nas finanças do fim do ano é fazer amigo secreto. Além disso, pode ser algo especialmente interessante quando visto no aspecto financeiro.
  • No caso das crianças, explicar que o Papai Noel teve algumas dificuldades durante o ano e por isso o presente é mais simples. Ser humilde é melhor do que ter de lidar com dívidas enormes em brinquedos que podem inclusive ser esquecíveis.

Como começar o ano com o pé direito?

Um dos maiores erros com os cálculos das finanças no fim do ano é realmente se lembrar que existe um dia seguinte.  Janeiro é um dos meses mais mornos financeiramente falando para muitos mercados. Por isso pode ser uma verdadeira tragédia, a não ser que você se planeje!

Advertisement

Guardar alguns valores do fim do ano para o começo do ano é uma das melhores táticas. Isso vai fazer as suas finanças no fim do ano serem extremamente eficientes.

Não perca de vista o que você precisa fazer. Sempre tenha todas as suas dívidas e obrigações financeira em primeiro lugar. Assim você vai evitar juros e problemas.

Com essas dicas, as suas fianças no fim do ano vão ser muito mais tranquilas. Além disso, seu começo de ano menos estressante e com certeza você não sentirá diferença na alegria da comemoração de fim de ano.

Advertisement

5 dicas para não fazer dívidas ao longo do ano

De nada adianta você fechar o ano sem fazer nenhuma dívida e depois começar a gastar como se não houvesse amanhã. Você precisa ter um bom planejamento financeiro para conseguir comprar tudo o que precisa e viver bem, sem precisar fazer dívidas e se descontrolar.

Para te ajudar, algumas dicas são:

  • Gaste sempre menos do que ganha
  • Guarde uma parte do seu salário todo mês para fazer uma reserva financeira
  • Evite comprar coisas desnecessárias
  • Tenha uma lista com tudo o que você gastou no mês para saber onde seu dinheiro está indo
  • Faça investimentos

Preciso criar uma reserva de emergência depois de cuidar das finanças de fim do ano?

Se você está em busca de ter um ano mais tranquilo financeiramente, é fundamental criar uma reserva de emergência. Isso porque ela vai fazer com que você consiga se manter em casos de imprevistos e vai evitar que você deixe de pagar algo que precisa.

Além disso, a reserva também é uma forma de você guardar dinheiro. Por isso é indicada principalmente para quem não tem costume de guardar seu dinheiro mensalmente. Ao guardar pensando que é para que você evite ter problemas financeiros no futuro fica mais fácil criar o hábito de poupar.

Se você não tiver muito dinheiro, pode começar com pouco. O importante é que já comece o ano sabendo da importância de guardar seu dinheiro e continue fazendo isso sempre.

Dúvidas? Deixe um comentário que já já vamos responder você.

Posts Relacionados