Descubra 8 dicas para planejar a vida financeira depois do Carnaval

Anúncios

É comum ouvir aquela frase típica de começo do ano de brasileiro dizendo que o ano só começa mesmo após a festa do carnaval. E realmente, depois da folia é que começam a surgir os principais gastos do ano. Por isso planejar a vida financeira depois do carnaval é fundamental para que você não comece o ano no vermelho.

Para te ajudar nesse processo, a seguir eu separei 8 dicas incríveis que você deve seguir para controlar melhor suas finanças, mesmo com todos os gastos do começo do ano.

Anote todas as dívidas extras do começo do ano

É comum que em todo começo de ano várias dívidas extras apareçam. Isso porque sobram as dívidas das festas de final de ano, é época do material escolar das crianças, de pagar impostos como IPTU e IPVA e vários outros.

Por isso, a melhor forma de fazer seu planejamento é anotando todos esses gastos para saber quanto vai precisar pagar nesse começo de ano. Assim vai ficar mais fácil na hora de começar a pagar as contas.

Faça um balanço de quanto você ganha e quanto você gasta

É fundamental que você faça um balanço de quanto você ganha e quanto você gasta para conseguir saber se existe um equilíbrio. Caso os gastos sejam maiores do que o seu salário, é necessário começar a rever seu planejamento e começar a cortar gastos.

Além disso, mesmo que seus gastos sejam menores que seus rendimentos, você deve fazer um corte, porque assim vai conseguir criar sua reserva financeira, que vai ser útil conforme os imprevistos que aparecem o ano todo.

Pague todas as contas atrasadas para melhorar a vida financeira depois do carnaval

Como diz o ditado “dinheiro na mão, voa”, por isso, para evitar que seu dinheiro fuja das suas mãos sem que você pague as contas do começo do ano, assim que o carnaval acabar, paga todas as contas.

Mesmo que não sobre dinheiro, você deve pagar tudo para já começar o ano com o saldo azul.

Além disso, ao pagar os impostos antes do vencimento, você ainda vai garantir ótimos descontos, ou seja, vai até mesmo economizar com isso.

Comece a guardar dinheiro

Mais uma dica de ouro para quem deseja planejar a vida financeira depois do carnaval é começar a guardar dinheiro.

Guardar dinheiro nada mais é do que um hábito e por isso você deve construí-lo, caso ainda não tenha.

O ideal é que você comece hoje, porque se for deixar para depois, nunca vai começar. Se não tiver muito, não tem problema, é melhor começar com pouco do que sem nada.

Comece a guardar uma quantia todo mês, e a medida que você for acostumando a viver com menos, você pode aumentar a quantia guardada. Mas além disso, também é importante que você faça investimentos desse dinheiro que está guardando.

Apenas guardar o dinheiro é bom, mas fazer investimentos é muito melhor. Quando você faz investimentos, você ganha pelo dinheiro que está parado. E o melhor é que já existem muitos investimentos com liquidez diária, para você pegar seu dinheiro quando desejar.

Pense sempre antes de gastar

Muitas vezes nós gastamos muito principalmente por causa do impulso, porque mal vemos algo e já estamos comprando. E é por isso que pensar antes de gastar é uma das principais dicas para melhorar a vida financeira depois do carnaval.

Ao pensar duas ou até três vezes antes de comprar algo você consegue pensar se realmente vale a pena adquirir aquilo, e muitas vezes a resposta é não. Por isso, você consegue economizar o seu dinheiro e gastá-lo apenas quando for necessário.

Uma dica é você analisar se as vantagens que o produto/serviço vai te trazer são realmente maiores do que os benefícios de guardar o dinheiro para comprar algo no futuro.

Aprenda mais sobre educação financeira

Um erro que muitas pessoas cometem e que pode atrapalhar seu planejamento para ter uma boa vida financeira é de ignorar a importância da educação financeira.

Entender sobre o que é educação financeira e qual é a importância dela para melhorar sua vida é fundamental, por isso, pesquise sempre e se eduque para que você tenha mais consciência da importância do seu dinheiro.

Faça uma lista das suas prioridades

É muito mais fácil alcançar um objetivo bem definido do que um simples desejo. E é por isso que você deve fazer uma lista com todas as suas prioridades para saber em que deve focar.

Ao ter uma lista das prioridades você pode classificá-las em curto, médio e longo prazo e assim definir estratégias para conseguir alcançá-las. Com isso, caso você queira sair do caminho e gastar dinheiro, você pode se lembrar dos objetivos e deixar de gastar.

Escolha um investimento certo para melhorar a vida financeira

E por último em nossa lista de como planejar a vida financeira após o carnaval a dica é de você escolher um bom investimento, e que seja certo ao seu perfil.

Existem vários tipos de investimentos, alguns de curto prazo, outros de longo. Alguns com rentabilidade baixa, outros com rentabilidade alta. E por isso, para conseguir ter sucesso é necessário escolher o investimento mais adequado ao seu perfil.

Se você ainda não sabe qual é o investimento ideal para você, pesquise mais e analise as características de cada um, assim vai ser mais fácil escolher.

O principal é que você defina principalmente se deseja investimentos de risco ou não, sendo que a rentabilidade varia conforme isso.

Vale a pena planejar a vida financeira depois do carnaval?

Mas é claro que sim. Quando você faz um planejamento, as chances de algo dar errado é muito menor.

Além disso, ao focar no seu planejamento você vai ter muito mais facilidade para conseguir conquistar objetivos maiores e suas chances de se tornar inadimplentes vão ser muito menores.

Planeje todos os detalhes para ter sucesso em sua vida financeira e você vai ver que os resultados vão ser muito melhores do que se tivesse deixado tudo acontecer sem planejamento.

Ainda tem alguma dúvida sobre esse artigo? Deixe um comentário!