7 coisas que toda a criança deveria aprender sobre educação financeira na escola

Existe idade certa para aprender educação financeira? E se ela fosse oferecida nas escolas, o que abordaria? Essas e outras perguntas vamos responder nesse post esclarecedor, confira tudo!

Anúncios

Sem dúvida alguma, uma das matérias que mais faz falta no currículo é a educação financeira na escola. Infelizmente, independente da escola dos seus filhos ser pública ou particular, falar de dinheiro não é comum para professores, e isso pode ser muito prejudicial ao seu filho.

Quem sofre com isso são as crianças, que acabam sem ter a tão desejável educação financeira e se tornam adultos endividados, porque não cultivaram o hábito de economizar, poupar e investir desde pequenas.

Dessa forma, estamos recomendando os primeiros 7 assuntos de educação financeira que todas as crianças devem ter contato o quanto antes. Você pode organizar brincadeiras ou ensinar seus filhos de alguma forma, melhorando a sua vida de forma definitiva.

1- Dinheiro é algo escasso e precisa ser aprendido na educação financeira na escola.

O dinheiro é algo escasso, que depende de muito trabalho para chegar à sua mão, Essa lição precisa ser aprendida pelas crianças o quanto antes.

cartões-de-credito-com-score-baixo

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?

*você continuará neste site 🔒✅

Isso pode ajudar muito famílias em reconstrução orçamentária a lidar com momentos como natal e similares.

Com isso você também precisa ensinar o motivo pelo qual o dinheiro é tão importante e que seu uso precisa ser feito com cuidado.

2-Dinheiro e trabalho: por que você não passa tanto tempo com a gente?

Você precisa lidar com o fato de que seus filhos sentem sua falta porque você trabalha muito, Eles podem ficar na creche ou com parentes, mas eles adoram ficar com você.

Uma das formas de explicar o valor do dinheiro para crianças é explicar que você precisa ficar longe delas por todo esse tempo para conseguir o dinheiro.

Elas vão começar a valorizar tanto o seu trabalho quanto o dinheiro, além de valorizar também o tempo que você passa com eles.

3- O que não se pode comprar deve ser aprendido na educação financeira na escola

Mostrar às crianças que existem coisas que se pode comprar, mas que o dinheiro não é a única resposta é indispensável atualmente.

Sem esse outro viés, as crianças podem se tornar mesquinhas, avarentas ou tentar manipular os amiguinhos por meio de dinheiro.

Aprender que o carinho e amor são importantes também e não podem ser compradas, assim como tantas outras coisas.

4- Fazer escolhas é importante!

Não dá para ter tudo! O dinheiro é escasso (lembre-se da informação 1) e escolher é fundamental para a necessidade de fazer bom uso do dinheiro.

Educação financeira é mostrar que, antes de tudo, é necessário aprender escolher aonde investir seu dinheiro.

Especialmente quando falamos de brinquedos, doces e coisas que a criança quer fazer (colocar dinheiro em jogos eletrônicos, por exemplo), mostrar que ele precisa se planejar para cumprir as suas metas é de suma importância para que ele possa ter o que deseja e por isso a educação financeira na escola é fundamental.

5- Aprender a poupar.

Isso é algo de extrema importância para uma criança, Aprender a poupar e lidar com a ansiedade de gastar tudo que tem nas mãos em prol de um projeto futuro é algo fundamental para que uma criança possa ser feliz e realizada.

Você tem inclusive que ensinar seus filhos a reciclar e re-significar brinquedos velhos para não precisar comprar brinquedos novos.

6- Aprender a resistir à publicidade na educação financeira na escola.

Uma das coisas que as crianças são extremamente suscetíveis é a publicidade, Como esse desejo é despertado com frequência, é importante ensiná-las a resistir a esses estímulos e apreciar o que se tem, e não aquilo que se quer.

7- Definir riqueza pela satisfação.

Em um mundo em que a ostentação de riqueza vem se tornando cada vez mais comuns, ensinar seus filhos de que a satisfação de ter o suficiente é melhor do que ficar eternamente insatisfeito por não ser um milionário.

Esse ensinamento é um dos mais difíceis da nossa vida atual, e por isso mesmo é importante continuar ensinando isso a elas.

Não deixe que seu filho aprenda da maneira mais difícil, comece a ensina-los hoje.

A obrigação de ensinar sobre educação financeira é de quem?

Os professores devem ensinar sobre educação financeira na escola para as crianças. No entanto, infelizmente as escolas públicas e privadas do nosso país ainda não possuem essa cultura e podem demorar muito para possuir. E é por isso que os pais precisam ter esse papel.

Falar de finanças para as crianças pode ser mais fácil do que se imagina. Os pequenos estão cada vez mais espertos, e se você achar uma bricandeira para ensiná-los, sem dúvidas vão entender muito bem.

Se você ensinar seus filhos sobre educação financeira desde pequenos, as chances deles se tornarem adultos menos endividados são muito menores, por isso vale a pena investir seu tempo nisso. Você não vai estar ajudando apenas seu filho, como também vai contribuir para um país melhor e mais consciente de suas finanças.

Dúvidas sobre a educação financeira na escola? Deixe um comentário!