Como usar a poupança para conseguir investimentos melhores?

A caderneta de poupança já foi o principal investimento do brasileiro, em épocas muito tempo atrás. Mas hoje em dia, em matéria de investimentos, ela é simplesmente uma escolha ruim.

Anúncios

Ainda assim, ela é extremamente inclusiva e pode ser a sua companheira inicial na sua busca por uma independência financeira maior. Por isso mesmo, se você tem a necessidade de descobrir afinal de contas, como usar a sua poupança para conseguir melhorar a sua vida financeira conseguir iniciar investimentos mais interessantes para você.

Afinal, por que a poupança é tão ruim assim?

O ponto central sobre a poupança ser ruim parte do princípio que você não pode mexer no dinheiro para que ele renda. E estando ele paralisado, é melhor que ele esteja parado em outra aplicação que não seja na poupança, já que ela rende MUITO POUCO.

A única situação na qual a poupança se torna interessante, que é sobre o que vamos ensinar aqui. É quando você consegue separar muito pouco dinheiro por mês do seu orçamento.

A maioria das pessoas acredita que isso é bobagem, mas na realidade é muito mais interessante você sempre deixar aqueles 10, 20 reais que sobram eventualmente do fim do mês na poupança do que gastá-lo em algo fútil.

cartões-de-credito-com-score-baixo

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?

*você continuará neste site 🔒✅

Dessa forma, mesmo que com um rendimento fraco, você ganha o hábito de poupar e começa a si oferecer as possibilidades que uma vida previdente tem como menos problemas e “apertos”, alguns objetivos mais difíceis sendo conseguidos e a construção de um patrimônio.

Esse tipo de situação vai se tornar intrínseca na sua vida e você vai começar a pensar em termos de mais economia com o tempo. Assim vai conseguir oferecer a si mesmo e as pessoas da sua vida uma vida mais confortável com o que você tem economizado.

Qual o próximo passo?

Depois que você conseguir economizar uma quantia razoável para começar os investimentos (algo entre 5 e 10 mil reais), é o momento de migrar suas economias a um plano que renda melhor.
Você pode continuar economizando enquanto esse outro plano vai rendendo ainda mais. Dessa forma você pode usar esse outro dinheiro como fundo de emergência ou ainda para iniciar outro CDB ou qualquer outro tipo de investimento.

Fazer da economia na poupança algo recorrente só vai te trazer benefícios. Além de te ajudar a focar naquilo que realmente importa, já que você consegue perceber o quanto determinados gastos podem ser pura tolice. Ou ainda uma tentativa frustrada de tentar resolver outra questão, que pode ser mais cara ou simplesmente não ter relação nenhuma com dinheiro.

Uma das primeiras regras para quem está começando a economizar é pensar naquilo que você pode estar construindo para si, ao invés de focar naquilo que você perde ao não gastar esse dinheiro.

O que NÃO FAZER para manter dinheiro na poupança?

Um ponto central sobre economizar de verdade é perceber quando o sistema bancário está te dando 10 com uma mão e tirando 50 com a outra.

Evite usar cartões de crédito e cheque especial se você está em ritmo de economia. Prefira compras à vista e sempre se mantenha dentro de um determinado orçamento.

Especialmente quando falamos em entretenimento, existem diversas opções gratuitas online e offline. E também diversas formas de ajudar e pedir ajuda aos amigos para que todos possam economizar.

Pequenos hábitos podem ser cortados, como os restaurantes com tanta frequência, aquela condução que poderia ser substituída por uma caminhada, aquele lanche mais caro que poderia ser substituído por algo mais barato e saudável. As oportunidades de usar a sua poupança como o primeiro passo da construção do seu patrimônio está em suas mãos!

Não devo nunca deixar o dinheiro na poupança?

Embora a poupança não seja o melhor tipo de investimento, ela pode sim ser usada. O que acontece é que a forma de usar a poupança não deve ser como um investimento, e sim como uma carteira, na qual você pode pegar o dinheiro quando desejar e inclusive passar no débito.

Isso porque entre deixar o dinheiro na poupança e deixá-lo na carteira, o melhor é na poupança, porque o saldo que estiver disponível no dia do seu aniversário vai ter um pequeno rendimento, e em sua carteira não rende nada.

No entanto, se você está em busca de fazer seu dinheiro trabalhar por você e quer ganhar um bom retorno com ele, o ideal é procurar outro investimento que renda mais.

Devo investir meu dinheiro?

É claro que sim. Atualmente existem vários tipos de investimentos para que você escolha o que é ideal para o seu perfil financeiro. Existem de curto e longo prazo e também de pequeno e grande risco. Ou seja, você pode pesquisar bastante para tentar encontrar o que vai ser melhor conforme suas necessidades.

Não importa o investimento escolhido, seja a poupança ou não. O ideal é que você não deixe de investir nunca. Dinheiro parado é que não compensa.

Dúvidas? Deixe um comentário!