Consultar CPF rápido – Quando fazer e quando não fazer?

JR/ julho 10, 2019/ Finanças/ 0 comments

Consultar seu CPF e manter suas cotas em dia são duas situações que você precisa ter consciência das razões e dos problemas que isso pode causar na sua vida no geral. Existem momentos adequados e não adequados para verificar esse tipo de situação, e tudo isso está relacionado com o equilíbrio da sua vida financeira.

Exatamente para resolvermos esse tipo de situação, é importantíssimo começar a compreender exatamente em que momentos consultar CPF, além de outras situações interessantes que você precisa saber sobre o funcionamento do score financeiro e de outras medidas de proteção de crédito em vigência no momento.

Hoje você vai entender todos os detalhes sobre consultar CPF, e o que isso significa para o sistema de crédito.

consulte aqui

Eu realmente preciso consultar CPF?

Existem dois momentos em que você realmente precisa consultar CPF: O primeiro é quando você está em busca de crédito.

O segundo é quando você está devendo e quer sentir o tamanho das consequências da sua dívida no seu score financeiro.

Isso é algo que você precisa entender sobre esse novo sistema de validação de crédito. O chamado score financeiro é um tipo de ranking onde você sobe e desce de acordo com a sua frequência e possibilidades de pagamento.

Ou seja, se você sempre ´paga em dia seu score financeiro é alto, se você vive atrasando as contas mas as paga e é um pouco menor,mas se você está em dívida, com certeza ele é bem baixo.

Nesse caso você percebe  quanto é importante manter suas contas em dia, pois assim você nem precisa se preocupar com o seu score, podendo inclusive pedir uma certidão positiva ao Serasa. Esse tipo de situação vai só melhorando seu score e permitindo que você tenha acesso a cada vez mais crédito.

Agora, exceto no caso de curiosidade, o ideal é deixar que apenas a instituição de crédito consultar CPF. Já vamos explicar porque.

Consulte Aqui

A consulta e o o score: Qual a relação entre eles?

Você precisa compreender que o sistema de consulta do CPF é o mesmo para todas as consultas. A sua consulta, a do banco de quem você vai tomar dinheiro, a da empresa que vai te oferecer cartão de crédito, etc.

Por isso mesmo o Serasa compreende cada consulta ao seu CPF como um pedido de crédito a uma instituição. Agora aquele detalhe que muitas instituições não querem que você saiba: quanto mais pesquisas no seu CPF seguidas, mais seu score financeiro vai caindo.

O motivo? Simples! O banco lê isso como seguidas negativas de adquirir crédito, e vai diminuindo o score, acreditando que algum problema está sendo causado pelo cliente ou similar.

A questão não é nem ir em dois ou 3 lugar  e sim que na maioria das empresas especialistas em empréstimos é feita a consulta em 4 ou 5 instituição de uma vez então enquanto você pensa que fez apenas 4 consultas, na verdade foram feitas mais de 2 consultas, inclusive algumas nos mesmos bancos!

Consultar Score

Como prevenir esse tipo de situação?

Existem algumas situações que você pode fazer para evitar esse tipo de problema com o seu score financeiro:

Peça empréstimo diretamente ao banco, evite financeiras

Caso recorre à financeiras, peça para que seja consultado apenas individualmente os bancos, e não na grande busca coletiva que eles costumam fazer para trazer as melhores taxas. Isso depois do primeiro.

Não pesquise seu CPF sem necessidade, mesmo uma pesquisa em separado já faz uma pequena diferença no seu score. Faça-o apenas quando realmente precisar da informação para alguma documentação

Com essas informações, você terá muito menos chance de perder score financeiro por esses deslizes sistêmicos que são feitos ‘sem querer”, já que quanto mais baixo o seu score financeiro, mais vantajoso o contrato para quem está emprestando o dinheiro para você.

Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*