Guardar dinheiro é muito importante, mas ao contrário do que muitas pessoas pensam, ele não deve ser guardado apenas para investimentos e para constituir o patrimônio. Uma das principais formas de guardar dinheiro, mas que poucas pessoas aplicam, é na reserva de emergência, porque muitas vezes nem sabem o que ela significa.
Anúncios
Se você também não sabe qual é a importância da reserva de emergência e nem sabe como ela é importante para mudar sua vida financeira, você está no artigo certo. Continue conosco e confira tudo sobre essa reserva a seguir!
Por que é importante?
Vamos começar falando sobre uma das principais dúvidas sobre a reserva de emergência, que é por que ela é tão importante e pode influenciar tanto em nossa vida financeira.
Ela é importante para que você possa ter uma vida financeira mais tranquila. Assim, em casos de imprevistos, você vai ter um dinheiro disponível para usar, sem precisar recorrer a empréstimos pagando altas taxas de juros.
Além disso, o que muitas pessoas não sabem é que a reserva deve ser feita até mesmo por quem não tem o costume de fazer investimentos. Isso porque a sua função é de ajudar em casos de emergência, e não de construir um patrimônio, como no caso dos investimentos.

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?
*você continuará neste site 🔒✅
Onde guardar a reserva de emergência?
Agora que você já sabe como é importante ter essa reserva, também é necessário que você escolha a melhor forma de guardá-la. Porque colocar embaixo do colchão, como antigamente, não é mais a melhor opção.
Existem várias formas de guardar esse dinheiro, como uma conta própria para isso, ou a poupança. Mas sem dúvidas, a melhor forma é fazendo um investimento com ele. Com o investimento, você vai conseguir fazer seu dinheiro render mais, por isso eles valem a pena.
No entanto, você deve saber separar o dinheiro que é para construir seu patrimônio, do que é para você criar a reserva. Isso porque o do patrimônio pode ser a longo prazo e até mesmo de médio ou alto risco, a depender da sua experiência com investimentos. Mas para a reservar, o indicado é investimentos de baixo risco e com liquidez diária.
Como escolher um bom investimento para reserva de emergência?
Se você está criando sua reserva de emergência agora, é importante que você saiba como escolher um bom investimento, para conseguir ter boa rentabilidade. Mas acima de tudo, deve escolher um que atenda as suas necessidades.
Antes de aplicar seu dinheiro, existem três fatores que são fundamentais e que devem ser levados em consideração. Veja abaixo quais são:
Liquidez
A liquidez de um investimento para criar a reserva financeira é um dos principais fatores que precisam ser lavados em consideração. Quanto maior a liquidez dele, mais fácil você consegue pegar o dinheiro.
Por isso, como esse investimento é para casos de emergência, o ideal é que você escolha um de alta liquidez, que consiste em modalidades que você pode pegar o dinheiro a qualquer hora.
A poupança é um desses investimentos de alta liquidez. E por isso você pode sacar seu dinheiro na hora que precisar. No entanto, nesses casos, ao sacar o dinheiro antes da data de aniversário, você perde a rentabilidade daquele mês. Além de ter rendimento baixo.
O CDB e Tesouro Selic também são boas opções, porque possuem liquidez diária, e possuem rentabilidades melhores que a poupança.
Segurança
Quando você começa a construir seu patrimônio, você pode fazer investimentos de risco, porque assim vai ter rentabilidade muito maior. No entanto, ao criar a reserva de emergência, você deve priorizar a segurança.
Isso porque você não pode correr o risco de perder todo o seu dinheiro de uma hora para outra.
Atualmente no Brasil, o investimento mais seguro é o Tesouro Selic, porque nele você compra títulos públicos. Ou seja, empresta o seu dinheiro para o governo, por isso possui a segurança de que vai recebê-lo conforme o estipulado.
No entanto, o CDB e a poupança também são investimentos muito seguros, porque eles são protegidos pelo Fundo Garantidor de crédito. Assim, caso a instituição em que você aplicou o dinheiro venha a falir, você recebe seu dinheiro de volta, caso ele seja de até 250 mil reais.
Rentabilidade
Por fim, você também precisa analisar qual é a rentabilidade do investimento que você possui, por que quanto maior for ela, mais você vai ganhar por deixar o dinheiro aplicado. Embora não seja o mais importante, a rentabilidade conta muito na hora de fazer a aplicação.
A poupança é de todos, o que possui menor rentabilidade, por isso talvez seja melhor repensar, antes de investir seu dinheiro nela.
Por isso, optar pelo Tesouro Selic ou pelo CDB é a melhor opção, visto que a rentabilidade deles são maiores, contando com a mesma segurança da poupança. Ou seja, você vai ganhar mais, com a mesma segurança e liquidez.
É bom ter reserva de emergência?
Não é só bom ter reserva de emergência, como é fundamental para se manter economicamente saudável.
Não adianta você ganhar bem e gastar todo seu dinheiro, ou aplicá-lo em investimentos de baixa liquidez, porque quando você precisa de dinheiro na hora, não vai conseguir ter. Além disso, se ele possui a função de formar seu patrimônio, não deve ser usado para cobrir gastos da sua emergência.
Além disso, em casos de imprevistos, quem não tem esse dinheiro reservado para supri-lo pode ter dois problemas, o primeiro é ter que recorrer a empréstimos com altas taxas de juros, fazendo com que a dívida fique ainda maior e correndo risco de cair no efeito “bola de neve”.
O outro risco é de não conseguir pagar as contas do mês e com isso se tornar inadimplente, fazendo com que o seu nome fique sujo nos órgãos de proteção ao crédito como Serasa e SPC. Assim, além de ter que pagar a conta com juros, você ainda vai ter dificuldade em conseguir crédito novamente.
Espero que você tenha gostado desse artigo, esse ainda ficou alguma dúvida sobre sua reserva de emergência, deixe-nos um comentário!