Programa de pontos: Veja se vale a pena participar deles!

  • Post author:
  • Post last modified:22/05/2020
  • Reading time:6 mins read

Ao usar um cartão de crédito muitas pessoas se preocupam apenas com os benefícios mais comuns dele, que é de aumentar o poder de compra e fazer parcelas. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que existem ótimos programas de pontos que podem fazer toda a diferença.

Anúncio

E se você também é uma dessas pessoas que ainda não sabe como funciona esse tipo de programa, não se preocupe, é só ler esse artigo! Nele eu vou falar tudo o que você precisa saber para participar. Continue conosco e confira!

O que é programas de pontos?

Para quem ainda não conhece, o programa de pontos é uma funcionalidade que as empresas operadoras de cartão de crédito ofertam aos seus clientes como forma de fidelizá-los.

Através deles, ao fazer compras com o seu cartão de crédito você ganha muito mais do que apenas melhores condições de pagamento, você acumula pontos que podem ser trocados por diversos produtos e serviços.

Atualmente, devido a popularização, as principais empresas de cartão de crédito já possuem algum tipo de programa de pontos para seus clientes.

O objetivo desse tipo de programa é fazer com que os clientes usem mais o seu cartão pensando no prêmio final, que é a troca dos pontos em vários produtos e serviços disponíveis. E embora cada um tenha sua premiação, os que são mais comuns entre os brasileiros é a troca de pontos por passagens aéreas.

Como funcionam os programa de pontos?

O programa de pontos, como já falamos anteriormente, tem foco na fidelização do cliente. E é por isso que eles servem para que o cliente possa ter acesso a alguns produtos e serviços.

O funcionamento do programa é simples. Isso porque nele o cliente ganha pontos apenas usando o seu cartão de crédito, sem precisar de pagar nada para participar. Assim, sempre que você usar o valor pré-determinado no cartão você ganha pontos que vão ficar guardados.

Esses pontos vão ter um prazo para uso e quanto mais você gastar, mais pontos vai ter. É importante apenas ler as regras de cada programa para saber qual é a validade desses pontos.

Além disso, é comum que cada produto possua uma pontuação diferente, por isso é bom você consultar os pontos dos produtos que tem interesse antes de começar a juntar seus pontos.

Qual é o melhor?

Como existem muitos tipos de programas de pontos diferentes é difícil que o cliente escolha qual é o mais vantajoso para ele. E se você também está nessa dúvida, veja abaixo alguns aspectos que devem ser levados me consideração no momento da sua escolha:

  • Qual o custo: Normalmente a maioria dos programas são gratuitos, mas é importante que você certifique-se disso.
  • Pontos: Analise qual é a conversão de pontos conforme o valor gasto.
  • Como resgatar: Verifique se o resgate é facilitado ou não
  • Os pontos expiram: Analise se os pontos expiram rápido ou se não tem validade
  • A moeda é real ou dólar: Alguns programas de pontos usam o real como moeda para cálculo da conversão, outras o dólar. É importante saber qual é a que vai te trazer mais vantagens.

Em uma pesquisa feita para descobrir quais são as empresas que possuem os melhores programas para seus clientes, e os resultados foram os seguintes:

  • Elo Nanquim da Caixa
  • Dotz
  • Livelo
  • Ponto pra você
  • Santander Esfera
  • Mastercard Surpreenda
  • Vai de Visa

O Nubank Rewards também ficou entre um dos melhores. No entanto, ao contrário dos anteriores, é necessário que o cliente pague para participar dele.

Como posso acumular e resgatar meus pontos?

Muitas pessoas ficam em dúvida de como é possível acumular e resgatar seus pontos. E se esse também é o seu, não se preocupe, porque eu vou te ajudar. Confira abaixo tudo o que você precisa saber para conseguir participar desse programa.

  1. Conheça quais são as opções de programas de pontos disponíveis para o seu cartão.
  2. Entre as opções disponíveis, analise qual delas é a que vai te trazer mais vantagens.
  3. Leia com atenção todas as regras da promoção escolhida para saber se ela é mesmo vantajosa e não tem nada nas entrelinhas que você pode ter problemas depois.
  4. Faça o cadastro no programa escolhido. Pode ser por telefone ou internet a depender do programa.
  5. Pronto. Agora é só você usar muito o seu cartão para acumular pontos.
  6. Verifique a sua pontuação e se ela é suficiente para resgatar o produto ou serviço que você deseja.
  7. Acesse o site do programa e resgate seus pontos conforme a indicação do próprio site.

Vale a pena participar de programas de pontos?

Depois de conhecer tudo sobre esse tipo de programa é possível afirmar que ele vale mesmo a pena e que é uma ótima opção para as pessoas que usam cartões de crédito.

Muitas pessoas não procuram saber dos programas que o seu cartão possui e é por isso que deixam de ganhar coisas realmente muito vantajosas, e muitas vezes sem pagar nada, apenas por continuar usando os cartões normalmente em suas compras.

Para evitar que isso aconteça com você, o ideal é sempre que pegar um cartão novo procurar pelos programas de pontos que ele possui e se são pagos ou não. Caso não seja pago, faça seu cadastro mesmo sem ter intenção de gastar, porque assim quando usar seu cartão você vai conseguir acumular os pontos.

Além disso, existem alguns programas pagos como o do Nubank que são ótimos. Mas nesse caso, antes de assinar é importante que você avalie quais sãos os custos e benefícios que ele vai te trazer para saber se vale a pena mesmo participar. Isso vai depender também dos seus gastos com o cartão.

E quem ainda não usa cartão de crédito deve analisar se realmente é vantajoso participar de um desses programas. E se valer a pena, pode até mesmo solicitar o cartão para se cadastrar e passar a pagar suas contas nele, ao invés de usar dinheiro.

Espero que você tenha gostado desse artigo, e se ainda tem alguma dúvida é só deixar um comentário!