IPVA atrasado – Quais os problemas causados e como pagar?

Advertisement

O IPVA é um dos impostos mais comuns de acabarem atrasando ou de não serem pagos , especialmente por pessoas que estão enfrentando dificuldades financeiras. Nesse caso, é muito importante que se tenha em mente que esse é um tributo que não é exatamente recomendável deixar de se pagar. Isso porque o IPVA atrasado pode trazer consequências desagradáveis.

Advertisement

Para que você entenda quais são as melhores formas de lidar com esse imposto em vencimento e outros detalhes adicionais, vamos falar mais sobre ele e outras questões relacionadas a essa taxa, que pode se tornar uma situação extremamente importante.

O que é o IPVA e como ele pode afetar negativamente a sua vida?

O IPVA ( Imposto sobre propriedade de veículos automotores) é uma taxa estadual criada para taxas os donos de veículos automotores terrestres no geral (carros, motos, caminhões, entre outros). Esse imposto é estadual e ajuda o governo do estado a manter estradas e outras questões, como o policiamento das leis de trânsito.

Posts Relacionados
Advertisement

Um ponto importante sobre esse imposto é que ele é cobrado anualmente, sempre em janeiro. Exatamente por isso é mais comum do que se gostaria que esse imposto acabe atrasando e por isso mesmo existem diversas formas de resolver esse tipo de situação para evitar ter o IPVA atrasado.

Uma questão que costuma ser trazida sempre à baila é que os impostos do veículo estarem em atraso não podem simplesmente gerar a apreensão do veículo. Lembrando que esse tipo de situação de remoção do veículo de situação também tem relação com a validade da sua habilitação. Ou seja, se o seu veículo estiver ok, mas a sua habilitação não, ocorre o guinchamento.

O que pode acontecer se você for pego circulando com o veículo sem o pagamento do IPVA é uma multa e essa com certeza vai ser mais dolorosa, ainda mais com os juros e alíquotas adicionais que o seu IPVA vai recebendo por causa do atraso.

Advertisement

A maior dificuldade que o IPVA traz é que sem ele você não consegue fazer o licenciamento do veículo, e nesse caso sim, se você for pego dirigindo seu carro sem o licenciamento em dia, ele será removido e você só consegue resgatá-lo pagando todas as pendências e ainda arcando com dias de pátio

Por isso mesmo a melhor solução é resolver o seu IPVA atrasado o quanto antes. Quer saber como? vamos mostrar!

Pagar IPVA atrasado à vista vs parcelamento: Qual a melhor opção?

O IPVA deve ser pago o quanto antes, isso é ponto pacífico, mas é melhor pagá-lo à vista u parcelado?

Advertisement

Obviamente o pagamento à vista é mais interessante pela eliminação da dívida, mas nem sempre é possível fazê-lo. O parcelamento é uma opção melhor do que deixar sem pagar inclusive pela questão da multa, mas os juros são relativamente altos. Se você tiver alguma forma de buscar um empréstimo ou crédito com juros menores e puder pagar a vista, definitivamente é o mais indicado.

Outra questão é que esse procedimento não é o mais simples, já que esse parcelamento nem sempre pode ser feito online. Nesse caso, pode ser inclusive necessário o uso dos serviços de um despachante para evitar as dificuldades do procedimento de pagar o IPVA atrasado.

Consulte o site do governo do estado da sua cidade para checar as questões de IPVA atrasado.

Esse tipo de imposto precisa sempre estar no planejamento financeiro da pessoa para o começo de ano, sendo que alguns especialistas inclusive recomendam que parte do 13 salário seja usado para essas situações. Faça seu planejamento com as nossas dicas e evite esse tipo de dificuldade na sua vida financeira!

Vamos dar também dicas de investimentos para que você consiga melhorar essa outra situação da sua vida financeira e evite problemas com impostos e gastos de urgência.

É melhor pagar o IPVA adiantado?

Como você pode ver nesse artigo, o IPVA é um imposto muito importante para as pessoas que costumam andar sempre de carro. Isso porque sem ele seu veículo não fica licenciado e se você for pego dirigindo ele, perde alguns pontos na carteira, além de ter o veículo apreendido até que regularize a situação.

E é por isso que pagar anualmente esse imposto é fundamental para que você não tenha dor de cabeça. Mas melhor ainda se você puder pagar o imposto adiantado, isso porque o governo dá um belo desconto para incentivar esse pagamento.

As pessoas que efetuarem o pagamento antecipado do imposto vão conseguir descontos generosos que podem chegar a mais de 20% do valor normal dele.

Além disso você não corre riscos de esquecer de efetuar o pagamento na data correta e ter que pagar altas taxas de juros por isso. E lembre-se que a data de vencimento do IPVA não é a mesma data em que ele começa a ser cobrado.

Ainda tem dúvidas sobre o IPVA atrasado? É só deixar um comentário que vamos saná-las assim que for possível!

Posts Relacionados