IPTU vencido? Veja como regularizar sua vida aqui!

Advertisement

O IPTU ( Imposto predial territorial Urbano) é uma taxa anual cobrada de todas as pessoas que possuem construções dentro do perímetro urbano. Isso significa que, independente do valor do seu imóvel, se ele está em ambiente urbano, ele pode ser tarifado. E deixar o IPTU vencido pode te trazer complicações.

Advertisement

Para que você entenda todas as questões relacionadas a esse imposto, vamos falar mais sobre suas questões, detalhes, formas de pagamento e problemas que esse imposto apresenta quando atrasa.

Essa informação é extremamente importante para todos aqueles que moram em cidades. Independente do imóvel ser alugado ou próprio.

Advertisement

Como funciona o IPTU na prática?

Um dos pontos mais interessantes sobre esse imposto é que ele é relacionado ao valor da sua casa. Ou seja, quando você faz melhorias e expansões na casa, isso precisa ser notificado e modificado na planta que a prefeitura possui da sua casa, para que a nova alíquota seja definida.

Dessa forma, uma das questões sobre o IPTU é que todas as casas que sofrem expansão da sua área construída precisam atualizar-se na prefeitura. E que a valorização da casa por outros motivos tem relação também com valor desse imposto.

Outro ponto importante é que, por ser um imposto municipal, o IPTU muda de acordo com a cidade onde se encontra o imóvel. Incluindo valores, tarifas adicionais e a faixa de isenção, que costuma excluir uns 20% dos imóveis de mesmo valor da cidade, ou menos. No entanto, não importa em qual cidade você esteja, você não deve deixar o IPTU vencido e por isso deve saber organizar suas finanças.

Advertisement

Geralmente são oferecidos aos moradores a chance de fazer o pagamento à vista ou parcelamento desses valores. Assim, geralmente quando se faz o pagamento à vista dentro de determinado prazo consegue-se um desconto considerável do imposto.

Uma dúvida muito comum sobre IPTU é quem precisa fazer o pagamento no caso do imóvel alugado. A responsabilidade, inicialmente, é do proprietário do imóvel, mas em diversos casos os contratos de aluguel associam o pagamento do IPTU ao locatário, então o mais comum é que o locatário tenha de arcar com esse pagamento.

Ou seja, se você conseguir tirar isso do contrato no momento de fechá-lo (difícil de acontecer, mas em alguns casos acontece) você deixa te ter essa preocupação.

Advertisement

Como resolver no caso de IPTU vencido?

Esse é um imposto municipal, e muitos especialistas afirmam que é uma das principais fontes de renda do município, então os responsáveis por essa cobrança são as prefeituras municipais.

Nesse caso, é importante verificar quais são as possibilidades de re-parcelamento dessa dívida e evitar que isso se arraste de forma muito exagerada,. Isso porque IPTU em atraso há mais de 1 ano corre risco de ser inserido na dívida ativa do município, o que gera uma série de dificuldades para o proprietário. Em alguns casos o locatário pode sofrer problemas também com a imobiliária.

Como verificar se o valor do IPTU está correto?

Esse é outro detalhe que muitas pessoas encontram dificuldade de entender: o valor do IPTU é calculado de acordo com que se chama de valor venal do imóvel. Esse é , basicamente, o valor do imóvel dentro de uma situação mais fixa, sem as variações de mercado.

Esse valor é definido pela própria prefeitura, com base em algumas questões, como localização, tamanho do terreno e tipo de acabamento da casa. Dessa forma, com todas informações em mãos, você é capaz de entender com mais eficiência  que cobrado.

Inclusive, com algumas alterações na estrutura da casa, você pode diminuir um pouco o valor venal da casa e melhorar o IPTU, pagando menos.

Preciso mesmo regularizar o IPTU vencido?

Seu IPTU está vencido e você está em dúvida se precisa mesmo regularizar ele? Pois saiba que sim, porque deixar o IPTU vencido pode fazer com que você tenha graves problemas.

Além de ter que pagar alta taxa de juros pelo atraso no pagamento você ainda corre riscos. Isso porque a depender dos anos que o imposto está sem pagar você pode até mesmo perder o seu imóvel.

É importante manter o pagamento desse imposto sempre em dia para que você não tenha problemas.

Posso parcelar o IPTU vencido?

Sim, é possível parcelar o IPTU, mesmo depois que ele já venceu. Esse é uma boa estratégia para que as pessoas possam regularizar seu imposto sem precisar passar apertos financeiros.

Para aproveitar esse benefício é bem simples. Você só precisa ir presencialmente a prefeitura do seu município fazer a solicitação. Eles vão falar quais são as condições de pagamento e se você concordar vai receber o novo boleto com a data atualizada.

Pague os boletos sempre em dia para evitar ter problemas.

Ainda tem alguma dúvida sobre o IPTU vencido e como quitá-lo? É só deixar um comentário que vamos te responder assim que for possível.

Posts Relacionados