Como tirar segunda via de imposto de renda? Veja todos os passos aqui!

Advertisement

O imposto de renda é algo que sempre mexe com as pessoas especialmente quando é a primeira vez que se tem acesso a isto. Porém, pode ser considerado uma forma de apontar uma evolução financeira.

Advertisement

Ao mesmo tempo, é um problema bem sério quando se pensa que esse tipo de imposto pode se tornar um verdadeiro pesadelo se você tiver algum tipo de problema para você. E muitas vezes você perde o recibo de pagamento do IRPF ou da declaração, e pode precisar dela.

Por isso mesmo existe a recomendação de saber exatamente como tirar segunda via do imposto de renda. Caso você esteja precisando da mesma, descubra agora quais os procedimentos necessários para tirar a segunda via do imposto de renda e quando eventualmente ele pode se tornar necessário.

Advertisement

2º Via da Declaração do Imposto de Renda

Quais são os modos de tirar segunda via do imposto de renda e quando isso pode ser necessário?

Quando falamos de segunda via da declaração do IRPF isso pode ser necessário quando, por algum motivo, a receita federal encontra irregularidades ou incoerências em declarações dos anos anteriores. Exatamente por isso não ser exatamente normal, não é tão comum que esse tipo de serviço seja necessário.

Existem 3 formas principais de conseguir sua segunda via do imposto de renda, sendo duas delas online e uma delas pessoalmente nos postos de atendimento na receita federal. Para que você verifique qual o mais interessante para você, vamos mostrar cada uma das opções com o máximo de detalhes.

Advertisement

1-Atendimento diretamente nas centrais da Receita Federal

Alguns consideram o mais incômodo, outros ainda vão dizer que é a forma adequada de se fazer esse tipo de requisição. Você precisa ter bastante tempo disponível e ir com documentação pessoal com foto para resolver esse tipo de situação (RG em dia é a forma mais adequada).
Esse atendimento precisa ser pré agendado, mas geralmente mesmo com o agendamento, existem chances de ele atrasar. Então se você for buscar a sua segunda via imposto de renda pessoalmente. Isso também pode ser necessário o caso dos atendimentos online não trouxerem as informações corretas ou derem algum tipo de problema adicional.

2-Atendimento pelo E-CAC

O E-CAC é o atendimento online de plataforma da receita federal, esse atendimento traz uma quantidade de serviços bem interessantes que podem inclusive incluir os leilões online da receita.
Pelo E-CAC você pode ter acesso à segunda via do imposto de renda. Mas existem casos, especialmente se houve retificação da declaração, que você pode não encontrá-la disponível. Nesse caso, apenas pessoalmente.
Você faz esse acesso pelo site do E-CAC, dentro do site da receita federal, da mesma forma que o usa para outros serviços, e procura pelas declarações de imposto de renda dos anos anteriores para baixar a segunda via da declaração de imposto de renda.

3 — Segunda via do imposto de renda por meio do programa da Receita Federal

O programa de declaração do imposto de renda, na maioria das vezes, é capaz de acessar as declarações dos anos anteriores e verificar se é necessária alguma retificação. Geralmente essa informação não fica exatamente clara quando já houve retificação, o que pode dificultar o acesso.

Quais outros usos podem se ter a segunda via da declaração de imposto de renda?

Essa segunda via também pode ser necessária e importante para quem precisa comprovar que pagou o imposto o ano vigente para a justiça, por exemplo. Nesses casos, pode ser necessário verificar um atendimento de urgência pela receita federal.

É importante fazer a declaração do Imposto de renda? 

Sim, fazer a declaração do imposto de renda anualmente é muito importante. Isso porque essa declaração é que vai fazer com que você consiga comprovar seus rendimentos a Receita Federal e até mesmo em bancos e financeiras.

Além disso, as pessoas que possuem a renda mínima exigida para fazer a declaração são obrigadas a declarar para não ter problemas com o leão. Isso porque sonegar imposto é crime e prevê multa e até mesmo prisão.

O melhor é que ao fazer sua declaração, se for constado que você pagou mais do que deveria no ano anterior, você tem a restituição do imposto, assim recebe um valor da Receita Federal que pode ajudar muito, principalmente nesse ano de 2020 em que grande parte da população teve uma diminuição da renda ou até mesmo perdeu o emprego.

Advertisement

Pegue todos os seus comprovantes de pagamento do ano anterior e os comprovantes de rendimento e faça já a sua declaração para não ter nenhum problema. E lembre-se que quanto mais rápido você fizer a declaração, mais rápido vai receber a restituição do imposto.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender a importância de fazer sua declaração do imposto de renda e como conseguir a segunda via dela. Caso ainda tenha alguma dúvida é só deixar um comentário que já já vamos te responder. Continue lendo nossos artigos e melhore de vez sua vida financeira.
Posts Relacionados