JR/ agosto 7, 2019/ Finanças/ 0 comments

O imposto de renda é algo que sempre mexe com as pessoas especialmente quando é a primeira vez que se tem acesso a isto, Porém, pode ser considerado uma forma de apontar uma evolução financeira.

Ao mesmo tempo, é um problema bem sério quando se pensa que esse tipo de imposto pode se tornar um verdadeiro pesadelo se você tiver algum tipo de problema para você, e muitas vezes você perde o recibo de pagamento do imposto de renda ou da declaração, e pode precisar dela.

Por isso mesmo existe a recomendação de saber exatamente como tirar segunda via do imposto de renda, Caso você esteja precisando da mesma, descubra agora quais os procedimentos necessários para tirar a segunda via do imposto de renda e quando eventualmente ele pode se tornar necessário.

2º Via da Declaração do Imposto de Renda

Quais são os modos de tirar segunda via do imposto de renda e quando isso pode ser necessário?

Quando falamos de segunda via da declaração do imposto de renda isso pode ser necessário quando, por algum motivo, a receita federal encontra irregularidades ou incoerências em declarações dos anos anteriores. Exatamente por isso não ser exatamente normal, não é tão comum que esse tipo de serviço seja necessário.

Existem 3 formas principais de conseguir sua segunda via do imposto de renda, sendo duas delas online e uma delas pessoalmente nos postos de atendimento na receita federal. Para que você verifique qual o mais interessante para você, vamos mostrar cada uma das opções com o máximo de detalhes.

1-Atendimento diretamente nas centrais da receita federal

Alguns consideram o mais incômodo, outros ainda vão dizer que é a forma adequada de se fazer esse tipo de requisição. Você precisa ter bastante tempo disponível e ir com documentação pessoal com foto para resolver esse tipo de situação (RG em dia é a forma mais adequada).
Esse atendimento precisa ser pré agendado, mas geralmente mesmo com o agendamento, existem chances de ele atrasar, então se você for buscar a sua segunda via imposto de renda pessoalmente. Isso também pode ser necessário o caso dos atendimentos online não trouxerem as informações corretas ou derem algum tipo de problema adicional.

2-Atendimento pelo E-CAC

O E-CAC é o atendimento online de plataforma da receita federal, esse atendimento traz uma quantidade de serviços bem interessantes que podem inclusive incluir os leilões online da receita.
Pelo E-CAC você pode ter acesso à segunda via do imposto de renda, mas existem casos, especialmente se houve retificação da declaração, que você pode não encontrá-la disponível. Nesse caso, apenas pessoalmente.
Você faz esse acesso pelo site do E-CAC, dentro do site da receita federal, da mesma forma que o usa para outros serviços, e procura pelas declarações de imposto de renda dos anos anteriores para baixar a segunda via da declaração de imposto de renda.

3 — Segunda via do imposto de renda por meio do programa da receita federal

O programa de declaração do imposto de renda, na maioria das vezes, é capaz de acessar as declarações dos anos anteriores e verificar se é necessária alguma retificação. Geralmente essa informação não fica exatamente clara quando já houve retificação, o que pode dificultar o acesso.

Quais outros usos podem se ter a segunda via da declaração de imposto de renda?

Essa segunda via também pode ser necessária e importante para quem precisa comprovar que pagou o imposto o ano vigente para a justiça, por exemplo. Nesses casos, pode ser necessário verificar um atendimento de urgência pela receita federal.
Como comentamos acima, esse documento é relativamente difícil de ser exigido, mas você aprendeu mais uma habilidade importante para a tranquilidade da sua vida fiscal e financeira aqui no Jr finanças!
Share this Post

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>
*
*