Quando vamos viajar é muita coisa que precisa ser pensada para que tudo saia como sonhamos. No entanto, quando a viagem é internacional é ainda mais importante tomar alguns cuidados. Isso porque como a moeda é diferente, você pode cair em ciladas. Como as viagens internacionais estão sendo cada vez mais comuns é fundamental que você escolha a melhor forma de pagar compras no exterior, assim você evita surpresas negativas.
Anúncios
Vai viajar para fora do Brasil e não sabe como pagar suas compras? Continue lendo esse artigo, porque a seguir eu vou falar tudo o que você precisa saber para aproveitar a viagem e economizar.
Opções de pagamento de compras no exterior
Quando você vai fazer uma viagem no exterior é fundamental que você pense em como vai fazer suas compras lá. Para isso é fundamental também saber qual é a moeda oficial do país de destino, assim você vai ter uma noção da diferença de preço entre ela e o real.
Após conhecer a moeda é bom analisar todas as possíveis formas de pagamento em detalhes para escolher a mais vantajosa. Veja abaixo um pouco sobre cada uma delas.
Dinheiro em espécie
Muitas pessoas quando vão viajar para o exterior já pensam principalmente em fazer seus pagamentos em dinheiro em espécie. Isso porque acreditam ser uma das formas mais fáceis de fazer suas compras, porque é só levar o valor que precisam consigo.

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?
*você continuará neste site 🔒✅
Essa é sim uma boa opção. Isso porque ao pagar em dinheiro vivo você paga menos por um imposto muito comum em operações internacionais, que é o IOF, Imposto sobre Operações Financeiras. Além disso, essa é uma das principais formas de pagamento em todo o mundo, por isso você não corre riscos de ter seu pagamento recusado pelo estabelecimento. E se o destino for uma cidade do interior com menos recursos, essa preocupação é ainda mais fundamental.
E como você vê o dinheiro saindo, é mais fácil controlar seus gastos. Isso porque você vai sempre estar em contato com o saldo final que possui, o que evita gastar mais do que pode.
No entanto, viajar com dinheiro em espécie também tem seus pontos negativos. O principal ponto negativo é o risco de perda e roubo do valor, principalmente em viagens longas onde você precisa ter um alto valor para se manter todos os dias.
E é por isso que quem desejar usar essa forma de pagamento deve ficar sempre atento e tomar muito cuidado, desde o momento que troca a moeda na casa de câmbio até o dia em que volta ao país de destino.
Cartão de crédito
Outra forma de pagamento muito comum nas compras no exterior é o cartão de crédito internacional. Principalmente porque com ele você só paga o valor em um período de até 40 dias após fazer a compra. Além disso, se desejar o cliente ainda pode fazer o pagamento das suas compras em várias prestações suaves.
No entanto, o valor do IOF cobrado pelo cartão é um dos maiores. E devido a imprevisibilidade do valor da moeda, se ela tiver uma alta você pode pagar um valor muito maior pelo produto. Isso porque a maioria dos cartões de crédito fazem a cotação da moeda do dia do fechamento da fatura, não do dia da compra. Por isso é importante consultar as regras da sua operadora de cartão.
Mas também não podemos deixar de falar que ele é uma ótima opção em casos de emergência, porque se você tiver algum problema financeiro pode usar o cartão e pagar só depois, talvez até mesmo depois de já ter voltado da viagem.
Cartão pré-pago
A última forma de pagamento muito comum no exterior é o cartão pré-pago. Isso porque com ele você usa o dinheiro na hora e não faz dívidas. E o melhor é que não corre riscos de perder o valor em casos de perda ou roubo. Isso porque é possível bloquear o seu cartão imediatamente quando desejar.
Uma das principais vantagens do cartão é que o IOF dele é mais vantajoso do que o plástico com função crédito. Assim, ao fazer suas compras o valor da moeda é travado com a cotação do dia e hora em que o cliente faz a recarga. Isso ajuda muito quando o cliente consegue comprar a moeda em valor mais baixo, porque ao aumentar ele não precisa pagar mais por ela.
E o melhor é que ainda é possível que usuário do cartão faça a compra da sua moeda de turismo e assim paga taxas bem mais atraentes.
Outra grande vantagem de pagar suas compras com o cartão de débito é que você vai ter mais controle dos seus gastos. Como o dinheiro sai da conta na hora que você faz um pagamento, é possível que você tenha acesso ao seu saldo real o tempo todo, e por isso gasta só o que pode.
Existem também opções de cartões multimoedas, assim você pode ter várias moedas no mesmo cartão.
Qual a melhor forma de pagar suas compras no exterior?
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de todas as formas de pagamento no exterior é necessário que você analise qual delas é mais vantajosa para você.
Após uma análise nossa foi possível perceber que usar o cartão pré-pago é a melhor opção. Isso porque com ele você gasta o dinheiro na hora e não corre risco de fazer dívidas, e também consegue taxas de câmbio e IOF menores do que se fosse um cartão de crédito.
O dinheiro em espécie pode ser bom, mas apenas para viagens curtas. Caso contrário, o ideal é ter apenas um pouco em espécie para não ter problemas se fizer compras em locais que não passam cartão.
Já o cartão de crédito só é indicado para casos de emergência, porque o valor da moeda pode variar muito e você pagar um preço muito mais alto do que imagina por um produto. No entanto, se o seu cartão fixar a taxa no dia da compra, ele pode se tornar uma opção para ser pensada.
Dúvidas? Deixe um comentário!