Anúncios
O ano de 2020 está sendo totalmente diferente dos demais anos que vivemos. Isso porque a pandemia causada pelo coronavírus está mudando o mundo e fazendo com que o governo e as pessoas precisem mudar suas atitudes. E uma das medidas tomadas que vai afetar muito os trabalhadores é que o saque do FGTS vai ser limitado, devido a liberação emergencial do benefício.
Ficou interessado e quer conhecer mais sobre como você pode receber o dinheiro? É só continuar lendo esse artigo que vamos falar a seguir tudo o que você precisa saber sobre as novas regras. Confira!
Governo libera Saque FGTS Emergencial
Para tentar ajudar a população brasileira a minimizar os impactos causados pelas medidas de isolamento que estamos vivendo o governo vai liberar o saque do FGTS emergencial a milhares de pessoas.
O saque vai ser liberado já no fim de junho e tem previsão de ir até dezembro deste ano. De acordo com uma estimativa feita pela Caixa, mais de 60 milhões de pessoas vão receber o benefício. O valor do benefício é de até um salário mínimo vigente, ou seja, 1045,00.
QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?
*você continuará neste site 🔒✅
Caixa vai limitar o saque do FGTS
A fim de evitar aglomerações nas filas para realizar o saque do dinheiro a Caixa tomou a medida de limitar o saque. Isso porque até mesmo os próprios funcionários do banco correm riscos de se contaminarem devido a aglomeração. E como o Brasil já é o segundo país de todo o mundo com maior número de contaminados pela Covid-19, todo cuidado é pouco.
De acordo com a Medida Provisória os brasileiros vão poder sacar o dinheiro conforme a data de nascimento, assim o número de pessoas diariamente nas agências vai ser menor.
Como vou receber o dinheiro?
Uma das dúvidas muito comuns de surgirem entre as pessoas quem tem direito ao saque do FGTS emergencial é em como podem receber o benefício. E para garantir que todos vão ter acesso a ele o governo disponibilizou o saque assim como o auxílio emergencial, sendo que quem tem conta bancária pode recebê-lo nela. Já quem não possui conta vai poder receber pela Poupança Social da Caixa, o Caixa Tem, que vai ser aberta automaticamente.
CARTÃO DE CRÉDITO
COM LIMITE ⬇︎
*você continuará neste site 🔒✅
As pessoas que usarem a poupança social vão poder movimentar o dinheiro através dela para pagamentos e transferência. E quem desejar pode sacar o dinheiro em um caixa do Banco24Horas.
A limitação de saque da Caixa é também para evitar escassez de cédulas
Embora evitar aglomerações seja muito necessário nesse momento que estamos vivendo, a limitação da Caixa também foi para evitar que o dinheiro fique escasso, como aconteceu durante os saques do auxílio emergencial.
Devido a possibilidade das pessoas poderem realizar o saque do auxílio em Banco24Horas ocorreu a escassez do dinheiro e o app do Caixa Tem precisou bloquear transferências para outras contas a fim de evitar ter problemas com falta de cédulas e moedas.
O Saque do FGTS não é obrigatório
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam o cidadão não é obrigado a sacar o dinheiro do FGTS.
O que acontece é que todo trabalhador vai ter direito ao saque emergencial, independente de quantas contas possui e se ela está ativa ou inativa.
No entanto, se ele não desejar fazer o saque não tem problema. Isso porque o valor volta a conta automaticamente, caso ele não seja sacado até a data prevista.
Onde é possível fazer o saque?
Vai querer sacar seu dinheiro? Pois saiba que para isso é necessário que você saiba quais vão ser os locais onde você pode pegar o seu dinheiro.
Os saques vão poder ser feitos em lotéricas e postos de atendimento da Caixa. No entanto, eles só vão ser liberados no dia certo, conforme o calendário. O ideal é que você fique atento as datas para não perder o dia.
Além disso, também é importante que você só vá a Caixa no dia de recebimento do seu benefício. Vá de máscara e mantenha a distância mínima exigida para evitar aglomorações nos postos de atendimento.
Calendário de pagamento
Ficar atendo ao calendário de pagamento do saque FGTS é fundamental para que você saiba qual dia seu dinheiro vai estar disponível.
Conforme o calendário os pagamentos são de acordo com o mês de nascimento. Nessas datas vai ser possível ter o crédito em conta. Veja abaixo:
- Janeiro: 29/06
- Fevereiro: 06/7
- Março: 13/07
- Abril: 20/07
- Maio: 27/07
- Junho: 03/08
- Julho: 10/08
- Agosto: 24/08
- Setembro: 31/08
- Outubro: 08/09
- Novembro: 14/09
- Dezembro: 21/09
Como você pode ver, houve um espaçamento grande entre cada mês de aniversário, assim as pessoas vão receber de forma espaçada.
Já o saque do FGTS e transferência dos valores vão estar disponíveis em datas ainda mais longas. Veja o calendário.
- Janeiro: 25/07
- Fevereiro: 08/08
- Março: 22/08
- Abril: 05/09
- Maio: 19/09
- Junho: 03/10
- Julho: 17/10
- Agosto: 17/10
- Setembro: 31/10
- Outubro: 31/10
- Novembro: 14/11
- Dezembro: 14/11
O intervalo entre os saques e transferências são muito maiores a fim de evitar que um grande número de pessoas vá ao mesmo tempo para as filas da Caixa e das lotéricas receber o seu dinheiro.
Vale a pena fazer o saque do FGTS?
Tem direito ao saque do FGTS, mas não sabe se vale a pena pegar o dinheiro? Pois saiba que se você estiver precisando dele, vale a pena sim. Isso porque você não perde nada com isso. O governo tomou a medida de adiantar o saque justamente para ajudar as pessoas que estão passando por dificuldades nesse momento tão difícil.
Como várias pessoas perderam o emprego ou tiveram sua renda comprometida durante a pandemia, pegar o valor de até 1045,00 pode ajudar muito a melhorar as finanças pessoais diante de tal crise econômica que estamos vivendo.
No entanto, se você não teve sua renda comprometida e não está precisando de dinheiro, o melhor é não sacar e deixar o valor voltar a conta. Assim você pode pegá-lo em outra oportunidade.
Ainda ficou alguma dúvida sobre o saque emergencial do FGTS? Deixe um comentário que vamos te responder assim que for possível.