Qual o segredo que os bancos brasileiros não te contam? Descubra!

Advertisement

A maioria das pessoas não entende como os bancos brasileiros conseguem ficar tão ricos. E nem como essas empresas financeiras vêm ficando cada vez mais milionárias enquanto o resto da sociedade, em geral, parece que vai ficando mais pobre.

Advertisement

Obviamente nenhuma das operações bancárias é ilegal, mas também não são o que se consideraria “justo”, por uma quantidade diversa de motivos, que vamos expor aqui. O mais curioso é que essas informações não chegam a ser secretas, mas também não são divulgadas para o público geral da forma que realmente deveriam.

Se você quer entender como os bancos vêm criando um sistema que beneficia apenas a eles no processo e as formas mais diversas de conseguir “burlar” esses processos! Seja bem-vindo ao primeiro passo da sua libertação da armadilha bancária!

Advertisement

QUERO MEU CARTÃO EM DIA

Quais são os mecanismos que os bancos brasileiros usam para ganhar praticamente todas às vezes?

Existe uma tendência, quando falamos em bancos, de nos sentirmos como se estivéssemos em uma mesa de cassino, jogando um jogo que não conhecemos. Quantas vezes você não se sentiu dessa forma, financeiramente acuado pelo “seu banco?”.

Eles escondem taxas e valores exorbitantes cobrados com atendimento gentil e benefícios que nos fazem acreditar que os valores cobrados em taxas de manutenção e juros são coerentes, quando, na verdade, não o são.

Advertisement

Os bancos brasileiros, para existir como atividade comercial eficiente, precisam pagar mais barato do que cobram no produto que ele vende. Mas o que o banco “vende” é mais dinheiro! Dessa questão nasceu o conceito de spread bancário.

O spread bancário é a diferença de taxa de que o banco usa quando ele te oferece crédito (te vende dinheiro) do que quando ele aceita seus investimentos (Compra seu dinheiro). Essa diferença fica de lucro para o banco, e pode parecer pouco, mas se você pensar em quanto dinheiro um banco movimenta por ano, você começa a compreender que definitivamente não é tão pouco assim.

QUERO MEU CARTÃO EM DIA

Advertisement

Lembrando que você também tem uma série de taxas dentro do banco em diversas operações. E ainda existem os produtos campeões de taxas de juros, como o cartão de crédito e o cheque especial, que fazem com que os lucros dos bancos se multipliquem de forma absurda.

Com toda essa estrutura e com regras sendo totalmente favoráveis a eles, alguns bancos ainda conseguem “quebrar”. Isso acontece porque eles fazem investimentos ruins e o dinheiro deles acaba sendo absorvido por outro banco. E isso pode fazer com que correntistas percam dinheiro.

Em suma, os bancos brasileiros raramente perdem.

QUERO MEU CARTÃO EM DIA

O que você pode fazer para mudar essa situação?

Mesmo frente à essas situações, é indispensável entender uma coisa: você precisa de serviços bancários. Cartão de crédito nacional e internacional, conta bancária, internet banking, é extremamente complicado tentar viver no século XXI sem esses serviços.

Isso não significa, de forma alguma, que você não tem opções contra os bancos. Existem algumas formas de resolver esse tipo de dificuldade e vamos listar algumas possibilidades para você:

Contas digitais sem taxas: existem diversas formas de conseguir uma conta digital sem taxas. Antes elas eram uma exclusividade de bancos brasileiros digitais, (as chamadas fintechs), mas como os bancos tradicionais perceberam que a nova geração quer apenas esse tipo de negócio com instituições financeiras, eles criaram esse tipo de produto.

Não pegue dinheiro emprestado com bancos, a não ser que seja indispensável: e mesmo assim prefira fazer da forma com que você pague menos juros, pagando em menos vezes possíveis.

Prefira cartão de crédito pré-pago: esse produto é extremamente interessante e te ajuda a controlar seu orçamento!

Os bancos digitais também usam esses truques? 

É claro que os bancos digitais também são capitalistas e desejam ganhar muito dinheiro dos seus clientes. No entanto, eles costumam ser mais generosos e transparentes do que os bancos tradicionais, e por isso podem ser uma boa opção para quem quer economizar.

Isso porque esses bancos não costumam cobrar taxas do cliente porque trabalham com o autoserviço e por isso não precisam gastar tanto com seus clientes.

No entanto, os bancos digitais possuem outras formas de ganhar o dinheiro, que geralmente é através das taxas de juros cobradas e serviços adicionais que são oferecidos, por isso é importante tomar cuidado. Principalmente porque muitos desses bancos possuem cartões de crédito facilitados aos clientes justamente pelas taxas que cobram em casos de atrasos.

Não importa se você tem conta em banco digital ou físico, todos vão querer ganhar seu dinheiro. Por isso o ideal é que você tenha um bom planejamento financeiro, evite pegar dinheiro emprestado e sempre pague suas faturas dos cartões em dia, assim as chances deles conseguirem pegar seu dinheiro vão ser menores.

Deixe suas dúvidas sobre os bancos brasileiros nos comentários, porque vamos te responder assim que possível.

QUERO MEU CARTÃO EM DIA

Posts Relacionados