Limpar meu nome no SPC Grátis é possível? Descubra tudo nesse artigo!

Advertisement

Uma das maiores preocupações do Brasileiro hoje em dia é manter suas dívidas dentro do controlável, já que existe uma quase impossibilidade de viver hoje em dia sem dever a ninguém. E por isso, saber como limpar meu nome no SPC é fundamental.

Advertisement

Para te ajudar na sua busca pelo nome limpo, organizamos uma série de informações e diferenciais que você precisa saber sobre como funciona o SPC e quais são as melhores formas de lidar com esse tipo de situação.

O que é o SPC e como o nome vai parar lá?

O SPC (serviço de proteção ao crédito) é um tipo de lista negra que o mercado criou de pessoas que tem um histórico ruim de pagamentos. Obviamente hoje em dia a situação se tornou algo muito mais complexo e interessante, em que um score financeiro e cadastros positivos ranqueiam as pessoas como pessoas de mais ou menos risco para crédito.

Advertisement

Isso significa que ter se nome no SPC é um problema grande. Especialmente se você precisa lidar com crédito no seu dia a dia, fica muito mais difícil (e caro) conseguir um empréstimo, por exemplo. E outras questões vão se tornando cada vez mais complicadas e menos interessantes com o passar do tempo do seu nome nesta lista.

Outro ponto extremamente interessante que você precisa pensar são os juros e as taxas que o seu valor vai sofrendo com o passar do tempo da dívida. Algumas delas podem se tornar reais empecilhos à sua evolução, mas nem todas são tratadas igualmente. Por isso, saber limpar nome no SPC é fundamental.

Um exemplo que muitas pessoas não sabem, mas débitos educacionais não podem ser levados ao SPC, especialmente quando falamos em ensino superior. Você tem todo o seu histórico retido na faculdade, mas não apresenta problemas com as dívidas da mesma forma que em outros ambientes.

Advertisement

O maior vilão do SPC acaba sendo, invariavelmente, o cartão de crédito.  Especialmente quando usado de forma pouco responsável,  o cartão de crédito pode se tornar uma gigantesca bola de nove, que vai te causar uma série de problemas e com certeza vai te trazer problemas diversos.

Agora, se você já está com seu nome incluso nessa lista, basta saber qual a forma mais eficiente de resolver essa situação.

Como dar fim ao nome sujo?

Uma das maiores questões sobre dever para empresas é que existe uma quantidade considerável de trabalho da empresa de recuperar o valor que você tem devido a ela. Isso porque existem questões bancárias que fazem com que uma dívida seja interessante economicamente até determinado tempo.

Advertisement

Dessa forma, tudo o que você precisa desenvolver é uma estratégia adequada para fazer essa dívida sumir e por isso seguir as dicas de como limpar meu nome no SPC pode te ajudar.

Como limpar meu nome no SPC com acordos

Os acordos são uma excelente opção, e serão propostos de várias formas, por diversas agentes diferentes. Atualmente até o próprio SERASA oferece forma se planos de pagamento para que você quite suas dívidas. Isso faz com que quitar as suas dívidas fique muito mais simples e interessante.

Parcelamentos

Os parcelamentos são um tipo diferente de acordo, já que eles podem ser uma forma de você conseguir protelar uma dívida de forma inteligente até você realmente conseguir pagá-la. Acordos de parcelamento para limpar nome no SPC permitem que pelo menos juros parem de serem cobrados e faz com que você ganhe um novo fôlego para manter suas dívidas em dia.

Prescrição

Uma informação que geralmente não é dita, e usada de forma especialmente maliciosa por muitos, é o período de prescrição. Depois de 5 anos de dívida, ela prescreve e você deixa de dever para a instituição. Em alguns casos pode existir processo de recuperação judicial antes disso (especialmente quando falamos de financiamentos de veículos e situações assim).

Definitivamente não é recomendável, mas importante que você saiba que existe essa possibilidade, mas ela causa um dano considerável ao seu score financeiro.

Ter o nome sujo pode me causar problemas?

Sim, ter o nome sujo pode ser muito prejudicial a você porque pode te causar problemas na hora de tentar um crédito. Isso porque bancos e financeiras consultam os órgãos de proteção ao crédito antes de conceder crédito aos seus clientes. E é por isso que saber como limpar nome no SPC é fundamental.

Além disso, não só o SPC pode enviar seus dados, o Serasa também, e ele possui um sistema ainda mais usado, que é o score. Através do score é possível que a instituição saiba se você tem grandes chances de pagar suas compras em dia no prazo de um ano ou não.

Quanto mais próximo de mil pontos, menor é a chance de você se tornar inadimplente. Já quanto mais próximo de 0 pontos, maior é a chance de você se tornar inadimplente. É importante ficar atento, porque essa pontuação pode ajudar ou atrapalhar muito na hora de você solicitar algum tipo de crédito.

Dúvidas sobre como limpar meu nome no SPC? Deixe um comentário e vamos responder você.

Posts Relacionados