6 erros fatais que você está cometendo ao usar o seu cartão de crédito

Publicidade
Publicidade

Embora o uso do cartão de crédito possa aumentar nosso poder de compra, é importante tomar cuidado para não entrar para a lista de inadimplentes por causa desse plástico. Se você não quer ficar inadimplente, você precisa conhecer os 6 erros fatais que você está cometendo ao usar o seu cartão de crédito.

Não sabe quais erros são esses? Pois então você precisa continuar lendo esse artigo para conhecê-los e saber como evitá-los. Confira!

Não pagar a fatura no dia certo

Pagar a fatura do cartão em dia é muito importante. Isso porque se você atrasar a data de pagamento, irá pagar juros referente a esse atraso. Além do mais, quando o atraso da fatura é superior a 30 dias, sua dívida poderá ficar ainda maior e acabar virando uma bola de neve. 

Pagar o valor mínimo 

Mais um dos erros fatais que você está cometendo ao usar o seu cartão de crédito é pagar o valor mínimo da fatura, pois assim você está pagando muito mais taxas do que pegou emprestado. 

Ao pagar o valor mínimo você pode acabar pagando duas vezes o valor das compras que efetuou, por isso evite fazer esse tipo de pagamento.

Não olhar o extrato da sua fatura

Comprar no cartão é muito bom, pois você acaba fazendo suas compras sem gastar o seu dinheiro, mas isso pode se tornar um erro fatal. Quando você compra sem olhar o extrato da sua fatura, você não sabe o quanto ainda pode gastar e pode fazer uma dívida maior do que consegue pagar, o que é um dos erros fatais com cartão de crédito.

O ideal é olhar o extrato da sua fatura antes de  efetuar sua compra. Porque assim você saberá quanto já tem que pagar e se ainda pode gastar neste mês.

Saque com o cartão de crédito

Mais um grande erro que as pessoas cometem é sacar dinheiro em seu cartão de crédito, pois além de pagar o juros sobre o saque, você também irá pagar IOF e tarifa. E isso poderá gerar um valor bem alto sobre o valor que você sacou. 

Mesmo que você esteja precisando de dinheiro rapidamente e não tenha em mãos, não caia na cilada de sacar o valor do seu cartão de crédito.

Parcelar a fatura

Mais um dos 6 erros fatais que você está cometendo ao usar o seu cartão de crédito é sair comprando tudo o que vê pela frente e depois parcelar a fatura por não ter dinheiro para pagar o valor total dela. 

Ao fazer o parcelamento da fatura você também cai no efeito bola de neve e por isso vai pagar um juros muito alto até quitar o valor total. 

Emprestar seu cartão de crédito

Por último, um dos maiores erros que as pessoas cometem com o cartão de crédito é emprestá-lo a parentes e amigos. Ao emprestar o cartão você não tem garantia que a outra pessoa vai efetuar o pagamento do valor gasto no dia certo da fatura. Sem essa garantia, é o seu nome que ficará sujo caso o pagamento não seja feito. 

Evite esses 6 erros fatais que você está cometendo ao usar o seu cartão de crédito e você conseguirá manter seu nome limpo e aumentar seu score. Se você quer ter um cartão INTERNACIONAL GRATUITO, para aplicar as dicas que aprendeu, clique AQUI.

Possuir muitos cartões de crédito

Mais um dos maiores erros com cartão de crédito é pedir mais de um. Isso acontece principalmente quando o limite do cartão é inferior ao desejado, assim as pessoas solicitam vários para conseguir ter um bom limite.

No entanto, manter o pagamento de todas as faturas em dia se torna mais difícil e por isso é importante que você tenha cuidado.

É melhor ter apenas um cartão e concentrar todos os seus gastos nele do que pedir vários e depois ter dificuldades na hora de pagar. Além disso, ao concentrar seus gastos em apenas um cartão você tem mais chances de conseguir um limite alto.

Mas enfim, vale a pena usar cartão de crédito?

Agora que você já sabe quais são os principais erros que você pode estar cometendo ao usar o cartão de crédito é hora de saber se vale a pena mesmo pedir um. E a resposta é sim. Isso porque ele pode te ajudar a ampliar seu poder de compra e pode fazer com que você consiga comprar em várias parcelas para não apertar seu orçamento.

Além disso, existem muitas opções de cartões que não cobram anuidade dos seus clientes e por isso ao solicitar um deles você ainda fica livre de pagar taxas abusivas. Você paga apenas os gastos que tiver com seu cartão.

E o melhor é que com o plástico ainda dá para aproveitar programas de recompensas. Para isso é necessário apenas que você analise todas as vantagens dos cartões disponíveis antes de pedir o seu.

Deixe uma resposta