Como usar cartão de crédito sem atrapalhar suas finanças: Veja Aqui!

Advertisement

O cartão de crédito é um excelente plástico que pode ser usado para que você possa fazer suas compras em milhares de estabelecimentos para pagar em uma data futura ou até mesmo em várias parcelas. No entanto, tanta facilidade pode trazer sérios prejuízos aos clientes, que podem acabar ficando endividados devido a ele. E é por isso que você precisa saber como usar cartão de crédito, assim vai aproveitar os benefícios dele, sem ter problemas financeiros.

Advertisement

Deseja saber mais sobre como usar o seu cartão? É só continuar conosco, porque a seguir vamos falar tudo o que você precisa saber para usá-lo sem se endividar. Confira!

Quanto maior o limite, maior o endividamento para quem não sabe como usar cartão de crédito

Um erro que muitas pessoas cometem é de pensar que o limite do cartão é uma extensão do salário, e por isso usam ele sem se preocupar em como vão pagar. Isso é um grande problema, porque segundo pesquisas, quanto menor o salário, maior é o limite do cartão do cliente, e por isso você pode ter sérios problemas.

Advertisement

Uma pesquisa feita pelo aplicativo Mobills, focado em gestão de finanças pessoais, constatou que as pessoas que possuem salários baixos entre 500,00 e 1.000,00 costumam ter um limite de mais de 200% do valor do seu salário. E nesses casos, quando a pessoa não sabe usar bem o seu limite, ela acaba se endividando.

Além disso, nessa mesma pesquisa foi constatado que as pessoas com salários altos, acima de 10 mil reais, costumam ter limites menores, que chegam a apenas a 60% do valor da sua remuneração.

E é por isso que hoje em dia o cartão de crédito está em um dos principais causadores de endividamento do mercado. A pessoa acaba usando o plástico sem se dar conta de que precisa pagar depois, e cai no juros rotativo.

Advertisement

Saber como usar cartão de crédito está se tornando cada vez mais importante para evitar o endividamento, principalmente entre as pessoas que possuem salários mais baixos.

Tabela da relação salário x limite do cartão pode prejudicar quem está em busca de como usar cartão de crédito

Para que você possa entender melhor qual é a diferença entre os salários recebidos e os limites dos cartões de crédito dos trabalhadores, abaixo separamos qual é a proporção de cada um. Confira!

  • Renda de 500,00 a 1.000,00: limite de crédito médio é 203% maior que o salário
  • Entre 1.000,00 a 2.999,00: limite de crédito médio é 61% maior que o salário
  • Renda entre 3.000,00 a 4.999,00: limite de crédito médio é 19% maior que o salário
  • Entre 5.000,00 a 7.999,00: limite de crédito médio é 7% menor que o salário
  • Renda entre 8.000,00 a 9.999,00: limite de crédito médio é 18% menor que o salário
  • Renda acima de 10.000,00: limite de crédito médio é 41% menor que o salário

Como você pode ver, quanto maior o salário, menor é o limite de crédito disponível para as pessoas gastarem. Isso se torna muito vantajoso para o banco, porque assim ele aumenta a chance das pessoas que possuem salários baixos e limites altos não conseguirem pagar a fatura.

Advertisement

Quando essas pessoas não pagam a fatura entram para os juros rotativo, que é um dos maiores do mercado, e por isso faz com que o banco consiga lucrar muito.

No entanto, ter um limite alto tendo um salário baixo não é tão ruim quanto se imagina. Isso porque as pessoas de classes mais baixas podem aumentar seu poder de compra com esses cartões. No entanto, elas precisam saber como usar cartão de crédito para não ficarem endividadas.

Taxa de juros rotativo teve queda em Maio de 2020

O ano de 2020 está diferente do que estamos acostumados, e apesar de muitas coisas ruins que estão acontecendo nesse ano, também existem algumas coisas boas. Como exemplo temos a redução do juros rotativo, que sempre foi um dos mais altos do mercado, e é cobrado quando há atraso no pagamento da fatura do cartão de crédito.

De Abril para Maio deste ano os juros rotativos caíram de 313% para 303% ao ano, o que é muito bom para os clientes, porque em casos de imprevistos vão pagar um valor menor de juros.

Como usar cartão de crédito corretamente?

Usar o cartão de crédito corretamente não é difícil, mas é fundamental ter educação financeira para isso. Isso porque uma pessoa que não consegue administrar bem seu próprio dinheiro não vai conseguir ter sucesso ao fazer suas compras no cartão.

Mas algumas dicas que podem ajudar são:

Não tenha muitos cartões

Quanto mais cartões você possuir, pior vai ser. Isso porque você pode ter um descontrole financeiro e pode acabar comprando mais do que pode. Quanto mais cartões, mais limites disponíveis.

Tenha um limite menor que seu salário

Mais uma dica fundamental é que você tenha um limite menor do que o seu salário. Isso vai te ajudar a ter mais controle, porque você vai poder concentrar todos os seus gastos no cartão e depois é só pagar a fatura com seu salário.

Como o limite é menor do que você recebe, você corre menos riscos de deixar de pagar a fatura.

Cuidado ao parcelar sua fatura

Mais uma dica fundamental para quem está em busca de como usar cartão de crédito é ter cuidado ao parcelar a fatura. Isso porque quando você opta pelo parcelamento, muitas vezes pensa apenas nas parcelas que vai pagar e se esquece do valor total que elas somam, que podem ser muito maiores do que o valor real da fatura.

Não caia nos juros rotativo

E por último, sem dúvidas é importante que você não deixe de pagar sua fatura para não entrar nos juros rotativo. Ele é um dos juros mais altos do mercado e pode fazer com que você caia no efeito bola de neve.

Se você não possuir dinheiro para pagar a fatura e tiver que escolher entre o parcelamento dela ou pagar o mínimo, é menos pior o parcelamento, porque ele possui juros mais baixos.

Espero que esse artigo tenha tirado suas dúvidas, mas caso ainda tenha alguma é só deixar um comentário que já já vamos te responder!

Posts Relacionados