9 dicas para organizar as suas finanças pessoais!

Advertisement

Independentemente de ganhar muito ou pouco, para chegar ao sucesso financeiro é preciso saber organizar corretamente suas finanças pessoais. Isso porque uma pessoa desorganizada financeiramente, mesmo ganhando altos salários, ainda vai ter problemas com endividamento.

Advertisement

Se você é uma dessas pessoas que tem problemas com as finanças pessoais, você está no artigo certo. Isso porque a seguir vamos te dar 9 dicas de sucesso de como organizá-las em pouco tempo. Confira!

1- Não extrapole seu orçamento!

Para organizar suas finanças o primeiro passo é encarar seu orçamento, gastar mais do que se ganha é a principal causa de endividamentos atualmente.

Advertisement

Pesquisas feitas pelo SPC mostram que 72% dos brasileiros não praticam o consumo consciente. Encarar realisticamente nos seus gastos e ganhos é uma tarefa que todo mundo deveria fazer.

2- Ranking de Prioridades.

Crie seu quadro de prioridades dentro do seu orçamento. Essa dica é importante quando seus planos sobre o que fazer com o dinheiro são maiores que com os ganhos. Liste as prioridades indispensáveis para a sua sobrevivência e conforto. Depois comece a organizar as outras despesas de acordo com a prioridade e fazer seus investimentos dentro desse quadro de prioridades.

Isso é de suma importância para que você invista seu dinheiro de forma mais sábia!

Advertisement

3- Controle seu dinheiro para controlar suas finanças pessoais!

O dinheiro é uma ferramenta extremamente versátil, que pode ser usada para aumentar seu conforto. O seu valor como um profissional e realizar seus sonhos.

Sabendo controlar seus impulsos consumistas e otimizando seus gastos você fará muito mais com seu dinheiro!

4- Trace metas e sonhos.

Os objetivos financeiros ajudam as finanças pessoas a se tornarem mais interessantes. Se você consegue manter seu orçamento em dia, você começa a acumular valores, que você pode usar para algo divertido ou para realizar algum sonho que você tenha.

Advertisement

Fazendo isto com seu orçamento, você se torna ainda mais engajado e motivado a respeitá-lo e a melhorar a sua vida no geral.

5- Deva ao banco!

Você deve estar pensando agora que eu fiquei louco. Fique calmo, pois, já te explicarei sobre o que se trata.

Se você tem dificuldades para poupar imagine da seguinte forma, pense na sua conta poupança como uma dívida que você assumiu com o banco e mensalmente uma porcentagem do seu salário deverá ser depositada para a quitação dessa divida.

Quando você consegue cortar gastos o suficiente para ter uma poupança, é importante fazê-la. Dessa forma, além de conseguir manter os objetivos financeiros em dia você ainda conseguirá manter uma reserva para momentos de emergência ou juntar uma grana para finalmente tirar aquele projeto do papel.

6- Comece a investir para melhorar as finanças pessoais

Começar a investir precisa ser um dos seus objetivos, pois dessa forma você criará uma situação de Começar a investir precisa ser um dos seus objetivos, pois, dessa forma você criará uma situação de conforto financeiro maior.

Com ganhos mensais (constantes) advindos de investimentos, você terá a chance de desenvolver algo muito mais interessante para a sua vida financeira e uma aposentadoria muito mais tranquila, quando o momento chegar.

7- Reduza seu endividamento.

Gaste apenas com o necessário, não seja impulsivo ao comprar, lembre sempre de se perguntar: “Eu realmente preciso disso agora?”

Controlando seus impulsos você evitará uma “Bola de neve financeira”. Seus ganhos sempre deverão ser maiores que seus gastos para ter boas finanças pessoais.

“Muitas pessoas gastam dinheiro que não tem, para comprar coisas que não precisam, para impressionar pessoas que não gostam” — Will Smith

8- Empréstimos

Muitas pessoas buscam essa opção por diversas razões. A principal delas por ser uma forma rápida para a solução dos problemas, mas o fato do empréstimo pagar suas dívidas não te torna livre da mesma, pois, no final das contas você ainda terá que paga-lo.

Se você tem dividas e pensa em solicitar um empréstimo peço que leia com atenção nesse momento. Existem formas de conseguir esse dinheiro sem ficar como devedor no final. Sabe aquele automóvel na garagem ou aquela casa de férias? Então, Vender esses patrimônios podem ser a solução.

Mas se ainda assim prefere o empréstimo este é o meu conselho: antes de pegar compare os serviços disponíveis, veja qual deles servirá melhor a curto e longo prazo. Cada tipo de produto possui suas particularidades.

Fique atento antes de pegar dinheiro de formas que podem te prejudicar no futuro.

9- Tenha planos (a dica mais importante para melhorar suas finanças pessoais)

Todas essas dicas, na verdade, vão depender especialmente dessa. Um planejamento não é nada se não houver a disciplina e a determinação para se manter dentro dele. Mesmo com as dificuldades e as incertezas da vida, a sua capacidade de se manter dentro do planejado é o ponto fundamental para que as suas finanças pessoais não sofram.

Com essas dicas você vai mudar suas finanças e consequentemente sua vida em geral. Quer um ano diferente para suas finanças? Acompanhe o nosso blog e fique atento as melhores dicas para organizar sua vida financeira!

Ver Comentários (3)

Posts Relacionados