Independência financeira – Veja aqui como conseguir a sua definitivamente?

Advertisement

Um dos maiores desafios de quando se pensa em finanças é a independência financeira. Ter essa tranquilidade no orçamento, sem viver endividado é o sonho da maioria dos brasileiros. No entanto, muitos ainda possuem dificuldades na hora de conseguir isso, principalmente porque não tem educação financeira. Mas se esse é o seu sonho, não precisa desistir, a seguir vamos te dar as principais dicas para alcançá-lo!

Advertisement

Sem mais delongas, você vai descobrir a partir de agora quais são os detalhes e diferenciais que você precisa saber para conseguir a sua independência financeira de forma simples, eficiente e sem nenhum tipo de mágica. Apenas com o seu salário e suas possibilidades atuais.

→ QUERO INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA!

Advertisement

O que é independência financeira e porque ela é importante?

Independência financeira é exatamente a capacidade de ser financeiramente independente de qualquer pessoa.

A maioria das pessoas acredita que ser independente financeiramente tem relação com ganhar muito dinheiro, mas na realidade é muito mais sobre adaptar seu estilo de vida e suas despesas ao seu orçamento. Além de sempre buscar gastar menos do que ganha, para que o tão desejado patrimônio seja construído.

Dessa forma, o importante para ter real independência é conseguir encontrar o momento em que você consegue manter uma vida confortável sem precisar viver sempre endividado.

Advertisement

→QUERO INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA!

Existem salários que não permitem isso, mas o ponto central é sempre ter em mente que é indispensável ter uma boa forma de trabalhar a sua economia.

Ao aprender a economizar, a cortar gastos e a investir as sobras de salário de forma realmente eficiente, além de conseguir trabalho paralelo, você aumenta as suas chances de conseguir melhorar de vida.

Advertisement

Quais são os passos centrais para alcançá-la?

A independência financeira depende de algumas questões simples, que vamos detalhar para que você tenha esse artigo como uma lista de conquistas:

  • Renda estável: Uma renda estável é uma parte importante da independência financeira. Mesmo que existam flutuações, ter a renda mais estável ajuda você ser mais independente. Se você for empresário, use o processo de pró-labore e evite pegar mais dinheiro da empresa, além disso.
  • Manter seus gastos sob controle: Manter os gastos sob controle é indispensável, já que a grande maioria das pessoas sempre tendem a gastar todo o dinheiro que recebe, e até mais. Deixar algo entre 10% e 15% do salário para investimentos é uma excelente forma de ter mais tranquilidade no médio e longo prazo.

→QUERO INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA!

  • Entender a função do dinheiro e a importância do investimento: A partir do momento que você sempre se dedicar a guardar parte do seu salário para investimentos e entender na realidade qual a função do dinheiro e como administrá-lo adequadamente na sua vida, você terá um controle muito maior sobre a sua vida. E com isso evitará tentações e armadilhas da publicidade e similares.
  • Invista em entretenimento recorrente, como jogos e outros produtos que te dão horas contínuas de lazer e aproveite todas as oportunidades possíveis de se divertir gastando pouco. Além de ser muito mais feliz você terá muito menos problemas com dinheiro.

Independência financeira tem idade?

Isso é outra falha muito comum em diversas pessoas, de acreditar que  tem idade para conseguir alcançar esse objetivo.

Muitas pessoas a conseguem na casa dos 20 anos, outras precisam dos 35 para realmente “se assentarem” dentro dessa situação. Outros ainda nunca a conseguem, mas a realidade é que nunca é tarde demais para começar.

Não perca essa chance! Foque em desenvolver sua independência financeira e aumente as suas chances de melhorar a sua vida!

→QUERO INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA!

Vale a pena focar em ter minha independência financeira?

É claro que para ter a independência financeira você precisa fazer alguns sacrifícios. Isso porque se você ficar sempre em busca de não depender de ninguém para se sustentar, você precisa ter um bom dinheiro guardado. E a principal dica que podemos te dar é para que você viva um nível abaixo do que você pode hoje. Quando você vive um nível abaixo do que pode, consegue economizar um bom dinheiro para fazer sua reserva financeira.

E embora seja difícil, podemos afirmar que isso vale a pena sim. Os resultados que você vai conseguir a longo prazo são excelentes, assim quando menos esperar você vai ter dinheiro para se sustentar sem precisar mais trabalhar.

Ter a independência financeira é como fazer uma previdência privada, porque você vai juntar dinheiro para depois poder sair do trabalho e viver apenas gastando o que possui. E é por isso que quanto mais você guardar, melhor vai ser a vida que te aguarda no futuro.

Comece a organizar suas finanças ainda hoje e a diminuir seus gastos, assim em pouco tempo você vai conseguir a independência que tanto deseja.

E se ainda ficou alguma dúvida é só deixar um comentário, porque assim que for possível nós vamos te responder!

Posts Relacionados