Pagamento Pix: Veja a nova solução de pagamentos com aprovação na hora!

A tecnologia está ficando cada vez mais avançada e por isso as fintechs e até mesmo bancos tradicionais já estão em busca de aderir a ela para agradar aos seus clientes. E atualmente uma tecnologia que tem ganhado o gosto dos brasileiros é o pagamento Pix, que consiste em uma nova forma de pagamento instantâneo.

Anúncio

Ainda não conhece o Pix e não sabe como ele pode facilitar sua vida? Clique aqui e veja tudo o que você precisa saber sobre ele, antes de começar a usar essa nova tecnologia.

O que é o pagamento Pix?

O Pix consiste em um novo sistema de pagamentos desenvolvido pelo Banco Central que permite transferências e pagamentos instantâneos. E o melhor é que depois de começar a funcionar ele vai permitir transações 24 horas por dia, assim você vai ter muito mais praticidade ao fazer seus pagamentos.

Esse meio de pagamentos vai funcionar inclusive nos finais de semana, o que é um grande avanço. Isso porque atualmente as transferências em feriados e fins de semana são limitadas e só estão disponíveis para cair no mesmo dia se forem feitas para o mesmo banco.

No entanto, você não deve pensar nesse novo meio de pagamento apenas como uma modalidade de pagamento. Ele é muito mais que isso e pode mudar sua vida financeira e transformar toda a dinâmica do mercado financeiro brasileiro.

É necessário essa mudança ocasionada pelo pagamento Pix?

Sim, a mudança que o pagamento Pix vai trazer ao sistema brasileiro financeiro é necessária. Por mais que atualmente o sistema bancário do Brasil seja um dos melhores e mais avançados do mundo, ele ainda possui limitações que precisam acabar. Isso porque seus métodos de pagamentos e transferências ainda são muito robustos.

Atualmente nós já temos ótimas tecnologias, dando destaque para o envio de transferências em apenas alguns segundos através do celular. E é por isso mesmo que não faz sentido ficarmos dias esperando uma transação ser concluída. Os processos precisam ser modificados para facilitar ainda mais a vida dos seus clientes.

A função do Pix é fazer com que todo pagamento seja compensado na hora. Assim você não vai mais pagar um boleto e ter que esperar dias para que ele seja compensado. Vai ter a opção de aprovação do pagamento na hora.

O melhor é que a proposta está sendo desenvolvida para que o pagamento seja aprovado até mesmo mais rápido do que se fosse feito com o cartão de crédito.

Detalhes do Pagamento Pix

Ficou interessado nesse novo pagamento? A seguir eu vou te contar em detalhes como ele vai funcionar para você ter certeza que é mesmo a melhor opção de pagamento da atualidade.

O sistema vai ser formado por seis características principais que são:

Disponibilidade

Com o Pix você vai ter muito mais disponibilidade para fazer seus pagamentos. Isso porque ele vai ser um sistema de pagamento disponível 7 dias por semana, 24 horas por dia.

É isso mesmo, os pagamentos e transferências feitos em finais de semana ou feriados também vão ser compensados na hora. Você nunca mais vai precisar ficar esperando 2 ou 3 dias úteis para que suas transações sejam aprovadas.

Velocidade de pagamento

A velocidade de pagamento também vai sofrer alterações. Isso porque eles vão ser muito mais rápidos. O envio vai ser feito em segundos. Em apenas cerca de 10 segundos o destinatário vai conseguir ter o valor disponível em sua conta.

Conveniência

O sistema de pagamento Pix também visa uma experiência intuitiva para seus clientes. Assim eles vão sempre usar a plataforma por sua conveniência.

Alta segurança

As transações também vão estar com alta segurança, porque todas vão ser baseadas na RSFN, Rede do Sistema Financeiro Nacional. As tecnologias envolvidas nos pagamentos vão ter proteções atuais, o que garante muito mais segurança aos clientes.

Ampla rede de aceitação

Além de todas as vantagens citadas acima não podemos deixar de falar que o sistema vai ter um ambiente aberto, ou seja, está disponível para bancos, fintechs, financeiras e afins.

Todos que desejarem vão poder aderir a nova tecnologia.

Multiplicidade

E o último detalhe da plataforma que não podemos deixar de falar é da sua multiplicidade de uso. Isso porque vai ser possível fazer transferências de qualquer valor entre empresas e pessoas, além de pagamentos em estabelecimentos físicos e também virtuais.

Os recolhimentos do Governo Federal em forma de impostos também vão poder ser pagos com o pagamento Pix, o que vai facilitar muito a vida dos brasileiros.

Adesão a nova forma de pagamento Pix

Agora que você já conhece tudo sobre essa nova forma de pagamento é hora do principal, que é saber quais bancos vão aderir a ela para saber se você vai ter a sorte de conseguir esse novo pagamento.

E a resposta é positiva. Isso porque segundo um relatório do Banco Central, atualmente a forma de pagamento que só vai ser lançada em novembro já possui mais de 100 empresas interessadas em aderi-las.

Entre as empresas temos grandes bancos e instituições bancárias médias e pequenas também. Algumas das principais são:

  • Itaú
  • Bradesco
  • Santander
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • Nubank
  • PicPay
  • Mercado Pago
  • PayPal
  • Recarga Pay
  • PagueVeloz

No entanto, é importante dizer que de acordo com o Diário Oficial da União vão existir algumas regras bem rígidas para quem for aderir a nova forma de pagamento. Além disso, vão existir duas formas de participação, uma é a direta e a outra indireta. Veja abaixo.

Direta

A forma direta é quando a empresa faz transações diretamente do SPI, Sistema de Pagamento Instantâneo. Ele é o motor do Pix. Algumas das instituições que vão ser obrigadas a aderir a esse tipo de pagamento são os bancos múltiplos e de varejo.

A exemplo de participantes diretos temos o Nubank e PicPay.

Indireto

Já as demais instituições que desejarem usar o pagamento Pix, mas de forma indireta, vão precisar de um intermediário direto para conseguir fazer suas transações.

Como intermediário indireto temos o Recarga Pay, por exemplo.

E se você ainda tem alguma dúvida sobre a nova forma de pagamento Pix é só deixar um comentário que vamos te responder assim que for possível!