O que é divida negativada? Tire todas as suas dúvidas AQUI!

0
1346

Ter uma divida negativada é o modo formal para o famoso nome sujo na praça, isso significa que você tem cadastro ativo em um dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC, a Serasa e o CCF.

O que é divida negativada e como ocorre?

Segundo pesquisas do G1 estimasse que 62 milhões de brasileiros encerraram o ano de 2018 com o nome sujo, o que é um Record! Diz o Serasa.

Isso ocorre na nossa atualidade por diversos motivos, alguns culpam a crise, mas na verdade, a maioria dos brasileiros são compulsivos e não recebem educação financeira sobre isso. E por isso, o número de pessoas com dívida negativada é alto.

A falta da educação financeira resulta em compras de coisas desnecessárias e dividas catastróficas. O vilão não é o cartão de crédito, mas você que não sabe controlar seus gastos e por isso fica com dívida negativada.

Por quanto tempo meu nome pode ter uma divida negativada? 

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo máximo para cobrança de dívida negativada na justiça ou inserção do nome do devedor em cadastro de órgãos de restrição ao crédito, como SPC, Serasa e SCPC, é de 5 anos, a contar da data em que a dívida venceu e deveria ter sido paga.

Se fica dívida foi negativada ou incluída novamente em órgãos de restrição ao crédito (SPC, Serasa etc.) após os 5 anos, o consumidor deve procurar um advogado de sua confiança, ir até um juizado de pequenas causas ou a defensoria pública e entrar com processo na justiça exigindo a imediata exclusão dos cadastros e pedindo indenização por danos morais resultantes do cadastro indevido.

Como uma divida negativada pode atrapalhar sua vida?

A divida negativada pode limitar o seu pedido de empréstimo ou cartão de crédito, já que os bancos e instituições financeiras costumam fazer a análise de crédito antes de confirmar a sua compra pelo serviço. Algumas instituições podem facilitar o crédito, mas é necessário ter cuidado para não criar mais uma dívida.

Resumindo, se você precisar de algum serviço financeiro que necessite a consulta de crédito, provavelmente você não conseguirá. Pois o nome sujo dá a entender as empresas que você não é um bom pagador.

Como reverter essa situação e limpar meu nome?

Uma das formas de reverter a dívida negativada pode ser através de renegociações com as empresas. As feiras promovidas pelo Serasa ou PROCON podem ser uma boa alternativa para reverter à situação.

Com CPF em mãos, você pode ir até o local e tentar um acordo com as instituições. É muito provável que o novo valor a ser pago caia pela metade e, com algumas parcelas, o seu nome fique limpo na praça.

Após negociar suas dividas fique muito atento aos prazos, pois para que o acordo funcione bem e se mantenha de pé, se faz necessário que você cumpra sua parte ou seja, pague as parcelas na data combinada e sem sem atrasos para que a dívida negativada saia do seu nome.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui