6 Passos de como controlar gastos com o cartão de crédito!

Uma das maiores questões sobre controlar cartão de credito é exatamente preocupação que temos de ele se tornar uma dívida que se torna impossível de pagar. E por consequência, levarem seu nome aos serviços de proteção ao crédito.

Anúncio

Siga nossas dicas para evitar esse tipo de problemas e controlar seus gastos com o cartão de crédito, evitando também todas as dificuldades que ocorrem depois disso. Continue lendo e confira as dicas a seguir!

Dica 1: Não ter mais de dois cartões de crédito!

Essa dica, na verdade, vai depender de o quanto você pode gastar com cartões de crédito mensalmente.

Se você realmente precisa de dois cartões (um que tem vantagens para abastecimento e outro para o supermercado, por exemplo) é importante controlar os cartões de crédito para atuarem juntos. Pense as duas faturas como uma grande fatura única.

Fazendo algo assim, você evita uma série de problemas sérios que podem ocorrer e ainda evita que você perca as vantagens dos cartões de crédito.

Dica 2: Mantenha-se disciplinado, ou faça um parcelamento grande para controlar cartão de crédito

Existem duas formas coerentes de controlar cartão de crédito: a primeira é fazer um uso coerente e controlado, evitando excessos e desperdícios.

O segundo, imenso eficiente, mas você pelo menos evita todos os problemas relacionados, que é fazer uma compra grande e parcelá-la. Faça parcelas que mantenham algum limite livre para os gastos mensais, mas congele o resto do seu limite.

Dessa forma você evita muitos dos problemas com os juros rotativo e outras taxas, embora tenha de lidar com as taxas de juros do parcelamento.

Dica 3: Pagamento de fátua integral é essencial!

O pagamento da fatura do cartão de crédito é simplesmente indispensável. Se você não quer ter problemas com o seu cartão de crédito, os juros no rotativo é a primeira coisa que você quer evitar. Por isso mesmo o pagamento da fatura em dia ou até adiantado é uma excelente forma de lidar com isso, permitindo que você tenha sempre seu cartão livre de problemas.

Dica 4: Coloque o vencimento dos cartões logo depois do seu recebimento de salário!

Se você recebe salário fixo, coloque o vencimento do seu cartão para ou dois dias depois do seu salário, para que você possa fazer pagamento assim que seu salário cair. Isso ajuda a evitar que você tenha problemas com juros e outras questões, como já ter gasto o dinheiro.

Dica 5: Cuidado com o cheque especial e com a anuidade para controlar cartão de crédito

O que tem o cheque especial com o cartão de crédito? A realidade do brasileiro é que o “combo” cartão de crédito+cheque especial é que geralmente faz com que a pessoa tenha dificuldades de pagamentos.

Isso porque essas duas linhas de crédito são oferecidas de forma muito tranquila, e a pessoa às vezes se esquecem de que elas têm uma quantidade de taxas absurdas.

Isso com certeza vai te levar a uma quantidade considerável de dívidas, que você só vai conseguir pagar se fizer um parcelamento. Assim você congela seu limite e pode perder o cartão inclusive.

Dica 6: Se acontecer um atraso, faça um acordo assim que possível!

As novas regras do cartão de crédito impedem que você tenha a sua dívida mantida dos juros rotativ mais de um mês. Portanto, se você tem uma fatura que já tem parte ou a totalidade de uma fatura anterior, tudo o que você pode fazer é um acordo para controlar cartão de crédito.  Faça esse acordo mais rápido possível para evitar a perda do cartão.

Não perca! Teremos mais dicas de como evitar dívidas, de como sair delas e de como ficar sempre no azul, aprendendo a investir e conseguindo lidar com emergências financeiras!

Devo mesmo usar o cartão de crédito?

Muitas pessoas ficam em dúvida se realmente vale a pena usar o cartão de crédito. Isso acontece principalmente porque quem não tem disciplina com ele pode ter sérios problemas financeiros no futuro.

Mas a resposta é sim, você deve usar o cartão de crédito, mas com cuidado para não gastar mais do que ganha. Isso acontece porque quem paga apenas à vista não fica conhecido pelos órgãos de proteção ao crédito como um bom pagador, porque não tem cadastro positivo. Mas quem tem um cartão de crédito e paga suas faturas sempre em dia fica conhecido e pode aumentar muito o seu poder de compra, porque aumenta a pontuação do seu score.

O segredo é saber usar o cartão, e não deixar de usá-lo. Se você seguir todas as dicas que falei nesse artigo de como controlar cartão de crédito, você não vai ter nenhum problema com ele e vai ser considerado um bom cliente, o que vai te ajudar na hora de solicitar empréstimos e financiamentos, por exemplo.

Se você ainda tem alguma dúvida sobre como controlar cartão de crédito é só deixar um comentário que a seguir vamos responder você!

Deixe um comentário