Como planejar para comprar a casa própria

Advertisement

Muitas pessoas sonham em ter a casa própria. No entanto, para conseguir realizar esse sonho é preciso muita economia e planejamento. Isso porque um financiamento imobiliário pode durar longos anos. Se você está em busca de como planejar para comprar a casa própria, você está no artigo certo. 

Advertisement

A seguir você vai ver como algumas mudanças simples podem te deixar mais próximo do seu sonho e te ajudam a ter condições de comprar sua casa com uma boa entrada ou até mesmo à vista. Continue conosco e confira 5 dicas maravilhosas que vão te ajudar a seguir!

Faça um planejamento para comprar casa própria

O primeiro passo para quem deseja comprar sua casa própria é fazer um planejamento. Isso porque é através dele que o seu sonho vai começar a se tornar possível. Como a compra de uma casa é um investimento alto, você deve fazer um planejamento muito detalhado para não ter nenhum problema. 

Advertisement

Nesse planejamento deve constar quanto você ganha, quais são seus gastos mensais e quanto você consegue economizar ao longo do mês. Nele também você deve colocar em quanto tempo você quer comprar a casa para saber se o que está guardando é ou não suficiente. 

Aprenda a economizar

Para que você consiga comprar casa própria é fundamental que você aprenda a economizar, pois se você não fizer grandes sacrifícios, não vai conseguir o resultado que deseja. Economizar não é apenas cortar gastos desnecessários, é cortar também alguns gastos que você considera essencial, mas que não são. 

Você deve cancelar assinaturas que não usa com frequência, evitar ir a bares e restaurantes, comprar produtos de marcas mais baratas e até mesmo começar a economizar nas contas de água e luz da sua casa. 

Advertisement

Embora cortar os gastos desnecessários ajude, são essas mudanças mais difíceis que vão te ajudar a ter resultados melhores.

Saiba onde guardar seu dinheiro

Também é muito importante que você aprenda a guardar o seu dinheiro da forma correta. Muitas pessoas pensam que deixar o dinheiro na poupança é a melhor opção, mas esse é um erro, pois o rendimento da poupança é muito baixo, se comparado a outros tipos de investimentos. 

Existem muitos investimentos que são tão seguros quanto a poupança, mas que possuem uma rentabilidade maior. Uma boa opção é você aplicar o seu dinheiro em CDB ou no Tesouro Direto, assim ele estará seguro e rendendo mais. 

Advertisement

Cancele aquele monte de cartões de crédito 

Se você deseja saber como planejar para comprar a casa própria saiba que uma dica de ouro é cancelar aquele bolo de cartões de credito. Use apenas um cartão para pagar suas despesas principais, e em último caso, para emergências financeiras.

Ao realizar compras com cartão de crédito você não vê o seu dinheiro saindo da compra e isso pode fazer com que você caia na tentação de gastar mais e acabar sendo surpreendido na hora de pagar a fatura. 

Dê preferência por fazer compras com dinheiro vivo, assim você vai ver o dinheiro saindo e vai conseguir economizar mais. 

Pague suas contas 

Antes de comprar sua casa própria é fundamental que você pague todas as suas contas atrasadas e prestações, pois assim você irá deixar seu salário livre para assumir uma nova dívida.

Como a compra de uma casa financiada pode comprometer cerca de 30% do seu salário, se você tiver outras dívidas vai acabar tendo dificuldades para pagar tudo e poderá ficar inadimplente ou ter que pagar alta taxa de juros. 

Vale a pena comprar casa própria financiada?

Uma dúvida comum entre as pessoas que estão em busca de como planejar para comprar a casa própria é se vale a pena fazer um financiamento. Se essa também é sua dúvida, saiba que a melhor opção é você fazer a compra do imóvel à vista, pois com dinheiro na mão é mais fácil negociar e você pode conseguir ótimos descontos.

No entanto, se você quer sair do aluguel rapidamente, vale a pena comprar a casa própria financiada, desde que você sigas as dicas de planejamento acima para que você não tenha dificuldades de realizar o pagamento das prestações. 

O ideal para quem vai realizar um financiamento imobiliário é ter uma boa quantia para dar de entrada e fazer prestações que não comprometem muito seu orçamento. 

É claro que comprar o imóvel à vista é maravilhoso, no entanto, nem sempre é possível conseguir isso. Por isso o ideal é que você analise o valor que paga de aluguel com o valor que vai pagar do financiamento. Se você conseguir pagar uma parcela semelhante ao valor do aluguel você sai em vantagem.

Isso porque mesmo com uma taxa de juros, ao pagar o financiamento você vai estar pagando por uma coisa sua, já o aluguel não, você está pagando por algo que nunca vai ser seu.

Mas é claro que antes de fazer o financiamento você deve analisar as taxas de juros para encontrar a mais atraente para você.

E se ainda ficou alguma dúvida sobre comprar casa própria é só deixar um comentário.

Posts Relacionados