Ser dono do seu próprio negócio é com certeza o sonho de muitas pessoas, já que trabalhar “para os outros” geralmente se torna uma experiência desagradável, na maioria dos casos. Obviamente nem tudo são flores,mas muitos preferem estarem por conta e ver o que acontece do que depender dos outros.
Anúncios
Se você é uma dessas pessoas e quer saber mais sobre como é a questão do investimento de tempo e dinheiro em começar seu próprio negócio, vamos falar mais para você sobre isso e dar outros detalhes importantíssimos sobre a questão.
Vamos dar também um panorama sobre os valores, prós e contras de se ter um negócio, já que muitas pessoas têm uma ideia equivocada do que são os valores envolvidos e como a administração de um negócio efetivamente funciona. Além de quais são as responsabilidades do dono da empresa.
Sem mais delongas vamos aos prós e contras de se ter seu próprio negócio!
Ter seu negócio, financeiramente falando, é interessante?
Ter seu negócio é, antes de tudo, um investimento, de dinheiro e de tempo. É importante entender que em matéria de desenvolvimento, esse é um investimento a médio prazo, e algumas vezes à longo prazo.

QUER SABER COMO SOLICITAR UM CARTÃO DE CREDITO MESMO NEGATIVADO?
*você continuará neste site 🔒✅
Até o seu negócio realmente se solidificar e permitir uma vida mais tranquila para você,ele vai exigir muito.
Não é por acaso que autônomos e pequenos empresários são pessoas estressadas. Eles têm de pensar em uma infinidade de questões e ainda precisam desempenhar as funções que desempenhavam como empregados.
Não é uma vida tranquila, isso é indispensável de dizer, mas ter seu próprio negócio vai trazer uma série de retornos interessantes, financeiros, de conhecimento, de satisfação profissional e pessoal.
Ao contrário do que as pessoas acreditam o capital de giro e o caixa da empresa não devem ser usados para as suas despesas pessoas. Para isso existe algo chamado pró-labore, o “salário do empresário”,que é o valor mensal que ele retira da empresa para manter suas despesas pessoais.
Apesar de você “dar seu próprio salário, é importante ser coerente com a realidade da empresa, e isso significa muitas vezes, viver algum tempo com menos do que você receberia sendo empregado de alguém. A vantagem é que você está construindo algo que pode estar trabalhando para você em alguns anos.
Ter o próprio negócio é tão complicado quanto parece?
Na verdade não é tão complicado quanto muitos fazem parecer. Mas também não é tão simples quanto alguns fazem parecer. Ainda mais em muitos desses materiais, em que a pessoa deixa de comentar que não tinha de se preocupar com as contas pessoais.
É simplesmente indispensável ter em mente que, a não ser que estejamos falando de uma startup de alto impacto, o primeiro ano de uma empresa costuma ser extremamente difícil para o empreendedor. Inclusive é sabido que mais da metade das empresas abertas acabam fechando no primeiro ano de atividade.
Exatamente para que você evite esse tipo de situação, vamos dar as principais dicas para que você possa desenvolver seu próprio negócio.
NÃO MEXA NO CAIXA DA EMPRESA
Não tenha em mente que esse dinheiro é seu, porque não é. É da empresa. Esse conhecimento pode parecer o mais óbvio, mas é o mais facilmente esquecido pela grande maioria dos empresários.
Sempre mantenha o foco
Mas saiba olhar “para fora” também, ás vezes está tão focado no trabalho da nossa empresa que não percebemos o que realmente está acontecendo de errado. Com um pouco de visão à distância, você resolve esse tipo de dificuldade.
Se não souber, aprenda ou contrate alguém
Pode parecer complicado ficar contratando pessoas, mas hoje em dia, com a facilidade dos contratos individuais, é possível ter uma miríade de profissionais à disposição por valores mais interessante do que uma contratação em CLT.
Parcerias e Networking são indispensáveis no próprio negócio
Conheça seus fornecedores, e tenha parceiros em posições estratégicas. Amizade dentro desse tipo de situação pode te tirar de muitas enrascadas.
Conte com os diversos serviços para o empreendedor
SENAI e outras iniciativas desse tipo são importantes para evitar erros e problemas. Fazer cursos e capacitações do Sebrae pode te ajudar a conseguir sucesso em seu negócio.
Devo abrir o próprio negócio mesmo com medo?
Medo sempre vai existir quando se trata de algo novo e sem garantias que vai dar certo. Mas o segredo é deixar o medo de lado e arriscar. Você possui 50% de chance de ter sucesso e 50% de chance de fracassar, então porque não arriscar?
Ao seguir as dicas que preparei nesse artigo, suas chances de sucesso vão ser ainda maiores. Isso porque você vai conseguir começar seu negócio já sabendo alguns segredos que os empresários de sucesso usam em seus negócios.
Não tenha medo, comece o negócio que você tanto sonha hoje e você vai ter ótimos resultados no futuro. E se na pior das hipóteses der errado, pelo menos você tentou para saber.
Dúvidas sobre ter o próprio negócio? Deixe um comentário!