Desconto na conta de Luz: veja como ter tarifa social!

  • Post author:
  • Post last modified:25/10/2022
  • Reading time:4 minuto(s) de leitura
  • Post category:BENEFICIOS

É importante saber que o desconto na conta de luz é uma isenção parcial ou total do valor a ser pago. Isso significa que, ao invés de cobrar o valor total da fatura, a companhia de energia elétrica pode optar por cobrar um valor menor.

Existem diversas maneiras de se conseguir um desconto na conta de luz, seja negociando direto com a companhia elétrica ou para as famílias em vulnerabilidade financeira podem ter o desconto na conta de luz por meio do programa do Governo Federal. 

Você tem direito a esse desconto? Quer saber mais? Continue lendo!

Desconto na conta de luz Governo Federal

O Governo Federal está sempre procurando maneiras de ajudar a economia brasileira e uma das formas que encontrou para isso foi o desconto na conta de luz. Esse desconto é válido para todos os consumidores residenciais e comerciais que possuem um contrato de energia elétrica com uma distribuidora credenciada pelo governo.

O objetivo do desconto é aliviar o impacto da alta tarifa de energia elétrica nas contas dos consumidores. No entanto, esse benefício não é automático e o consumidor precisa solicitar o desconto junto à sua distribuidora de energia.

Para se ter direito ao desconto, o consumidor precisa atender a alguns critérios, como: estar em dia com as contas de energia, não ter inadimplência nos últimos 12 meses e ter um consumo mensal de energia elétrica entre 50 kWh e 500 kWh.

Os beneficiados com o desconto recebem um crédito mensal na conta de luz, que pode chegar até 100% do valor da tarifa básica. Esse crédito é válido por um ano e pode ser renovado pelo mesmo período.

Para solicitar o desconto na sua conta de luz, basta se cadastrar no CadÚnico para que seja avaliado se você está dentro dos requisitos. É importante ressaltar que o pedido deve ser feito dentro do prazo estabelecido pelo governo, que costuma ser de 60 dias após a data da cobrança da taxa básica.

Desconto na conta de luz direto com a companhia elétrica

Uma outra forma de se conseguir um desconto na conta de luz é negociando diretamente com a companhia. Muitas companhias são flexíveis e estão dispostas a negociar um valor menor para a fatura, especialmente se o cliente estiver em dia com o pagamento.

Para negociar diretamente com a companhia, o ideal é ligar para o atendimento e conversar com um atendente. É importante deixar claro que se está insatisfeito com o valor da fatura e que gostaria de negociar um valor menor.

Também é possível usar o desconto na conta de luz para saldar dívidas com a companhia. Se o cliente estiver em atraso com o pagamento da fatura, a companhia geralmente estará disposta a negociar um valor menor para saldar a dívida.

Para isso, basta ligar para a companhia e conversar com um atendente. Explique a situação e pergunte se é possível negociar um valor menor para a fatura. Muitas vezes, a companhia estará disposta a negociar um valor menor para evitar o corte da energia.

Existem diversas maneiras de se conseguir um desconto e, como o valor da fatura geralmente é alto, qualquer economia é bem-vinda.