Débito Automático – Solução ou Armadilha? Descubra nesse artigo!

Advertisement

Essa é uma das perguntas extremamente importantes da nossa vida moderna: praticidade ou controle? Débito automático ou controlaras contas individualmente?

Advertisement

A resposta não é única e depende de uma série de questões, que incluem pagamentos, imprevistos ou quanto você está disposta a se tornar uma pessoa disciplinada sobre um aspecto ou outro.

Para que você tenha total tranquilidade de entender o que você precisa fazer e o que precisa desenvolver. Vamos falar mais sobre os prós e contras do débito automático e te mostrar quais são as maiores vantagens e desvantagens do débito automático.

Advertisement

Quais as vantagens e desvantagens do Débito Automático?

O débito automático é uma excelente possibilidade para quem deseja desenvolver uma vida mais tranquila e sem sobressaltos. Como você tem sempre a chance de observar o quanto as contas vieram, é interessante simplesmente programar suas contas para serem pagas dentro do vencimento.

Com essa possibilidade extremamente interessante você deixa de ter problemas e dificuldades e começa a poder aproveitar seu tempo com atividades mais interessantes. Além disso,evita de pagar juros e taxas por tolices como “esquecer de pagar a conta”.

É por isso mesmo que é importante também conhecer seu fluxo de entrada de dinheiro, para evitar que esse tipo de coisa se torne um problema. Se você tem uma renda estável e costuma ter uma sobra considerável quando paga suas contas, você não tem motivos para deixar de usar esse serviço.

Advertisement

Lembrando que algumas empresas costumam oferecer descontos quando você coloca suas contas em débito automático.

Quais são os contras?

Como em qualquer sistema automático, vão existir erros e falhas, e esse tipo de situação precisam estar extremamente claros para você, pois isso significa apenas uma coisa, vigilância e fiscalização.

Se você ficar “acomodado” e simplesmente deixar que o sistema de débito automático cubra as contas, podem existir cobranças equivocadas e duplicidades.

Advertisement

Com isso em mente, é importante sempre estar de olho quanto está sendo cobrado pelos serviços que você está pagando. Se você notar alguma irregularidade, entrar em contato com a operadora do serviço em questão é fundamental.

Outro ponto complicado é no caso de você ter mais contas a pagar do que dinheiro. Isso pode fazer com que você entre involuntariamente no cheque especial. Por isso mesmo é importante tomar cuidado com esse tipo de situação.

O Débito Automático é para você?

Uma questão simples para definir se o débito automático é realmente para você ou não é: o que você precisar economizar mais, tempo ou dinheiro?

Se você é uma pessoa com um orçamento mais restrito e tem dificuldades de manter-se pagando suas contas mensalmente, sendo que às vezes você precisa elencar prioridades e outras questões relacionadas, com certeza o débito automático não é a opção mais adequada para você, por motivos óbvios.

Nesse caso, se a sua maior preocupação é não conseguir lidar com todos os seus compromissos e tiver a necessidade de se manter em dia, um débito automático e meia hora conferindo os pagamentos e as faturas é mais barato que pagar juros ou contratar um auxiliar.

Existe também a questão do controle. Algumas pessoas preferem um controle maior sobre seus gastos e despesas. Por isso preferem fazer a programação manual dos pagamentos das suas contas. Nesse caso o uso do internet banking faz com que todas as questões fiquem muito mais tranquilas.

Agora que você já tem essas informações e consegue entender melhor quais são as circunstâncias de cada escolha que você for fazer, fica com certeza muito mais fácil saber se você vai colocar as suas contas para débito automático. Ou ainda se você vai tomar uma situação meio termo, colocando apenas as contas mais indispensáveis em débito automático.

Vale a pena colocar as contas em débito automático?

Por fim é possível dizer que vale muito a pena colocar as contas em débito automático, e se você ainda não tem esse costume, deve mudar seus hábitos. Isso porque deixar para pagar as contas de forma manual muitas vezes pode ser um problema, porque você pode esquecer um dia ou dois e pagar juros por elas, com o dinheiro em conta.

Além disso, com tantas preocupações que temos no dia a dia, poder ficar livre de uma pode nos ajudar bastante. Assim podemos usar o tempo que gastamos para pagar as contas com outra coisa.

E colocar a fatura do cartão em débito automático vai te ajudar ainda mais, assim você não corre riscos de cair nos juros rotativos, que são os juros mais caros do mercado.

Chega de perder tempo pagando suas contas manualmente. Acesse a sua conta bancária agora mesmo e cadastre suas contas para que elas sejam pagas no dia em que você recebe o seu salário.

Mas antes analise a situação da sua conta bancária, assim você não corre riscos de ter problemas na hora de pagar as contas.

Ainda tem dúvidas? É só deixar um comentário que vamos te responder assim que for possível!

Posts Relacionados